quarta-feira, 30 de outubro de 2019

10 anos para organizar todos os documentos OVNI de Stanton T. Friedman

Os arquivos de pesquisa OVNI de Stanton T. Friedman podem levar 10 anos a ser catalogados

Por Tebany Yune

Quando Stanton T. Friedman, físico nuclear e ufólogo de destaque, também conhecido como alguém que estuda fenômenos OVNI, faleceu em maio, arquivistas em New Brunswick, Canadá, já havia reunido a sua vasta coleção de documentos OVNI para preservação. De acordo com um relatório da Motherboard, são 50 anos de dados de OVNIs espalhados por toda parte - e os arquivistas terão que categorizar tudo.

Joanna Aiton Kerr, gerente dos arquivos provinciais em New Brunswick, descreveu os arquivos como um turbilhão de papéis. "Podemos encontrar uma única página de uma carta ou documento numa pilha, outra página noutro lugar do outro lado da sala, outra página dobrada num livro e assim por diante". A descoberta foi uma surpresa para outros ufologistas, que haviam assumido que Friedman era incrivelmente organizado, devido às suas apresentações completas e bem referenciadas.

Friedman era o mais famoso por ser o "investigador civil original" do incidente de OVNIs em Roswell em 1947. Durante esse evento, ele entrevistou uma testemunha e documentou a recuperação dos materiais não identificados encontrados, levando a ideia de naves espaciais extraterrestres à vista do público. Ele passou a maior parte de sua carreira debatendo a existência de extraterrestres, defendendo na Câmara dos Deputados dos EUA por mais transparência na pesquisa de OVNIs da Força Aérea, escrevendo livros sobre incidentes de OVNIs e criando hipóteses sobre as origens dos OVNIs.

Uma carreira como essa cria muita papelada e organizar os arquivos é um esforço gigantesco. Kerr disse ao Motherboard que 25 caixas foram processadas para exibição pública, mas ainda há muito mais a ser lavrado. Pode levar até 10 anos para catalogar tudo com os seus recursos atuais nos arquivos. Mesmo com dois funcionários em tempo integral dedicados a trabalhar exclusivamente na sua coleção, a quantidade ideal de ajuda necessária, ainda levaria de 3 a 4 anos. E a biblioteca atualmente não possui recursos para contratar arquivistas adicionais.

No entanto, os arquivos provinciais não se afastam da tarefa. Os arquivistas continuam a dedicar pelo menos um dia por semana estritamente à triagem através do trabalho de Friedman. "Definitivamente, existe uma demanda para ver os registros", disse Kerr, "e definitivamente sentimos a pressão para disponibilizá-los o mais rápido possível - mas também queremos fazer o trabalho corretamente".

O projeto atraiu o interesse de crentes e críticos dos OVNIs, especialmente à medida que mais mistérios celestes surgem aqui e ali.

"[A] coleção é como olhar através da tumba do rei Tut", disse um investigador à Motherboard. Talvez, no futuro, possamos usar as obras de Friedman como referência histórica, à medida que continuamos a aprender mais sobre esses avistamentos de OVNIs.

www.mic.com

Sem comentários:

Enviar um comentário