quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Análise fotográfica do departamento da SUFOI

Novo do Departamento de Fotografia da SUFOI

De Ole Henningsen
9700 Brønderslev 18 de janeiro de 2019

O trabalho de relatório do SUFOI recebeu em janeiro de 2019 via www.ufo.dk uma consulta de um fotógrafo interessado em astronomia perto de Brønderslev, onde descreve o seguinte.


"Tenho uma pergunta sobre algo que registei em fotografia na manhã de 18/1 2019.
A história é que eu tirei fotos a Vênus, atualmente, ele não tem qualquer aproximação com Júpiter.
Tentei com configurações diferentes na câmera. Eles aparecem a partir dos dados EXIF ​​das imagens. A hora é 07.13 no tempos de registo.
É claro que não consegui enxergar a olho nu, mas depois, no ecrã do meu PC, percebi algo no canto esquerdo nas três fotos.
Como se move em relação às estrelas, não pode ser um reflexo na lente.
Da foto 1 até a foto 3, há 54 segundos, mas não consigo colocar as cores / luz combinando".

Conclusão do SUFOI

Imediatamente, o desenho se assemelha a uma formação de reflexos comum no sistema objetivo da câmera, mas tal é geralmente diametralmente oposto ao centro do campo da imagem, que é explicado sob "Reflexões" em www.ufo.dk - "Os fenômenos do céu, etc.". http://www.sufoi.dk/info/refleks.php . 
Isso é observado nas 3 fotos recebidas.
Um reflector poderia, portanto, ter surgido devido a uma fonte de luz para a direita fora do próprio campo da imagem (lâmpada de rua ou semelhante).

O consultor de fotografia Karsten Bomholt ressalta que as fotos são gravadas com lente telefoto de 500 mm. O campo de visão é, portanto, 4-5 °, e as estrelas são de fundo fracas entre mag. ca. 6 e 9. 
O pequeno campo de visão também explica por que tanto Vênus quanto as estrelas se moveram para a direita entre as imagens. Isto é simplesmente devido ao seu movimento para o oeste devido à rotação da Terra.

Sufoi
Seria altamente improvável que uma aeronave, pássaro ou outro objeto se movesse na direção oposta à rotação diária do céu exatamente na mesma velocidade.
O departamento fotográfico considera provável que se trate de uma formação reflexos baseada na poderosa luz de Vênus, e que a formação reflexa possa ser formada, por exemplo, através de uma luz de fundo ou outro equipamento fora da lente da própria câmera.

O fotógrafo concorda com a conclusão de SUFOI e responde, entre outras coisas:

"Obrigado pela resposta a todos os envolvidos e por um trabalho comprometido, sério e ótimo. Eu não esperava nada disto, realmente aprecio isso ... Eu tenho muito respeito por aqueles que fazem um trabalho voluntário em algum contexto".

Assim se faz ovnilogia com seriedade e rigor.

Por sua vez inúmeros websites inclusive jornais prestigiados dão asus à imaginação e acabam eles mesmos por públicar temas com explicação racional cientificamente, ignorando os casos reais da atualidade.

Exemplo do vídeo abaixo capturado por uma camera cctv da polícia australiana.
Perante um simples reflexo de luz na lente, a imprensa cozinhou a história, publicando a notícia como um ovni ou algo de extraordinário.
Resumindo... A imprensa faz as pessoas acreditarem no não óbvio através de uma Fake News.
O resultado final é deveras lastimável quer para as pessoas, quer para a ovnilogia geral.


Neste caso não houve nada de extraordinário... Apenas lens flares, reflexo de luz na lente.

Caso muito idêntico em Portugal, ocorreu em 2015 com fotos realizadas pela cantora Rita Redshoes na cidade do Porto.
Pode ler na íntegra esse episódio (aqui).


Sem comentários:

Enviar um comentário