sábado, 7 de dezembro de 2019

Após três anos, o grande radiotelescópio da China - maior telescópio do mundo, com um prato único de 500 metros de diâmetro - está finalizando os trabalhos de teste e comissionamento.

O FAST, sigla para Five-hundred-meter Aperture Spherical Telescope ou Telescópio de Abertura Esférica de 500 metros, iniciou suas operações em 2016 e tem entre as suas atribuições buscar por inteligência extraterrestre, medir diretamente a existência de ondas gravitacionais e catalogar pulsares.

“A sensibilidade do FAST é muito alta, portanto a precisão dos dados medidos é muito boa. O FAST tem um futuro promissor em termos de detecção de ondas gravitacionais ”, disse Li Kejia, pesquisador do Instituto Kavli de Astronomia e Astrofísica,  ao CCTV. Apesar de sua sensibilidade 3 vezes maior do que a do segundo maior telescópio, a quantidade de trabalho para identificar sinais de interesse é enorme, uma vez que 99% dos sinais recebidos correspondem a ruídos.

Os cientistas e engenheiros envolvidos no processo esperam poder melhorar ainda mais a confiabilidade do FAST e aumentar seu tempo efetivo de observação, além de incluir novos equipamentos receptores para aprimorá-lo cada vez mais.

1 comentário:

  1. Em 1993 observei um fenómeno estranho, a ocorrência deu-se em Ermesinde Valongo. Foi num fim-de-semana a seguir ao almoço, da marquise da minha mãe observei uma esfera que estava estacionaria em frente a uma torre de alta tensão sobre um terreno agrícola a uns 300 metros da casa dos meus pais. Tinha 16 anos na altura, ao principio pensei que fosse um balão, mas observando melhor vi que não era um balão, pois a forma era perfeitamente esférica com um diâmetro de cerca de um metro e meio, alem do mais o objeto tinha uma aparência metálica parecida com o mercúrio mas não era espelhada pois não refletia os raios solares, passados alguns minutos a esfera começo a fazer movimentos rectilineos muito devagar como se estivesse a analisar ou observar o poste e as linhas de alta tensão que passavam por ela, nesse momento passei da surpresa ao medo. Fui chamar a minha mãe para vir ver o que se passava estivemos a ver o objeto por algum tempo, a minha mãe também acho estranho o que se estava a passar e disse para fechar a janela. Eu embora com algum receio fiquei a ver o evento, a esfera continuou a efetuar esses movimentos rectilineos mais tarde perpendiculares com muita suavidade sem efetuar nenhum som, até que começou a subir acelerando progressivamente desaparecendo da minha vista.
    Estive muitos anos sem saber se o que tinha observado foi um fenómeno natural ou de alguma forma provocado pela corrente elétrica do poste de alta tensão, sempre tive receio de contar o que vi por causa do que as pessoas fossem pensar. Por alguns anos esqueci isto até que ouvi falar no Telejornal da RTP em 2014 que uma esfera tinha perturbado os voos em Bremen na Alemanha. Isso fez-me reviver o que tinha observado em 1993 pesquisando na internet vi uma notícia do Chile onde varias crianças observaram o mesmo fenómeno que eu presenciei, viram uma esfera metálica sobre linhas de alta tensão. Gostava que isto fosse investigado, até hoje não sei se o que vi foi um OVNI ou alguma coisa que ainda desconhecemos da natureza.

    ResponderEliminar