quarta-feira, 24 de julho de 2019

OVNIs, Extraterrestres uma questão de compressão

Para muitas pessoas, senão na sua maioria a palavra "OVNI" é sinonimo de naves alienígenas, homenzinhos verdes, mas vale a pena relembrar que a dita palavra significa literalmente "objeto voador não identificado". Um objeto não identificado pode ser praticamente qualquer coisa, porque ... Até porque não é identificado. Perante atual ciência existem "reivindicações extraordinárias, que por sua vez exigem evidências extraordinárias também". Porem não significa que as pessoas estejam loucas a mentir ou com más intenções; Apenas devemos ter as devidas precauções ao pensar em descriminar ideias bem compreendidas ou bem retratadas que podem ou não escapar do conceito cientifico segundo a sua compreensão. De alguma forma o investigador perante todos estes conceitos está sempre no fio da navalha, perante uma avaliação que o poderá levar a perder a sua credibilidade - a ideia de que a explicação mais simples é a mais provável de ser verdadeira é um facto. Porem as pessoas tendem acreditar mais em pessoas com um conhecimento superior académico ou escolar... Na verdade não é bem assim... Facilmente uma pessoa com maiores conhecimentos terá mais facilidade de identificar determinados fenómenos, mas são também esses que buscam os seus cinco minutos de fama, quer em páginas alusivas ao fenómeno ovni, programas de televisão, rádio etc. Não precisa de refletir muito... Temos os políticos como exemplo e os grandes gestores de Bancos que entraram em ruína. Seria supostamente pessoas qualificadas, mas que no âmbito do seu dever não souberam gerir a realidade apresentada. O mesmo ocorre com o fenómeno ovni.

Pessoas com poucos conhecimentos, quer científicos ou escolar, facilmente pode ser induzidas a erro de interpretação, mas será de salientar que a sua humildade, palavras simples, básicas irão facilitar a vida do investigador na perspetiva de identificar o observado. Portanto vivemos num dilema, segundo esta simples análise... O estudioso com os seus muitos conhecimentos perante o inexplicável, irá dizer que um fenómeno extraordinário será um drone, satélite, aeronave etc... Por sua vez aquele que possuir menor conhecimento será induzido acreditar que um drone poderá ser algo de extraordinário, como as luzes de uma aeronave em altitude vs ausência de ruído devido à direção do vento seja de facto algo de extraordinário! Esta situação ocorre em Portugal na actulidade. O Ufo Portugal recebe inúmeros e-mail´s, semanalmente que descrevem balões led´s através dos inúmeros vídeos e fotos que nos vão chegando. As pessoas mesmo com um grande ou não conhecimento na área cientifica, parecem desconhecer estes balões. Imaginemos as muitas tecnologias que estão a ser desenvolvidas secretamente.

Quando se trata de OVNIs, podemos nos questionar se é provável que vida extraterrestre exista, tenha interesse em nós, tenha viajado de um outro ponto do universo, para nos visitar, estudar a nossa morfologia, geologia etc, etc .

Sem provas "extraordinárias", maioria dos cientistas (inclusive eu mesmo), acha que encontrar evidências de vida extraterrestre inteligente e não bactérias em meteoritos, seria uma das descobertas mais fascinantes que certamente iria mudar toda a nossa história, origem e conceito de toda a espécie humana. Óbvio que a religião seria a primeira a ter consequências negativas.

Na minha opinião, mesmo que objectos voadores não identificados sejam de origem terrestre, merecem a nossa compreensão, devido ao seu secretismo militar ou civil, estudar objectos genuinamente não identificados poderiam nos dar novos critérios científicos ou fornecer informações sobre ameaças à segurança do espaço aéreo. Só porque algo é improvável não significa que não seja digno de estudo académico sério ao invés do que estamos a ser acostumados com Revistas, Jornais e programas coloridos com venda de falsa informação.. Na verdade, diria que quanto mais raro é um fenómeno, mais provavél será de chegar à conclusão que poderá ter origem não terrestre. Isto sem contar com as evidências do passado no nosso país testemunhado e muito bem, por pilotos da Força Aérea entre muitas outras testemunhas espalhadas por todo o país.

Desde 1947, houve três (conhecidas) investigações formais sobre OVNIs: Projecto Signs(1947-1949), Projecto Grudge (1949-1951) e Projecto Blue Book (1952-1969). Como parte do Projeto Blue Book, o Comité Condon foi convocado em 1966, incluindo grandes científicos como o falecido Carl Sagan responsável de realizar uma análise independente dos dados disponíveis sobre OVNIs naquela época. Talvez não seja surpreendente, mas dececionante para muitos, o comité alegava que todos os casos tinham uma explicação plausível, embora existissem sempre desconfianças devido ao encobrimento militar do fenómeno após a presumível captura de dois OVNIs em Roswell 1947. No entanto, é interessante notar que cerca de 6% dos 10.147 relatos de OVNIs investigados pela Força Aérea dos Estados Unidos foram classificados como "não identificados". Ou seja 600 casos! Curioso não! É muita obra 600 casos sem uma explicação científica, quando dispunham de todos os recursos inimagináveis naquela época. Mais do que muitas entidades gostariam de ter na actualidade.

Um caso que irei aqui abordar e muito comentado pelos teoricos da conspiração, será o famoso exemplo de um caso ocorrido em 1977 com o famoso "WOW" sinal capturado por um Rádio Telescópio . Um sinal rádio de banda estreita extremamente forte foi detectado pelo radiotelescópio Big Ear, exatamente na frequência de uma linha fundamental de transição de hidrogénio (1420,41 MHz), que se esperava,o civilizações evoluídas lá fora pudessem utilizar como forma, meio de propagar as suas comunicações. Após 40 anos deste sinal os astrónomos identificam um cometa anteriormente desconhecido que estava passando próximo da Terra por volta desse mesmo ano 1977 e poderia ser o responsável pelo referido sinal "WOW". Esta explicação poderia cair por terra que seres de outros pontos do Universo não queiram falar connosco ou não existam! Parece pouco provável, mesmo após outros argumentos que o sinal afinal seria causado por erro do sistema interno dos computadores, outros apontavam o sinal como uma falha no recetor no interior da antena etc. A verdade é que cientificamente não temos uma prova palpável de qualquer tipo de comunicação connosco e se houve desconhecemos e também gostaríamos de saber, como, onde e com quem!
Embora tendo em mente o suposto encontro de visitantes intergalácticos com o ex presidente americano Eisenhower, a 26 de Outubro de 1955. Teorias à parte, mas sem provas contundentes, embora não passe de rumores, teoria da conspiração.

Por cá no nosso Portugal, também temos os nossos encontros imediatos.


Um dos avistamentos de Objectos Voadores Não Identificados (OVNIs) que continua a fazer história teve lugar a 04 de Setembro de 1957 com um conjunto de militares da Força Aérea Portuguesa que voava sob o comandado do então capitão José Lemos Ferreira.

Cinquenta anos depois, o general retirado descreveu à agência Lusa o encontro de 'cerca de 35 minutos' ocorrido 'durante um voo de treino de navegação de quatros aviões F-84G entre a Ota e as cidades espanholas de Córdova e Cáceres'. 'Estávamos por cima de Córdova, a uns nove mil metros de altitude, quando vimos, ligeiramente acima da linha do horizonte, algo diferente do habitual: não era uma estrela, um astro ou um cometa, era uma espécie de esfera amarelada', recordou.

'Eu tinha um avião à minha direita e dois à minha esquerda, tendo recorrido à interfonia para partilhar impressões sobre o que estávamos a ver, sem conseguirmos chegar a nenhuma conclusão', acrescentou. Mas o espanto ainda estava no início, pois 'após uns minutos, o objecto entrou em sucessivas expansões e retracções, passando da forma esférica amarela a uma grande bola colorida, como se fosse um berlinde dos miúdos mas de enormes dimensões'.

'Inicialmente ficámos na dúvida se a diferença de tamanho se devia à nossa aproximação mas depois vimos que o objecto estava realmente a variar de dimensões. Era como se, em segundos, se transformasse de uma bola de bilhar numa bola de basquetebol', contou. Quando os aviões já iam na direção de Cáceres, cidade espanhola que não chegaram a sobrevoar, deu-se a mais significativa das alterações, 'pois a esfera multicolor tornou-se numa espécie de salsicha mordiscada na periferia e mudou de cor para um vermelho intenso, deslocando-se para baixo da linha do horizonte'.

Eram quase 22:00 e o grupo não sabia o que pensar, 'sobretudo ao ver que quatro pequenas esferas amareladas como a inicial se destacavam do primeiro objecto e se posicionavam em torno deste', revelou Lemos Ferreira. 'Quando nos dirigíamos à Ota, um dos pilotos teve a sensação de que as esferas vinham sobre nós, pois deslocavam-se na nossa direção a uma enorme velocidade', descreveu o também ex-Chefe de Estado Maior da Força Aérea, acrescentando que 'os aviões dispersaram para evitar uma possível colisão e, quando voltaram a reunir-se, já não foi possível ver mais nada'. Lemos Ferreira, que é também ex-Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas assinalou que 'naquela época os OVNIs não eram objecto de conversa na Força Aérea', pelo que nenhum dos elementos do grupo 'imaginara que um encontro daqueles pudesse acontecer', tendo sido feito um relatório conjunto 'que a Força Aérea deve ter remetido à NATO'.

Sem querer avançar hipóteses concretas sobre o sucedido, o militar na reforma revelou que 'no dia e à hora em que isto aconteceu, dois ou três oficiais que eram caçadores viram, na zona de Coruche, onde os aviões começaram a baixar, uma dança de luzes no céu'. Também um oficial que estava na Ota mas estudava em Coimbra contou a Lemos Ferreira que o Instituto Geofísico de Coimbra detectara, em simultâneo com o encontro, 'variações significativas no campo magnético terrestre'. Apesar destas coincidências, o general considera que 'estabelecer uma relação seria especular' e conclui: 'A verdade é que, tendo milhares de horas de voo, como tripulante e como passageiro, nunca vi mais nada'.

Este foi só um dos casos nacionais, porque existem várias dezenas de avistamentos inexplicáveis. Não poderei colocar todos devido à extensão deste artigo.
Isto sem referenciar os acontecimentos com os militares durante as guerras no ultramarino com o fenómeno ovni.

Temos de admitir que as nossas tentativas de contactar com vida extraterrestre são um problema. Uma razão que isso me causa é o chamado " Paradoxo de Fermi ".

Em suma, dadas algumas suposições básicas sobre a vida, pode-se razoavelmente concluir que a nossa galáxia deveria estar repleta de vida inteligente ou menos inteligente. Então, como Enrico Fermi perguntou: "Onde estão eles?"

A presumível explicação sugere que nós simplesmente não detetamos vida extraterrestre porque continuamos a procurar de forma errada! Buscamos por civilizações lá fora, quando estes podem e certamente terão vindo ao nosso Planeta. Histórias dessas evidências não nos faltam... Exemplo do que ocorreu a 14 de Setembro de 1994 no Zimbabwe, onde muitas crianças de uma escola terão testemunhado a presença de um "OVET Objecto Voador Extraterrestre" e respetivos tripulantes que terão presumivelmente tentado estabelecer comunicação.

Abaixo vídeo desse incidente


O mesmo ocorreu 28 anos antes na Austrália Melborne Victoria a 6 de Abril de 1966. Alunos terão observado um Objecto Voador Não Identificado, inclusivê vários professores. Nem adianta falar do famoso incidente de Rendlesham Forest, Inglaterra 1980  que envolveu militares americanos num encontro directo com um OVNI pousado em plena floresta. De uma forma geral a ciência procura formas de vida inteligente de uma forma ortodoxa sem muito sentido, isto se algo já nos visita ou entra no nosso espaço aéreo. Poderíamos ficar aqui a falar deste assunto mostrando casos incrivelmente surpreendentes e credíveis, que facilmente irão calar os céticos, ou não ter forma de apresentar explicação para o inexplicável.

Dada a idade do universo e da nossa galáxia é provável que a vida extraterrestre seja milhões de anos mais avançada tecnologicamente do que nós meros humanos. Se bem que evoluímos imenso em tecnologia nos últimos 100 anos, é insondável pensar no que poderíamos ser capazes de fazer num milhão de anos! Avistamentos ocorrem embora a ciência esteja a procurar essa vida inteligente de forma errada.

Não podemos interpretar que uma civilização mais avançada tecnologicamente, disponha de equipamentos similares aos nossos, ou materiais terrestres. O Universo é totalmente desconhecido ao homem que o tenta compreender quando nem os Oceanos do nosso planeta estão explorados cientificamente.
Certamente teremos muito que aprender e não ficar dependentes das respostas dos nossos cientistas, quando se baseiam em teorias científicas com o desconhecido.
A busca por vida extraterrestre, é um exemplo desse erro que dispõe anualmente de verbas bilionárias e sem resultados aparente.


Nuno Alves
Ufo Portugal Network

ufo_portugal@sapo.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário