Um dos mais prestigiados investigadores de ovnis analisa todas as observações de objetos voadores realizadas no Canadá.
Pelo trigésimo ano consecutivo, Chris Rutkowski e a sua equipe de pesquisa privada documentaram atentamente todos os casos de canadenses que relataram ter visto um objeto voador não identificado durante o ano anterior. Em 2018, a equipe de pesquisa sobre ufologia em Winnipeg registrou 937 aparições de OVNIs por todo o país, o que na verdade é pouco comparado aos últimos anos. Por outro lado, 2018 marcou 4,4 na "escala de estranheza".
Chris Rutkowski, um dos principais ufólogos do Canadá e autor de vários livros sobre OVNIs , diz que documentar todos os avistamentos de OVNIs no Canadá é um trabalho árduo. "Meus colegas e eu temos que olhar para cada caso. Quando você tem cerca de 1000 casos por ano, tende a ser muito tempo. Este é certamente o lado menos glorioso dos Arquivos X. "
O grupo define um OVNI como "um objeto visto no céu que a testemunha não consegue identificar". Ele recolhe dados das testemunhas, outros pesquisadores e grupos de pesquisa paranormais, como MUFON , UFO e fóruns desconhecidos da Internet, e a Transport Canada e o Ministério dos Transportes. Defesa Nacional.
Quebec teve o maior número de observações: 41% dos casos, enquanto a província tem 25% da população canadense. As observações duraram em média 16 minutos, ocorreram especialmente no verão e ocorreram, o que não surpreenderá ninguém, principalmente à noite.
Embora uma média de três avistamentos de OVNIs por dia durante um ano seja impressionante, a maioria era, digamos, indigna dos agentes Mulder e Scully. "Eles são muito menos espetaculares do que o que vemos na TV ou o que dizemos", disse o ufólogo. Normalmente, é apenas uma luz no céu. As pessoas relatam ter visto algo que não se parecia com um avião, uma estrela ou um satélite. Eles querem falar sobre isso e dizer que não estão loucos. "
O que não significa que não houve interações que mudaram do comum.
Chris Rutkowski relata que, em setembro, em Cape Sable Island, na Nova Escócia, um grupo de pessoas viu um objeto com a forma de um balão. As testemunhas que o fotografaram, no entanto, garantem que "o objeto não tinha as características de um balão".
Outra que ficou fora do comum aconteceu alguns meses depois em Yarmouth, também na Nova Escócia: o capitão de um barco e uma mulher na praia viram a mesma coisa. "Duas testemunhas separadas viram uma série incomum de luzes se movendo no céu, e quando foi noticiado, descobriu-se que a Transport Canada tinha três ecos de radar neste local específico e naquele momento". Não é o tipo de coisa que acontece todos os dias. Foi tão bom quanto Roswell, Shag Harbour ou Falcon Lake ? Não é bem assim, mas indica que há coisas interessantes acontecendo lá que as pessoas não entendem. "
Entre outras coisas, o relatório do ano de 2018 detalha a aparência do que as pessoas viram (especialmente luzes e registros no céu), as cores dos objetos (especialmente brancos), a credibilidade das testemunhas (em geral não infalível) e o número de testemunhas (uma ou duas, em média).
A equipe de Pesquisa em Ufologia dá a cada caso uma nota de estranheza, que é definida como "o grau em que um caso específico é anormal". Luzes no céu são um exemplo de um caso estranho, mas "a observação de um objeto da forma de um disco que se afasta da testemunha flutuando devagar seria considerada muito estranha". (O que é verdade, seria realmente estranho!) Numa escala de 1 a 9, em que "1 significa que a observação não é estranha e 9 é invulgarmente invulgar", 2018 marcou 4, 4.
"Nós provavelmente tivemos uns 9s, porque as pessoas relataram estar em contato próximo com alienígenas no seu quarto, que os levaram para naves onde fizeram lhes fizeram diversas coisas", diz Chris Rutkowski. Esses casos surgem, mas o que existe é que eles são atormentados por seu índice de credibilidade. Há pouquíssimos casos altamente confiáveis e altamente bizarros. "
O ufologista e a sua equipe procuram encontram uma explicação para tantos casos quanto possível: às vezes é um drone, a Estação Espacial Internacional que passou, uma operação de resgate nas proximidades. Em 2018, cerca de 5% dos casos permaneceram sem explicação.
"No final do dia, embora não possamos dizer que extraterrestres visitam o Canadá", "podemos dizer que existe um fenômeno que persiste e é relatado por uma grande proporção da população a cada ano". "
Sem comentários:
Enviar um comentário