sexta-feira, 28 de junho de 2019

Luzes no céu em Pernes Portugal

O UFO Portugal Network recebeu um relato de uma observação da qual passa a transcrever o relato da primeira pessoa.

Localização - Pernes - Portugal

Testemunha - Sra. Maria Cipriano

Data - 18-19/06/2019

Horas da observação - 00:30/01:00AM

Relato...
"As primeiras luzes vi as na noite de 18/19 por volta da meia noite e meia até por volta da 1. Estava acompanhada e não fui eu que as vi inicialmente mas depois como continuaram acabei por ver. Eu estou na parte sul da serra junto á primeira cordilheira mais baixa e mesmo encostada á encosta havia nuvens parecia um projetor de uma discoteca mas depois como continuaram vi com mais clareza que não podia ser porque era entre as nuvens mesmo no céu tinham várias cores azul rosa ou sem cor. Movimentava se num espaço vimos durante algum tempo e depois parou e depois voltou novamente até parar por completo.

Cheguei a pensar que seria uma discoteca ou as luzes de um carro. mas não podia ser porque por cima de nós não havia nem povoações ou estradas era só a serra e a povoação mais próxima é aquela pedreira dos dinossauros.

As segundas luzes foi no sábado para domingo também por volta dessa hora mas eu estou sozinha a conduzir venho de Pernes para casevel e começo a ver também por cima da serra mais para oeste onde eles chamam serra de s. Antônio no meio das nuvens também luzes com cores aí pareciam relâmpagos mas estavam circunscritos a um espaço durante algum tempo também e depois parou. A serra tinha nuvens".

UFO Portugal Network

O UFO Portugal Network desconhece qualquer tipo de eventos festivo nos referidos dias 18 e 19 de junho, terça-feira e quarta-feira na região!

Visto o local mencionado não ser densamente povoada, o grau de estranheza desperta a curiosidade a fim de encontrarmos uma resposta plausível para o fenómeno avistado.

Temos conhecimento de que nos últimos dias houve alguma actividade militar nocturna no país, incluindo o vôo de uma aeronave da FAP C - 295, com vôo regular sobre a região de Vila Franca de Xira de Xira.

Contudo o relato do fenómeno, descrição das luzes não se enquadra nos tradicionais balões populares ou led's, libertados por todo o país durante as festividades de São João, que decorreram nos dias 22 e 23, o que pode de alguma forma coincidir ou não com a segunda observação.

Podemos estar perante um fenómeno natural, porém a descrição do fenómeno continua a ser intrigante.

Devido às condições climatéricas, a observação de Satélites a olho nu, são completamente nulas, o que podemos descartar de imediato.

Infelizmente não houve um registo fotográfico ou vídeo que nos pudesse condiz numa análise visual de forma a se obter uma percepção do que a testemunha observou.

Solicitamos a quem observou o mesmo fenómeno, que entre em contacto com o UFO Portugal Network através do e-mail ufo_portugal@sapo.pt.

Toda e qualquer informação será bem vinda.

2 comentários:

  1. Se for Pernes na zona de Alcanena, Santarém penso que seja algo que não é de agora. Já várias vezes nos últimos anos vi luzes que de normal nada se possa considerar. Descarto a hipótese de aviões, meteoros ou satélites...

    ResponderEliminar
  2. Este caso faz-me recordar algo uqe vi há cerca de 20 anos. Curiosamente estive muitos anos sem me recordar desse evento, sem qualquer memória. Estava no sótão de casa dos meus avós perto da praia no Algarve e reparei que o ceu tinha uns tons avermelhados, era de noite já tarde perto da meia noite. Fui à janela e vi o céu nublado, achei estranho era Verão e momentos antes estava limpo. Foi então que vi umas luzes no céu, pensei inicialmente que era um projector de uma discoteca mas depois percebi que as luzes eram de algo que estava dentro daquela neblina que cobria o céu. Fui chamar a minha mãe que me proibiu de sair à rua pois achava essas luzes perigosas, disse-me que puxavam as pessoas, havia memórias de casos como o da Aldeia Nova. Mas a curiosidade falou mais alto e eu fui à açoteia da casa e vi luzes circulares a girar dentro a neblina mas o curioso é que vieram colocar-se por cima da casa a girar mais rápido. Não eram luzes fortes, eram fracas e amareladas e não se ouvia qualquer ruído. Voltei para dentro de casa e depois tenho um lapso de memória, recordo de uma meia hora depois estar à janela e ver aquilo já ao longe a afastar-se muito lentamente da vila. Saudações

    ResponderEliminar