terça-feira, 30 de abril de 2019

(Arquivo Óvni) Incidências de UFOs no centro-oeste mineiro.


O ano de 2002 foi de grande atividade ufológica em Minas Gerais.

Por Pepe CHAVES
Com colaboração de
Hélio de ALMEIDA

No ano de 2002 foram registrados vários avistamentos de UFO’s em Itaúna e região. É interessante notar que as formas dos objetos avistados são bem variadas, nos fazendo crer que não provêm de uma mesma fonte. O curioso é que dois destes casos ocorreram numa mesma noite, às 7h30 do dia 25/07/02 e o outro por volta das 2h30 do dia 26/07/02, coincidentemente, feriado municipal de Santana, padroeira de Itaúna.

NO MORRO DO BONFIM - O artista plástico e empresário itaunense, Luis César nos falou da inusitada visão que presenciou ao cair a noite em 25/07. César conta que estava próximo à quadra de futebol de salão da Guimarães & Cia; no centro de Itaúna. De súbito, presenciou um intenso clarão, como se partisse das torres do morro do Bonfim em direção ao sítio do Telmo Dornas, à esquerda do morro. Segundo César eram cerca de 7:30h quando avistou um objeto “descendo” atrás do morro. Sua “cabeça” era vermelho-alaranjada, acompanhada por uma cauda azul-violeta, sendo todo em cores néon. O objeto parecia ser do tamanho de um automóvel e a testemunha assegura que não se tratava de cometa, meteoro ou qualquer outro artefato natural que poderia se encontrar distante no céu causando-lhe uma ilusão quanto à sua distância. César assegura veementemente que o objeto passou próximo às torres de transmissão do Morro do Bonfim. Ele diz que esperou por um estrondo após ver o clarão, supondo a queda de um objeto, porém, barulho nenhum foi ouvido, deixando-o ainda mais surpreso. Posteriormente, ao subir para a praça da matriz, encontrou com dois amigos que haviam presenciado o mesmo avistamento, contando eufóricos às outras pessoas o que haviam visto. Porém, estes se encontravam no Colégio Estadual de Itaúna (de onde se vê o Morro do Bonfim perfeitamente) no momento em que avistaram o objeto luminoso sumir atrás do morro.

DOIS UFOs FIZERAM MANOBRAS – Fernando Pires do Carmo, 20 anos na madrugada de 25/07 para 26/07, se encontrava a trabalho retornando de carro de Paulas, distrito de Itaúna. Ele calcula que seria 2h30 da manhã e ao fazer uma curva na estrada vicinal, a cerca de 4 km antes de acessar a rodovia, Fernando se deparou com um objeto muito luminoso flutuando a uma altura de aproximadamente três postos de energia elétrica (+ - 35m). Ele conta que era uma bola branca com luzes fluorescentes, também brancas, em sua aba. Parou o carro para melhor observar e viu abaixo desta, uma outra bola de luz menor pousada ao solo, na encosta de uma serra. A bola luminosa maior - que deveria ter as dimensões de um automóvel - flutuava silenciosamente, a metros, exatamente acima da menor. Ele conta que de repente, a bola maior soltou sobre a menor um feixe de luz, e através do mesmo a sugou para dentro de si. Tendo a bola de luz menor “entrado” para dentro da maior, esta começou a se movimentar e saiu voando lentamente, até se encobrir atrás do Morro do Bonfim, que pode ser avistado dos Paulas a alguns quilômetros adiante. O avistamento durou cerca de 10 minutos e a testemunha se encontrava a cerca de 200 metros do local em que os objetos luminosos fizeram evoluções. Fernando conta que se sentiu extasiado ao presenciar aquilo, mas não sofreu nenhuma espécie de queimadura nas retinas (comuns nesses casos), irritação nos olhos, tonteiras ou qualquer anomalia biológica.

PAIRA SOBRE 12 PESSOAS - Fernando conta que esta não é a primeira vez que presencia este tipo de fenômeno. Quando ele tinha 10 anos, em 1992, se encontrava com sua família acampados na conhecida Cachoeira das Piabas, no rio São João, divisa de Itaúna com Itatiaiuçu. Eram no total 12 pessoas e puderam observar uma estrela se destacando no horizonte. A luz, que a princípio se parecia uma estrela, veio se aproximando até chegar bem próximo deles. Ela pairou sobre eles na altura de um poste de energia elétrica (+ - 12-15m). Ele disse que todos ali entraram em pânico e o susto foi grande, inclusive, um de seus tios começou a passar mal. Ele conta que no momento que o objeto pairava silenciosamente sobre o acampamento deles sua mãe se aproximou para debaixo do objeto, no que ele segurou sua mão, com muito medo. Não puderam reparar maiores detalhes (Janelas, portas, etc) no que era objeto arredondado, segundo ele, maior que uma casa e que ofuscava uma intensa luminosidade branca. O UFO ficou sobre eles por um tempo de 5 a 10 minutos, até fazer um ruído, segundo ele, porque o objeto “parecia estar pesado” quando este subiu novamente e tomou rumo à direção oposta que veio, desaparecendo na distância.

UFO NA BARRAGEM DE GAFANHOTO – No dia 19/08/2002 várias pessoas em São José dos Salgados, distrito de Carmo do Cajuru, puderam presenciar uma insólita cena. Um autêntico disco voador pairava sobre a barragem de Gafanhoto. Esta barragem abastece de energia elétrica grande parte da região centro-oeste de Minas, incluindo Itaúna. Recebemos um telefonema de José, um amigo nosso, que se interessa pelo assunto e reside em Divinópolis. Segundo ele, sua esposa, Graça, e várias pessoas puderam observar o disco voador pairando distante, porém nitidamente, ao que parecia ser sobre a barragem de Gafanhoto. O UFO ficou imóvel no céu, deixando escapar um canudo de luz por sua parte inferior, impressionando a todos os presentes. Infelizmente não ninguém teve como fazer um registro documental do avistamento daquele objeto que desapareceu logo em seguida. Segundo as testemunhas o UFO ficou vários minutos imóvel no ar. Ainda sobre a região de Gafanhoto, nos chegou recentemente a informação de que uma pessoa daquela região presenciou a incrível entrada de um disco voador nas águas da barragem. Moradores daquelas imediações dizem que o aparecimento destes objetos misteriosos está cada vez mais freqüente naquele local.

AVISTAMENTOS INTENSIFICAM – É fato que cada vez mais, pessoas em todo o mundo avistam e toma ciência da existência de objetos voadores não identificados. De forma crescente, nos chegam relatos e fatos ocorridos aqui em Itaúna, o que nos faz supor estar ocorrendo também em várias localidades do planeta. O interesse pela ufologia cresce em todo o mundo e a curiosidade também. E assim, documentando avistamentos em diversas regiões do globo e estudando suas particularidades, muitos ufólogos e interessados pelo assunto ufologia, trazem a público esta grande realidade, ainda que acobertada por grossas camadas de mentiras plantadas por certas igrejas (que sabem bem do que se trata!) e pela maioria dos governos nacionais do planeta Terra.

* Pepe Chaves é editor de Via Fanzine e UFOVIA.
- Ilustração: "Reconstituição do Caso Paulas", por Pepe Chaves.

FONTE: http://www.viafanzine.jor.br

Sem comentários:

Enviar um comentário