sábado, 1 de junho de 2019

OVNI: INTELIGÊNCIA EXTRATERRESTRE OU ARTIFICIAL?

José Antonio Caravaca (Espanha)

O notável investigador americano Rich Reynolds, vem trabalhando há alguns anos numa hipótese sugestiva que tenta explicar o fenômeno OVNI de um novo ponto de vista, algo distante da clássica teoria extraterrestre. Para Reynolds, OVNIs poderiam ser, na realidade, sondas de reconhecimento espacial, dirigidas por máquinas inteligentes (inteligência artificial) que rastreiam o Universo em busca de vida, por diferentes razões.

Como diz o ufólogo americano nos seus escritos: "Eu proponho a possibilidade de que as máquinas inteligentes sejam a tripulação do OVNI ou sejam os próprios OVNIs". Na sua origem Reynolds, assegura que eles poderiam vir de "outra dimensão, um universo paralelo, do futuro (ou passado), ou de civilizações extraterrestres avançadas da galáxia ou do mesmo universo". Rich Reynolds baseia-se nos trabalhos teóricos do matemático húngaro Von Neumann, que considerou que num futuro próximo seria possível que uma máquina pudesse fabricar outra máquina mais complexa do que ela própria.

Alan Lazalde, um especialista em inteligência artificial, explicou em um relatório: "Vamos considerar que as máquinas normais só constroem máquinas mais simples que elas mesmas. Por exemplo, os robôs das linhas de produção industrial, que são muito mais complexos que os artefatos que produzem em série. Certamente nós, seres humanos, ainda não conseguimos conceber seres mais complexos que nós. No entanto, a evolução sugere que os organismos vivos podem dar origem a formas de vida mais complexas.

Uma máquina de auto-reprodução deve ser capaz de evitar sua degeneração em formas mais simples. Agora, imagine aquela máquina acompanhada de algumas gotas de caos, propensas a mutações, e eventualmente gerem uma ou mais máquinas mais complexas ... Então começa a magia da vida artificial.

Para Reynolds, os OVNIs seriam a prova de que a inteligência artificial foi artificialmente criada ou gestada em algum lugar do universo e se desenvolveu como uma civilização própria com seus próprios interesses e motivações.

Seguindo essas premissas, Rich Reynolds teorizou o seguinte: "Uma civilização extraterrestre, com milhões de anos de idade, poderia ter criado uma série de máquinas inteligentes que foram enviadas para o espaço num projeto para explorar o Universo em busca de vida inteligente." Poderiam esses computadores com "superinteligência" ser responsáveis ​​pelo fenómeno OVNI?

Sem comentários:

Enviar um comentário