domingo, 6 de outubro de 2019

OVNI´s AVIÕES E LUZES MISTERIOSAS SOBRE LISBOA.

Por: Paulo Cosmelli

Quando se fala de OVNI´s (Objetos Voadores Não Identificados) muitas das pessoas associam logo a drones, dispositivos laser ou voos experimentais. Realmente pode ser tudo isso e muito mais, como fenómenos atmosféricos naturais ou simples aviões. Até aqui, tudo bem. Os relatos devem ser investigados para serem descartadas todas as possibilidades normais e naturais assim como as imagens analisadas (se as houver), de forma a conseguirmos distinguir o que realmente tem explicação e o que não tem.

As coisas passam a não estar bem, quando certas pessoas auto-intituladas de investigadores na área da ovnilogia à procura dos "5 minutos de fama" ou simples curiosos que até podem ter formação superior, passam a opinar sobre o que não sabem, desconhecendo completamente as matérias que tão pomposamente se põem a comentar, tentando arranjar as causas mais estúpidas e mirabolantes que se possa imaginar. Também temos os que gostam de falar mal de tudo e todos de forma gratuita, rotulando as testemunhas destes fenómenos de mentirosas ou de alienados mentais. É  necessário lembrarmo-nos que como diz o ditado, "contra factos, não há argumentos". Logicamente este velho ditado só se encaixa nesta área de estudo depois de descartadas todas as hipóteses atrás citadas. Este comportamento egocêntrico, mal educado e visceral, destrói completamente o trabalho sério e honesto de quem trabalha incansavelmente na busca de verdade e suas respostas.


Os relatos OVNI perto de aeroportos ou mesmo em aeroportos, surgem cada vez mais pelo mundo inteiro. Não estou a falar de drones. Estou a referir-me a relatos de tripulações de aviões e dos próprios controladores aéreos. Estas são pessoas altamente treinadas a observar e interpretar o que vêem tanto nos cockpits como nas telas dos radares. Também temos relatos de observadores de linhas aéreas que normalmente fotografam e filmam os aviões comerciais nas aterragens ou descolagens. Por fim temos os moradores das zonas circundantes aos aeroportos e as pessoas que estão de passagem por essas zonas.

Vejamos os casos que se seguem: - OVNI fotografado perto de avião a fazer a aproximação ao aeroporto internacional de Lisboa.

Um desses observadores de linhas aéreas que mora nas imediações do aeroporto internacional Humberto Delgado em Lisboa, Portugal, ao fotografar um A-340 da companhia aérea Lufthansa, captou na mesma foto um OVNI. Isto passou-se a 30 de Julho de 2017. O observador declarou:

- "Eu estava tirando algumas fotos de uma visita incomum de um A340 da Lufthansa no aeroporto de Lisboa a partir da varanda da minha casa. Tirei várias fotos do avião fazendo sua aproximação final quando, através da viseira da câmera, avistei um objeto muito rápido passando atrás da aeronave. Supondo que um pássaro estivesse arruinando a minha foto, não me preocupei mais com isso. Ao baixar as imagens para o computador, vi um ponto escuro em uma das imagens. Logo pensei no suposto pássaro assumido e o ampliei. Foi quando descobri que não era um pássaro. Também parece não ser um zangão, devido à forma e o tamanho, mas especialmente porque usei o obturador de alta velocidade 1/2000 e nenhuma asa é visível, nem mesmo borrada. O movimento do objeto foi muito rápido e passou atrás do avião em uma fração de segundo, em linha reta de leste a oeste, no céu do sul. Estou relatando isso à Mutual UFO Network (MUFON) porque não sei o que é, e espero obter algum tipo de pista ou resposta sobre esse incidente."

- Filmagens de luzes estranhas perto do aeroporto internacional de Lisboa.

Curiosamente, também no mesmo ano de 2017 a 24 de Abril e perto do aeroporto de Lisboa, na zona dos Olivais, local onde mora a Sra. D. Esmer Vilão, a mesma captou com a sua câmara de vídeo um objeto bastante luminoso na direção de Porto Alto, perto do Montijo, até agora sem explicação.


O objeto encontra-se estático e de um momento para o outro, tem um deslocamento horizontal para a direita a uma velocidade considerável, até que para e faz o percurso inverso e torna a parar. Todo este movimento na horizontal e sem alteração aparente de altitude.

Neste ano de 2019, a 27 de Setembro e no decorrer de uma vigília OVNI organizada pela UFO PORTUGAL NETWORK, a Sra. D. Esmer voltou a captar com a sua câmara de vídeo outro objeto também muito curioso na mesma zona.


Convém referir que é uma zona de passagem de aeronaves que descolam ou aterram no aeroporto de Lisboa.

- Quase colisão de um OVNI e um avião da TAP ( Transportes Aéreos Portugueses ) *Fonte:  https://ufoportugal.blogspot.com/2013/03/ovni-quase-colide-com-aviao-da-tap-em.html

A 19 de Setembro de 1976 às 02h10mn da manhã, o voo TP241 de um Boeing 707 da TAP (Transportes Aéreos Portugueses) com o Comandante Eloy e 110 almas a bordo além da sua tripulação, sensivelmente no local onde a Sra. D. Esmer atrás citada captou décadas mais tarde muitas das suas imagens de luzes, (algumas ainda inexplicáveis) perto da zona do Montijo e após 6 minutos de descolar do aeroporto internacional de Lisboa, observaram umas luzes que interpretaram como faróis de outro avião. O problema é que essas luzes estavam em rota de colisão com o avião da TAP. Imediatamente gritaram para a torre de controlo: -"Vem um avião contra nós". Imediatamente procederam a uma manobra de emergência amplamente conhecida internacionalmente que foi fazerem uma curva apertada para a direita, para se afastarem do presumível avião. É relatado pela tripulação que esse objeto parou durante dois a três segundos em frente ao avião. Nessa altura ficaram perfeitamente visíveis as luzes brancas e bem definidas do objeto. Foi observado pela tripulação depois da passagem desse OVNI que o mesmo tinha luzes intermitentes nas extremidades. O Comandante Eloy João Weigrt de 53 anos, tinha já nessa altura 23.000 horas de voo e o seu Co-piloto, José Pinto de 32 anos já tinha 3.000 horas de voo.

Os controladores aéreos perplexos com o que tinham acabado de ouvir e como nenhum objeto estava a ser detetado nas telas dos radares, pegaram nos binóculos e observaram o OVNI.

Pela análise posterior à "caixa negra" do avião, confirmaram-se todos os elementos referidos pela tripulação, tanto os dados técnicos de voo como a conversação entre a tripulação.

Recentemente Professor Joaquim Fernandes esclareceu à UFO PORTUGAL que no decorrer do cruzamento de dados e registo e avistamentos ovni, foi possível chegar à conclusão que esse OVNI que quase colidiu com o avião da TAP ( voo TP241) a 19 de Setembro de 1976, perto do Montijo, 45 minutos antes estava a sobrevoar os céus de Teerão. Esse objeto percorreu 3.200 milhas em 45 minutos. A Força Aérea Iraniana enviou caças F-4 Phantom com ordens para abaterem esse OVNI o que obviamente não conseguiram. Convém frisar que na época, o Irão era um aliado dos EUA.

- Nem tudo são aviões.

Os incidentes perto de aeroportos são bem mais comuns do que possamos imaginar. Assim como digo muitas vezes que "nem tudo são OVNI´s", também posso dizer que "nem tudo são aviões". Acrescento também que muitas das vezes esses objetos não são registados nos radares quer militares, quer civis. Deve por isso haver muita atenção aos comentaristas de secretária e sem qualquer conhecimento quer do campo da ovnilogia, quer do campo da física, especialmente na área de fenomenologia atmosférica anormal. O público ao ouvir essas "sumidades" vai ficar mais desinformado do que informado. CUIDADO!!! - Paulo Cosmelli

Sem comentários:

Enviar um comentário