quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Spotter regista em foto OVNI em Lisboa?

Localização - Lisboa

Data - 30/07/2017 - 15/09/2017

Testemunha - Sr. Pedro Silva

Relato da testemunha...
"Conheci apenas hoje o vosso blog UFO Portugal e achei que talvez vos interessa-se os meus relatos.
Sempre fui um céptico em relação ao fenómeno OVNI, contudo o ano passado fiz duas fotografias nas quais aparecem "anomalias" que não consigo explicar. 

Faço muito fotografia a aviões que vejo passar na janela de minha casa em Lisboa.
As fotos que envio (uma do dia 30 de Julho de 2017, outra do dia 15 de Setembro) foram por mim reportadas à Mufon sem obter qualquer resposta.
Daí contactar-vos agora. 

Se puderem ajudar a identificar ou despistar outro tipo de objecto mais "comum" agradeço pois esgotei as minhas hipóteses.

A primeira foto (30 Julho) trata-se de um objecto sólido com brilho metálico rosado, que surge bem acima da cauda de um avião da Lufthansa.
Nem a fotografia anterior nem a seguinte (usando o disparador em sequência) apresentam o objecto, o que dá uma ideia da velocidade.

A segunda (15 Setembro) é um objecto que parece ter luz própria, feito de "gomos", que embora pareçam aleatórios possuem alguma simetria. 

A mesma situação em sequência: nem na foto anterior nem na seguinte aparece o objecto.

Um dado importante nestes avistamentos é que ambos só foram detectados depois de descarregar as fotos no computador, quando as estava a visionar. 

Apenas na de 30 Julho julguei aperceber-me de algo a cruzar o meu campo de visão periférica e fui ver a foto".

O ano 2017 foi marcado na aviação civil em especial, devido ao manuseamento indevido de drones no espaço aéreo onde decorrem vôos de aproximação, aterragem ou descolagem do Aeroporto de Lisboa.
Tema polêmico que fez bastante manchete na imprensa nacional.

Porém existem outras possibilidades a ter em conta como objecto alvo, próximo da lente 'inseto, aves etc', que por vezes devido ao seu vôo rápido + processamento de obturação da câmera, criam efeitos discoidal.
Porém ao realizar zoom sobre a imagem, ficamos com a percepção de que o objecto alvo parece estar bem acima do avião!
Isto se não estivemos perante uma ilusão de óptica.
E se estiver efectivamente acima da aeronave, esse objecto apresenta ter um tamanho considerável.
Este não é o primeiro incidente reportado ao UFO Portugal Network que envolve aviões e estranhos objectos em plena Lisbos, da qual as pessoas ficam sem perceber o que realmente observaram.

É fácil podermos criar um argumento, explicação para um determinado registro fotográfico!
Exemplo da segunda fotografia que nos parece mostrar um conjunto de balões.

Este é um assunto que ainda têm os seus tabus, acreditasse que outros Spotters na área da grande Lisboa, podem não só ter observado anómalias aéreas como também feito o seu registo fotográfico.

Para análise e comparação na segunda foto foi adicionado um segundo objecto digitalmente de forma a poder comparar os pixels.
"Objecto circular branco"


Na terceira imagem e já com a referida (análise) o erro foi detectado.
O programa simplesmente detectou onde estava a manipulação eliminando esta, de forma a sabermos que o objecto "Alvo" reportado é autêntico.


O objecto alvo após a verificação do programa não desapareceu o que indica estar enquadrado na foto original.

Se observou algo de anômalo pode reportar para: ufo_portugal@sapo.pt

6 comentários:

  1. Muito relativo.
    Um ponto só isso.
    Não digo que não seja terrestre, mas tb não digo que seja um inceto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "inceto"?
      Que raio é isso?
      Terrestre não é de certeza

      Eliminar
  2. Agradeço a análise, mas permitam-me acrescentar, em relação à hipótese insecto, que se estivesse próximo da lente ficaria desfocado, o "objecto" tem a mesma qualidade de foco que o avião. Quanto ao segundo caso, os balões, sim foram o que me pareceu numa primeira análise, só não entendo como é que não surgem na foto anterior nem na seguinte, quando as fotos foram tiradas com disparador automático sequencial, no modo velocidade? Cumps, Pedro (o autor das fotos)

    ResponderEliminar
  3. ola sou brasileiro pra mim isso ai e fraude, a foto foi colorida idiotamente, e nas outras fotos o objeto não apareceu porque ele não estava la simples assim.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Não existe fraude nas fotos.
    As imagens antes de serem divulgadas são analisadas através do fotorensis afim de sabermos se houve retoque ou truque digital.
    Este tipo de foto é muito comum quando se realiza fotografia a um determinado alvo, onde o objecto como segundo alvo não fica no enquadramento.

    ResponderEliminar