segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Resultado da Vigília Nacional do fenómeno OVNI em Portugal 2019

Uma vez mais foi realizada a Vigília Nacional em Portugal com início a 27 de Setembro Sexta - Feira findando na noite de Domingo 29, já com alguma ocorrência de neblina.

No decorrer da Vigília Nacional, foram inúmeros os participantes que de Norte a Sul se uniram a esta iniciativa de vigiar o céu em Portugal na perspectiva de observar, registar algo de anómalo no céu nessas respetivas três noites.

As condições climatéricas estiverem favoráveis para que este evento tivesse um resultado bastante positivo atraindo mais participantes e curiosos.
De referênciar que os locais foram escolhidos pelos participantes, consoante a sua disponibilidade durante todo o evento.

Os participantes, na sua maioria individualmente e uma pequena minoria em grupo, participaram ativamente nesta iniciativa.
Porém apenas contamos com dois registos visuais e um vídeo durante este evento.
Observações essas ocorridas na primeira noite sexta-feira 27.

Sr. Jorge Brito, na noite 27 pelas 21:39h reporta a observação de uma luz verde a alta velocidade no sentido "Lisboa" Monsanto Este para Oeste Alfragide, luz ascendente!
Contamos também com uma outra observação semelhante em Cascais mas sem informação detalhada do observado, embora a luz fosse observada em descendente, mesma coloração 'verde'.

Imagem diurna da trajetória da luz segundo observação do Sr. Jorge Brito
A imagem exemplifica a trajetória da luz verde mencionada pela testemunha, que pode estar relacionada com algum tipo de fenómeno natural, "meteorito" segundo o seu composto químico numa reentrada e coloração verde, representando uma composição de COBRE.
A mesma semelhança com a descrição em Cascais embora ângulos de observação diferente.
A foto pode representar um erro de interpretação no que parece estar em Ascendente, devido ao ângulo da observação quando na realidade pode estar em Ascendente.

Pelas 22:21h a Sra. Esmer Vilão, também em Lisboa regista em vídeo algo que saltou â vista no horizonte.
O objecto segundo a testemunha, seguia em direção a Sintra, tendo como referência as aeronaves que faziam pouso no aeroporto de Lisboa.
Durante a Vigília Nacional com a sua câmera Sony de fita, era possível observar e registar os aviões que se aproximavam do Aeroporto de Lisboa com as sua luzes intermitentes.
Porém um enorme luz se destacou no horizonte com um tamanho superior em relação às aeronaves.
Essa luz apresentava um movimento lento e foi registada por quatro minutos até desaparecer por detrás dos edifícios a longa distância.

De salientar que durante a Vigília Nacional, não houve "Lua" de forma a facilitar a observação dos participantes como também evitar alguns erros de interpretação.

Foi verificado através de diversos programas de astronomia que não houve nenhum astro natural naquela posição, hora que pudesse causar um erro de má interpretação como também a sua velocidade extremamente lenta.
Este vídeo até ao momento permanece sem uma explicação plausível.




Ernesto Lamas
No Porto 'Cantareira Pilotos', o elemento do UFO Portugal Network, Ernesto Lamas esteve bastante ativo nas três noites sem qualquer registo anómalo, mas levando algumas pessoas a se deslocarem ao local de forma a interagir com o evento, obter informações do evento e o fenómeno em Portugal.
Ernesto Lamas, tem sido um dos participantes mais ativos no país, tendo participado em todas as Vigílias organizadas pelo UFO Portugal Network.

Paulo Jorge Cosmelli
Paulo Cosmelli investigador e membro do UFO Portugal Network, estará a realizar gravação nos estúdios da TVI na Terça-feira dia 1 de Outubro, para ser apresentado na sexta-feira 4 no programa de Fátima Lopes, onde irá falar do tema OVNI e apresentar algumas explicações para os vídeos que têm surgido.

As observações podem estar relacionadas com fenómenos naturais ou terrestres, em algum momento apresentam algo 'extraterrestre', a Vigília Nacional teve como objetivo reunir o maior número de participantes entusiastas do fenómeno por todo o país.

'Se algo de extraordinário cruzar o céu' as possibilidades de obter um bom registo serão maiores devido ao número de participantes ativos por todo o país a vigiar o céu.

De salientar que ainda poderão chegar a qualquer momento mais relatos, imagens, por parte de participantes ou avistamentos singulares durante as datas mencionadas no evento.

Para mais informações: ufo_portugal@sapo.pt


6 comentários:

  1. Nada foi observado em Beja

    ResponderEliminar
  2. Saludos compañeros un fuerte abrazo desde Zamora España

    ResponderEliminar
  3. Em Loulé estivemos presentes, mas só vimos aviões e balões led's.

    ResponderEliminar
  4. Participei em Setubal na Serra da Arrabida com mais duas pessoas e vimos de facto uma luz verde, mas a velocidade era menor a uma estrela cadente desaparecendo repentinamente. Penso que devia ser 01hora e 30minutos da magrugada já 28. Estavam mais pessoas próximas de nós mas não soube se estavam a participar no evento ou estavam no local a desfrutar a paisagem nocturna.

    José Luís
    Setubal

    ResponderEliminar
  5. Iremos aguardar por um periodo de 48horas a fim de recebermos mais alguns relatos de participantes que ficaram de confirmar o resultado após o fim da Vigília Nacional.
    Sabemos que houve algo em Espinho e mais a Norte do país, mas estamos sem essa confirmação até ao momento.
    Qualquer das formas julgo que o resultado por si só já foi bastante positivo.

    ResponderEliminar
  6. Houve o Real Town na BA11 de Beja nas noites de vigília.
    Mas o que aparece no vídeo não se parece nada com um avião.
    Muito estranho.

    ResponderEliminar