terça-feira, 16 de outubro de 2018

Documentos sobre o avistamento de objetos voadores não identificados ( OVNIs ), no Peru

Os casos de desclassificação de OVNIs no Perú, têm um nome e sobrenome é o de Mario Zegarra, um renomado investigador que luta há mais de 5 anos para dar a conhecer aos peruanos a existência de ovnis no país.

A luta de Zegarra começou a 13 de abril de 2013, enviando uma carta ao governo peruano, então presidido por Ollanta Humala, para que eles possam oferecer uma opinião sobre os avistamentos de OVNIs  que estavam ocorrendo na América do Sul.


Uma semana depois, um funcionário do governo peruano responde aceitando o recebimento de sua solicitação.
Vendo que o pedido demorava, Mario Zegarra se sentiu obrigado a virar para o secretário-geral do Mistério da Defesa, Manuel Mesones Castelo, envia uma carta de apoio à lei da transparência da informação e da liberdade de informação que se encontra na Constituição Política do Peru 27806, para a qual solicitou a desclassificação de todos os arquivos ovni  no país.

Os casos mencionados por Mário Zegarra são: O piloto Oscar Santa María, o piloto Jorge Davila Cabrejos e o desaparecimento de três aviões da FAP - A37.


Por seu turno, a presidência do Conselho de Ministros aceita o pedido do investigador e ordena que o Ministério da Defesa responda ao pedido de desclassificação dos OVNIs  no Peru.


A 6 de setembro de 2013, a Força Área emitiu uma carta declarando que a solicitação já havia sido enviada à DINAE (Diretoria de Interesses Aeroespaciais), que deveria ser gerenciada pelo departamento de investigação de fenômenos aéreos anômalos.


No entanto, após o prazo, a 20 de setembro de 2013, o Exército do Peru nega informações na sua organização sobre todos os tipos de arquivos sobre questões relacionadas aos OVNIs.


No dia 24 de setembro do mesmo ano, a Força Aérea nega a existência de arquivos dos casos dos pilotos Oscar Santa María e Jorge Davila Cabrejos e o desaparecimento de três aviões da FAP - A37, entre outros.


Enquanto o Exército do Peru e a Força Área negaram os arquivos, o governo peruano afirma que as informações exigidas na base aérea são classificadas como secretas e seladas.
O governo foi protegido pela Lei 27806 do artigo 173 da Lei de Defesa e Soberania Nacional. Para Mario Zegarra, este regulamento não tem nenhuma concordância com o tema OVNI


Mario Zegarra afirma que o Estado peruano entra em contradição sobre a existência de supostos documentos nos quais as aparições de OVNIs no céu de Quiñones teriam sido registadas .
Graças a uma fonte confidencial dele, afirma que recebeu um email com uma fotografia do caso DINAE de 'La Joya' em Arequipa, um dos documentos que ele havia solicitado.


El.pais 


1 comentário: