segunda-feira, 8 de julho de 2019

Misterioso Objecto Sobre o Rio Douro

As imagens que seguem fora efetudas a 7 Julho de 2018, durante um cruzeiro no Rio Douro.

A testemunha alega que as fotos feitas com o seu smathpone Samsung, foram realizadas entre a cidade do Porto e Régua.
Nada foi observado a olho nu, somente mais tarde a testemunha se apercebeu de algo nas suas fotos, deixando esta intrigada com o seu registo.

O que inicialmente julgavamos, ser um reflexo causado pelas luzes do interior da embarcação, caiu por água pelo facto da testemunha ter realizado as imagens no exterior do barco sem qualquer vidro na sua frente que lhe pudesse criar esse efeito de óptica induzindo a mesma a erro.

Abaixo fotos originais enviadas ao Ufo Portugal Network para análise





Todas as imagens foram submetidas ao Fotoforencis, não detectando qualquer anormalidade nas fotos ou manipulação digital.
De seguida aplicamos alguns filtros de forma a obtermos alguns contornos mais defenidos do objecto como poderá observar abaixo.


A sua silhueta circular, nos levou a ponderar na possibilidade de uma pequena nuvem dispersa o que descartamos de imediato após aplicação de uma outra análise sobre a observação de massa, como também foi efetuado uma análise a fim de detectarmos a possibilidade de reflexo da exposição solar sobre o equipamento o que deu negativo através do Fotoforencis em comparação com outras imagens em que consistem em reflexos "Lens Flares".

Numa observação entre as várias fotografias 'Objecto vs paisagem', parece haver movimentação do objecto em relação à embarcação.



Embora o Fotoforencis não tenha detectado qualquer anormalidade referente a lens flares, reflexo de luz, esta parece ser a única e mais plausível explicação para este incidente.

Imagem de lens flares sobre vidro de uma das embarcações turísticas do Rio Douro.


Tire as suas dúvidas, conclusões.

2 comentários:

  1. Pois eu tenho uma suspeita bem comum, observe na foto 3 que encima dá para ver o marco da janela ou escotilha, as fotos estão sendo feitas atrás de um vidro e já que o objeto não foi visto antes de tirar as fotos estamos a ver um clássico reflexo do flash do celular no vidro do barco!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reparei nesse pormenor.
      É bem provável que se trate de um lens flares, embora o programa não o tenha detectado, como a testemunha afirma não ter nada na frente estando no exterior da embarcação.
      Porém e como refere e muito bem, aquele canto é muito suspeito!

      Eliminar