quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS

CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS


A Falsa informação e seus seguidores…

Este é daqueles temas muito polémicos pois existem muitas pessoas acreditando na sua própria mentira e levando os outros acreditando na sua mentira.

Esta tem sido uma grande polémica que leva seguidores a acreditar num mundo imaginário e de profecias que não existiam antes mesmo da bíblia sagrada.

Em determinados temas como a espiritualidade nos últimos anos se tem observado seguidores e fanatismo como crença fora do controlo das pessoas.
O que será que está a mudar estas pessoas?
Porque será cada vez mais existem mais pessoas se afirmando salvadores da humanidade como também Mestres Espirituais e mesmo alegando serem Mediúnicos!


Falsos Profetas e Apaziguadores:Os Inimigos da Libertação Espiritual

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o Reino dos Céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar os que estão entrando."

A época dos falsos profetas! Quantas vezes já não se ouviram esta frase, relacionada ao tempo presente. A esse respeito, as pessoas têm excepcionalmente razão!
Todas as lideranças das inúmeras formas de religião e tendências filosóficas, cujas doutrinas não tenham como base a Verdade, assim como todos os "mestres" dos movimentos místico-ocultistas, fazem parte do grupo de falsos profetas. Nunca houve tantos deles como agora.
A eles se junta o grupo dos apaziguadores, cuja missão é manter a humanidade dormindo espiritualmente, retirando cuidadosamente do seu caminho qualquer coisa que possa inquietá-la. Não são necessariamente representantes de alguma religião, mas, principalmente, diversos cientistas e "especialistas", que costumam colocar "panos quentes" em todos os acontecimentos abaladores por que passa a Terra e a humanidade, sejam terramotos, maremotos, furacões, alterações climáticas, epidemias, miséria, violência, crises económicas, inquietação e angústia íntimas, etc. Todos esses acontecimentos, que são avisos insistentes da nossa época, assim como a intuição bem clara de muitos sobre "algo" que está para vir, são por eles convenientemente explicados em termos tranquilizadores ou simplesmente ignorados, quando não menosprezados.
A revista Veja de 25 de Março de 1992 trouxe uma matéria sobre o livro "Fim de Século", do americano Hillel Schwartz. Transcrevo abaixo as considerações daquele autor sobre a condição humana:
"Uma raça de bobos. É nisso que a humanidade se transforma sempre que o calendário aponta para os últimos anos de cada século. Como marionetas de duas faces, ou como o deus romano Jano — o que olhava para dois lados ao mesmo tempo — os cidadãos se regozijam com os prenúncios de uma ‘nova era’ e, ao mesmo tempo, têm explosões de melancolia, dividem-se entre a doce tristeza do fim e as promessas incertas do recomeço. Ocorre que esse pequeno alvoroço que ocorre de 100 em 100 anos constitui para a própria humanidade uma ilusão teatral irresistível, uma espécie de conto-do-vigário em que todo mundo cai com prazer."
Aqui um comentário da revista: "No longo capítulo que trata do século XX e da forma como a humanidade olha hoje para o ano 2000, Schwartz explica que, por civilizado, o homem de hoje não está a salvo de ser enredado por profecias catastróficas semelhantes às do passado, como a das possíveis tragédias causadas pelo buraco na camada de ozónio da atmosfera ou do rompimento da cadeia alimentar marinha causada pela pesca do kril na Antártida."
Relatos desse tipo são como antolhos oferecidos à humanidade, para que ela possa continuar deslizando seguramente para baixo, com renovada tranquilidade, livre de sobressaltos incómodos.
Reproduzo a seguir meu comentário a respeito do citado livro, não publicado pela revista:
"Contrariamente ao que afirma o Sr. Hillel Schwartz em seu livro ‘Fim de Século’, a humanidade não se transforma numa raça de bobos a cada final de século. O que ocorre é que as pessoas trazem em si, inconscientemente, o saber de que não poderão fugir de um Juízo Universal, cuja notícia todos os povos receberam em épocas bem determinadas, tendo sido alertados através de profecias ou de relatos de videntes especialmente agraciados para isso. E esse acontecimento se dá agora, em nossa época. Nós já estamos no Juízo Final. Nunca, em tempo algum da história humana houve um acumulo tão grande de catástrofes naturais, alterações climáticas, perturbações atmosféricas, doenças, etc. Só não percebe isso quem realmente não quer, como é o caso do Sr. Hillel Schwartz, que prefere escarnecer disso com a política do avestruz. Seu livro presta um grande serviço às pessoas que, indolentes, se deixam levar por suas ideias. Pessoas que poderiam, observando mais atentamente os acontecimentos de nossa época, sentir ainda o indispensável impulso para a busca da Verdade, logrando obter assim a sua própria salvação."
Não são apenas livros desse tipo que servem para manter as pessoas dormindo. Qualquer comentário no intuito de tranquilizar os seres humanos a respeito das graves advertências do Juízo, que se manifestam hoje principalmente através de tragédias humanas e catástrofes da natureza, longe de poder ajudá-los, contribuem para que percam a última possibilidade de salvação, o último lapso de tempo que lhes resta para acordarem do seu sono de chumbo.
Outro exemplo: Em Setembro de 1997, quando o mundo se deu conta de estar frente ao maior "El Niño" já visto (ver detalhes no Capítulo 4 - tópico Clima), um cientista, doutor em meteorologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, publicou num jornal brasileiro de grande circulação um artigo intitulado "A Desmotivação do El Niño". São dele essas palavras:
"A excessiva desmotivação do El Niño pode fazer perder de vista o que ele realmente é na realidade, ainda que espectacular por seus efeitos: uma variação absolutamente natural do sistema climático do planeta, que existe há dezenas de milhares de anos e continuará a existir. Longe de considerá-lo um 'El Diablo', o melhor é aprender a conviver pacificamente com ele. Ainda mais quando a ciência permite uma razoável previsão do fenômeno e de seus efeitos. É o que se espera de uma sociedade que usa com inteligência o conhecimento científico disponível e que sabe observar a natureza e conviver com ela."
Abaixo, a minha contestação, por coincidência também não publicada:
"Absolutamente inoportuno, para dizer o mínimo, o artigo intitulado 'A Desmotivação do El Niño'. São posições como essas, falsamente tranquilizadoras, que contribuem para manter a humanidade dormindo no aconchego de sua indolência espiritual. Seria interessante saber do Sr. Carlos se ele também considera absolutamente naturais os efeitos catastróficos do El Niño de 82/83... Acontecimentos extraordinários como o El Niño são exortações gravíssimas da natureza, e as alterações climáticas decorrentes constituem revides à ação humana desagregadora do meio ambiente. Essas catástrofes deveriam ser suficientes para que pelo menos uma parte da humanidade acordasse ainda em tempo, e voltasse a viver de modo sadio e útil na Criação. Mas, infelizmente, a maioria dos seres humanos aceita placidamente qualquer lenitivo científico que os desobriguem de pensar por si mesmos. Preferem continuar dormindo, embalados por cantilenas intelectivas, enquanto o mundo rui à sua volta."
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por sua vez, quer declaradamente evitar a visão apocalíptica do terceiro milénio. Segundo o presidente daquela entidade "a passagem do milénio não deve suscitar atitudes fatalistas." Em Roma, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, presidente da "Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé" (denominação actual do antigo "Santo Ofício", eufemismo que substituiu a Inquisição de 1908 a 1965), reafirma que a 3ª Mensagem de Fátima não será divulgada, apesar de, segundo ele, "tratar de fé". O cardeal esclarece também que a 3ª Mensagem de Fátima não se refere ao futuro e nem ao clero.
1
Tranquilizantes receitados por médicos podem causar dependência física; tranquilizantes para a alma, porém, acarretam a destruição do espírito!
O escritor russo Leon Tolstoi já havia percebido, no século passado, a indiscutível tendência das pessoas de não querer encarar a realidade. O trecho transcrito abaixo é de seu famoso romance "Guerra e Paz", escrito entre os anos de 1865 e 1869, e que retrata a sociedade russa na época das guerras napoleónicas:
"Quando o inimigo [as forças napoleónicas] se aproximavam mais e mais de Moscovo, a atitude dos habitantes da cidade, com relação à sua condição, não foi de maior seriedade e preocupação; pelo contrário, eles se tornaram mais frívolos, como sempre acontece com as pessoas, quando vêem aproximar-se delas um grande perigo [grifo meu]. Sempre que um perigo se aproxima, o homem ouve duas vozes, igualmente fortes, em seu interior. Uma delas, sensata, lhe diz para levar em conta a natureza do perigo e procurar evitá-lo. A outra, ainda mais fundamentada, afirma que lhe será muito difícil e penoso pensar no perigo, já que não está nas mãos do homem resolver tudo e escapar da marcha geral dos acontecimentos; portanto, o melhor a fazer é ignorar esse problema penoso, enquanto ele não chega, e pensar apenas no que é agradável. Quando um homem está isolado, ele sempre dá ouvidos à primeira voz, mas, em sociedade, à segunda. E foi o que aconteceu com os habitantes de Moscovo. Há muito tempo não se via em Moscovo tanta alegria e divertimento como naquele ano."
Também os falsos profetas não ficam atrás em sua obra devastadora. Aqui a arma principal é a mentira. E, novamente, são atingidos por essa arma todos os que são fracos no espírito, isto é, preguiçosos, que não se animam em analisar com objectividade tudo com que se deparam.
Com um mínimo de vivacidade espiritual poder-se-ia reconhecê-los facilmente. Nenhum deles fala sobre a necessidade de as pessoas esforçarem-se pessoalmente para o bem. Como esforço próprio eles entendem, no máximo, engajamento em rituais místicos, contribuições monetárias, orações e mantras recitados mecanicamente e, também, cumprimento de promessas...
Como é deprimente, por exemplo, ver um ser humano mortificar o seu corpo, na ilusão de com isso agradar o seu Criador. Como se Ele consentisse mercadejar Suas graças, e ainda através de jejum, andar de joelhos, carregar pesos e tantos outros disparates oriundos da vaidade fantasiosa, fomentada pelo raciocínio torcido. E o ser humano prefere realmente sujeitar-se a tais coisas ao invés de tomar uma única e firme resolução de se modificar para o bem, o que unicamente seria de proveito para ele.
"Farão prodígios, e seduzirão milhões!"
Essa advertência bíblica sobre os falsos profetas é claríssima. E não é isso mesmo o que se assiste diariamente? Mas os prodígios que eles fazem, ou que dizem fazer, vêm todos de encontro às fraquezas humanas: curas milagrosas de doenças, iniciação nos mistérios do "oculto", melhoria das condições terrenas sem esforço próprio, açulamento da vaidade, garantia prévia de um lugar no céu, etc.
Há cultos religiosos em que as pessoas se dizem curadas de enfermidades físicas, durante seu desenrolar, por obra directa de Jesus ou do Espírito Santo. Assim pelo menos crêem e querem fazer crer os que dirigem esses cultos. Há inúmeros relatos disso, o que faz evidentemente crescer o número de adeptos e a influência da respectiva igreja ou seita. Um certo dirigente chegou inclusive a ameaçar quem não se manifestasse de viva voz após uma sessão de cura colectiva: "Milagre não confessado, o diabo anula!", advertia.
Sem tomar em consideração a possível existência de fraudes em alguns casos, vamos focalizar aquelas situações em que as pessoas agraciadas dão realmente provas de terem sido auxiliadas em suas doenças ou problemas físicos, confessando isto com júbilo e convicção.
Se tais pessoas foram realmente ajudadas, então o mérito é somente delas. Sim, porque ao abrirem suas almas com fé e humildade, implorando sinceramente por alívio de seu sofrimento, elas alcançam com este pedido profundamente sentido uma região da Criação de onde pode advir auxílio. Se suas almas não estão demasiadamente pelo pecado, se a vontade intuitiva for realmente pura, então é possível ancorar-se nela ou em seu ambiente mais próximo algum auxílio verdadeiro, proveniente daquela região. A intercessão verdadeira actua de maneira análoga, mas nesse caso também é necessário que a pessoa a quem é solicitado auxílio esteja apta a recebê-lo; em outras palavras, que em sua alma possa ancorar algo luminoso. Não é difícil compreender que numa alma escura, coberta de pendores, nunca poderá ancorar-se algo de bom. A Justiça perfeita que tudo abrange não admite tal arbitrariedade.
Contudo, as pessoas dos mencionados cultos, que foram ajudadas, acreditam que Jesus operou pessoalmente a sua melhoria, e que isso não teria sido possível sem a intervenção do dirigente do culto. Elas deveriam, ao contrário, elevar seus agradecimentos tão somente ao seu Criador, a Quem unicamente cabe louvor pela perfeição e sabedoria que se manifestam nos efeitos das Leis da Criação.
Certa vez vi um cartaz conclamando para um grande encontro religioso num estádio de futebol. No cartaz aparecia, entre outras coisas, uma foto do dirigente principal do movimento religioso ao lado de uma frase sua. A frase dizia que "Deus teria de se mostrar no Estádio"(!) O tal dirigente acreditava que poderia obrigar o Todo-Poderoso Criador a manifestar-se no estádio, para provar a legitimidade dele, do dirigente. Não sei o que ele se propunha a fazer, mas seja o que for que tenha acontecido de inusitado, de teatral, foi certamente considerado como uma prova da presença divina.
Algumas das autuações dos falsos profetas são tão flagrantemente falsas que as consequências de seus actos mostram-se já pouco tempo depois, deixando clara a verdadeira natureza deles. Alguns exemplos mais notórios:
Em Novembro de 1978, o dirigente de uma seita na Guiana, pastor Jim Jones, promoveu o suicídio colectivo de todos os adeptos: morreram 914 pessoas.
Em Março de 1993, pelo menos setenta seguidores da seita "Ramo Davidiano" morreram queimados num incêndio que, segundo consta, foi provocado por eles mesmos. O dirigente da seita, David Koresh, pregava palavras messiânicas misturando sexo, liberdade e resolução. Ele também dizia ser Deus.
Em Outubro de 1993, 53 habitantes de uma vila no interior do Vietnã cometeram suicídio colectivo. O responsável pelo desatino foi Cam Vam Lien, que recebeu vultosas somas em troca da promessa de um caminho rápido para o céu.
Em Outubro de 1994, 53 membros da "Ordem do Templo Solar" morreram num suicídio colectivo, incluindo o fundador da seita, o médico canadense Luc Jouret, que julgava ser um novo Cristo e pregava que o fim do mundo estava próximo. Os integrantes da seita acreditavam que, matando-se, viajariam para a estrela Sirius e lá teriam uma vida bem-aventurada. Em Dezembro de 1995, outros 16 membros da seita preparam por conta própria uma segunda excursão a Sirius; eles estavam ressentidos por não terem sido convidados para a primeira viagem. Dois integrantes do grupo preparam 14 homens, mulheres e crianças para essa segunda jornada, encapuzando-os com sacos plásticos e embebendo com gasolina seus corpos estendidos no chão, em formato de estrela. Atearam fogo a eles e depois se mataram com uma arma. Em Março de 1997, mais cinco membros da seita se mudaram para Sirius.
Em Março de 1995, membros da seita japonesa "Ensino da Verdade Suprema", provocaram um atentado com gás tóxico no metro de Tóquio, matando dez pessoas e ferindo cerca de cinco mil
2. Fundada em 1984, a seita tinha originalmente o nome de "Associação dos Eremitas Legendários com Poderes Miraculosos". O líder da seita, Shoko Asahara, que é cego e se considera a reencarnação de Buddha, dizia ser capaz de levitar e chamava Adolf Hitler de profeta. Ostentava os títulos de Sua Santidade, Venerando Mestre e Salvador do Século. Dizia que o mundo iria acabar em 1997 e somente sobreviveria quem fosse membro do grupo. Os membros tinham de doar seus bens à seita e desembolsar até 10 mil dólares para ter o direito de beber o sangue do mestre. Já os menos abastados podiam, por 200 dólares, tomar alguns goles da água suja do banho do guru. Os seguidores provocavam vómitos para expiar as culpas e 50 deles foram encontrados posteriormente em estado de coma, após um jejum de uma semana. Investigações policiais descobriram nos prédios da seita todos os ingredientes para a fabricação do gás sarin (utilizado no atentado de Tóquio), além de componentes de nitroglicerina, estuques de bactérias do botulismo, instalações para fabricação de armas de assalto e uma máquina de triturar ossos. Há indícios que a seita planejava comprar blindados russos e ogivas nucleares. Em Maio de 1995 a seita de Asahara computava 10 mil seguidores no Japão e cerca de 20 mil em outros países.
Em Maio de 1996, o profeta chinês Wu Yangming foi executado com uma bala na nuca, depois de ter sido condenado por estupro. Wu, que se auto proclamava a reencarnação de Jesus Cristo e se intitulava futuro Imperador Sagrado, prometia o apocalipse a uma multidão de seguidores. Um relatório oficial do governo informava que, às mulheres (algumas de apenas 14 anos), Wu prometia a salvação em troca de sexo. Quando a polícia deu uma batida na aldeia onde ele se escondia, encontrou-o na cama com três de suas discípulas.
Em Março de 1997, 39 membros da seita americana "Portal do Céu" cometeram suicídio colectivo, na expectativa de que se desenvencilhado de seus corpos (chamados por eles de contêineres) embarcariam num disco voador que os aguardava escondido na cauda do cometa Hale Bopp. O líder da seita, Marshall Applewithe, que fora castrado para se purificar, acreditava ser um novo Cristo, com a missão de apresentar aos homens "um nível de evolução acima do humano". Em 1993, ele havia publicado anúncios em vários jornais americanos e canadenses fazendo sua "última oferta" para quem quisesse se salvar. São dele também essas significativas palavras: "Nossa missão é exatamente a mesma conferida a Jesus Cristo há dois mil anos. Eu estou para a sociedade de hoje na mesma posição em que estava a alma que habitava o corpo de Cristo. Estou aqui, portanto, para cumprir a última tarefa, prometida há dois mil anos. Como prometido, as chaves do Portal do Céu estão novamente no Ovni 2, como estavam em Jesus e seu Pai há dois mil anos."
Em Março de 1998, uma multidão se aglomerou em frente ao número 3.513 da Ridgedale Drive, um subúrbio de Dallas, capital do Estado americano do Texas. Elas esperavam a chegada do Criador naquele endereço, anunciado com bastante antecedência pelo chinês Heng-Ming Cheng, líder da "Igreja da Salvação Divina". Duas semanas antes do evento, Chen afixou um cartaz na porta do referido endereço com os seguintes dizeres: "São todos bem-vindos para testemunhar a chegada de Deus, no próximo dia 31 de Março, às 10 horas. (...) Qualquer um poderá fazer perguntas sobre religião, teologia e as sagradas escrituras diretamente a Deus." Para provar que seria Ele mesmo, o Criador atravessaria paredes e se multiplicaria em milhares de seres humanos, para cumprimentar cada um dos presentes e responder a perguntas em qualquer idioma.
Observando esses casos tão grotescos, fica difícil compreender como foi possível haver pessoas que se deixassem seduzir por falsos profetas dessa estirpe, que têm esse título estampado nas testas. E não foram uma ou duas pessoas, mas dezenas e até centenas, milhares no caso da seita japonesa.
Os movimentos ditos "apocalípticos" provocam na verdade um dano muito maior do que o revelado quando de seus desmantelamentos. Em primeiro lugar, ao fazerem a pregação do "fim do mundo", "dos últimos tempos", do "Armagedon" e assuntos análogos, de forma tão absurdamente errada e ridícula, provocam nas pessoas sensatas uma compreensível repulsa por qualquer menção ao fim de uma era, e conseqüentemente também de um Julgamento Final
3.
Essas pessoas tapam então os olhos e ouvidos imediatamente diante de qualquer coisa que lhes pareça ter um ar escatológico. Pondo tudo numa panela só, elas não poderão, evidentemente, verificar com imparcialidade se no meio de toda essa tolice existe algo que se coadune com a Verdade. As trevas obtêm dessa maneira a vitória que realmente lhes interessa: a de afastar os seres humanos de qualquer pensamento a respeito do Juízo Final, fazendo com que eles, em virtude dessa negligência (que não deixa de ser também indolência), acabem se perdendo.
E este processo já vem de longa data. Segue abaixo um relato cronológico das maiores sandices já divulgadas a respeito do "fim do mundo" e assuntos análogos:
No ano 960 da nossa era, um alemão de nome Bernard anunciou que o fim do mundo se daria quando a sexta-feira santa coincidisse com a anunciação da Virgem. Quando isso ocorreu, em 992, a cristandade, temerosa, acorreu em massa às igrejas para rezar.
Em 1179, o astrólogo Juan de Toledo previu imensas catástrofes para o ano de 1186, que poderiam levar ao fim do mundo e ao Juízo Final. O pânico se alastrou pela Europa e Oriente Médio. O arcebispo de Canterbury decretou uma semana nacional de penitência. O imperador de Constantinopla mandou murar todas as portas e janelas do seu palácio, enquanto uma grande parte da população cavava para si abrigos subterrâneos ou refugiava-se em cavernas e grutas.
Em 1523, um astrólogo inglês anunciou que o fim do mundo fora marcado para o dia 21 de fevereiro de 1524, e que começaria com a destruição de Londres por um dilúvio. O pânico foi tal que mais de 20 mil pessoas abandonaram a cidade para se refugiar nas colinas dos condados de Essex e Kent. O clero local construiu para si uma fortaleza na colina de Harrow, e lá se instalou com provisões para dois meses.
O anabatista alemão Melchior Hofman anunciou a volta de Cristo à Terra para 1533, quando o mundo seria destruído pelo fogo, com exceção da cidade de Estrasburgo, que se tornaria então a Nova Jerusalém. Muitos adeptos se desfizeram de todos os bens terrenos para salvar suas almas.
Em 1693, Jacob Zimmerman calculou que o fim do mundo teria lugar em outubro de 1694, e fundou uma colônia na Pensilvânia para aguardar lá a chegada do Juízo Final. Seus discípulos construíram um tabernáculo de madeira com um telescópio no telhado, para poderem observar o céu e os astros no momento final.
Em 1806, uma albergueira inglesa de nome Mary Bateman anunciou que uma de suas galinhas punha ovos sobre os quais se podia ler "Cristo está chegando". Ela havia tido uma revelação de que o mundo seria destruído pelo fogo, e que o Juízo Final viria quando a galinha agraciada tivesse botado 14 ovos com a inscrição sagrada.
Depois de estudar a Bíblia por dois anos, em particular o Livro de Daniel, William Miller se convenceu de que o mundo seria destruído pelo fogo no ano de 1843. A partir de 1840 o número de seus adeptos começou a crescer, até atingir centenas de milhares por toda a costa leste dos Estados Unidos. No início do ano fatídico ele construiu um tabernáculo em Boston, para cuja consagração acorreu uma multidão de quase 4 mil pessoas.
Em 1844, uma vidente do Hawaí, chamada Hapu, anunciou que fazia parte da Santíssima Trindade juntamente com Jesus e Jeová, e ameaçou com os piores castigos divinos aqueles que se recusassem a crer em suas palavras. O sucesso com os havaianos foi imediato quando ela afirmou que não era mais necessário trabalhar, já que o fim do mundo estava próximo.
Em 1895, um sacerdote protestante publicou um livro em Berlim em que anunciava o fim do mundo para 1908. Havia lá a previsão de uma guerra européia para 1897, o aparecimento de um novo Napoleão em 1899, um enorme terremoto em 1904, a ascensão ao céu dos 144 mil eleitos em 12 de março de 1908 e outras coisas semelhantes...
No início do século, os adeptos da seita russa "Irmãos e Irmãs da Morte Vermelha" estavam certos de que o fim do mundo ocorreria no dia 13 de novembro de 1900. Convencidos de que deveriam suicidar-se, 862 deles decidiram morrer na fogueira. Quando a polícia chegou, já havia uma centena de irmãos carbonizados.
Alguns anos depois da tragédia na Rússia, o arcanjo Gabriel apareceu à jovem americana Margaret Rowan, comunicando-lhe que o fim do mundo seria exatamente à meia-noite da sexta-feira, 13 de fevereiro de 1925.
Em 1938, um pastor protestante chamado Long teve a visão de uma misteriosa mão escrevendo numa espécie de quadro-negro a data "1945", enquanto uma voz lhe comunicava que o fim do mundo teria lugar no dia 21 de setembro daquele ano, às 17h33min, momento em que tudo o que houvesse na face da Terra se vaporizaria e se desintegraria. Long angariou milhares de adeptos com sua história.
Na década de 50 a canadense Agnès Carlson fundou uma seita denominada "Os Filhos da Luz", com a promessa de que o fim do mundo aconteceria em 9 de janeiro de 1953.
No dia 18 de maio de 1954, os engenheiros da cidade de Roma encarregados de cuidar do Coliseu constataram o aparecimento de grandes fissuras no monumento, que ameaçavam fazê-lo desabar. Foi o que bastou para um profeta de plantão anunciar que aquilo era o sinal do começo do fim, e que o mundo seria completamente destruído no dia 24 de maio daquele ano, ou seja, seis dias depois. Em seu livro O Fim do Mundo, Maurice Chatelain narra o que aconteceu: "Milhares de romanos se precipitaram para o Vaticano, a fim de pedir ao papa que os absolvesse de seus pecados. Mas o papa os mandou de volta sem absolvição, explicando-lhes que, se o fim do mundo estivesse para chegar, ele seria certamente o primeiro a saber. Interrogando-se então sobre a serventia de um papa que não era sequer capaz de absolvê-los de seus pecados, os romanos voltaram em massa para a Praça de São Pedro, na segunda-feira, 24 de maio, para lá aguardar o fim do mundo e o Juízo Final. Mas o fim do mundo não ocorreu, e alguns operários foram mandados para reparar as paredes do Coliseu."
Em 1960, o médico italiano Elio Bianco fundou uma seita denominada "Comunidade do Monte Branco", com cerca de 40 discípulos. Segundo Bianco, o mundo seria destruído no dia 14 de julho de 1960, às 01h45min, pela explosão de uma bomba americana ultra-secreta.
Ainda na década de 60, astrólogos hindus chegaram à conclusão de que o mundo acabaria em 4 de fevereiro de 1962, por conta de uma conjunção do Sol, da Lua e mais 5 planetas. Segundo Maurice Chatelain, milhões de crentes caíram de joelhos, implorando à deusa Chandi Path que os poupasse e fazendo queimar quase duas toneladas de manteiga para apaziguar sua cólera. Como nada aconteceu na data estipulada, concluíram que a deusa atendera suas preces.
No dia 13 de maio de 1980, 700 adeptos da seita brasileira Borboletas Azuis se reuniram para esperar o dilúvio. Em 1997 a seita ainda contava com 15 persistentes fiéis.
Em outubro de 1992, o profeta Lee Jang-Rim levou cem mil fiéis da Igreja Missionária Dami, na Coréia, a esperar pelo minuto final, previsto para a meia-noite. Uma chuva incandescente cairia sobre o planeta, nuvens carregadas de dragões desceriam à Terra e os seus seguidores ascenderiam ao céu. Jang-Rim acabou processado pelos fiéis, 46 dos quais pelo menos haviam doado a ele todos os seus bens.
Em novembro de 1993, Marina Tsvygun, líder da Grande Irmandade Branca, ordenou a centenas de seguidores que se reunissem na capital da Ucrânia, Kiev, para aguardar o fim do mundo. Como nada ocorreu, os fiéis deram início a um quebra-quebra na cidade e cerca de 500 pessoas foram presas.
Apesar dos fracassos pregressos, os movimentos escatológicos atuais ainda desfrutam de uma certo interesse quando fazem acertadamente menção ao incremento contínuo de catástrofes e tragédias. Como esses eventos estão de fato aumentando, tanto em quantidade como em intensidade, eles dispõem assim de uma "prova" de que estão no caminho certo...
Mas o pior mesmo é quando, além da divulgação de conceitos errados a respeito do Julgamento da humanidade, apresenta-se conjuntamente um "salvador da calamidade" e/ou "transmissor de novas revelações". E isso também vem de longe. No apocalíptico ano de 1666, um judeu chamado Shabetai Zevi declarou ser o messias, anunciou que a redenção estava próxima e escolheu doze discípulos para serem juízes das tribos de Israel... Foi entusiasticamente aceito por judeus em todo o mundo. Em 1759, um tal Jacob Frank sugeriu que era Deus encarnado e angariou grande quantidade de adeptos... No início de 1814, uma senhora inglesa de 64 anos, chamada Joanna Southcott, anunciou que estava grávida do Espírito Santo e daria à luz, no dia 19 de outubro de 1814, uma criança divina de nome Shiloh, que seria o segundo messias. Esta data marcaria também o fim do mundo e o Juízo Final. Para convencer os incrédulos, Joana pediu para ser examinada por 21 médicos, dos quais 17 declararam que ela estava realmente grávida. Maurice Chatelain conta o desenrolar do drama: "Então a exaltação religiosa não teve mais limites. Milhares de fanáticos instalaram-se diante da casa onda ela morava e começaram uma longa vigília de orações, na espera do nascimento da criança sagrada que os iria salvar das labaredas do inferno. Muitos deles caíram de cansaço e houve inclusive três que morreram no local. Finalmente veio o dia 19 de outubro, mas o messias não chegou. Chamaram então os médicos, que constataram que Joanna nunca estivera grávida, mas gravemente doente, tanto da cabeça como do corpo. Ela morreu, aliás, dez dias depois, e seus discípulos pensaram que a volta do messias, o fim do mundo e o Juízo Final haviam sido transferidos para mais tarde."
No nosso século, vários messias já se auto-anunciaram em todo o mundo. No Brasil, há um que se paramenta com o tipo de indumentária que Jesus usava em sua época, afirmando simplesmente ser a reencarnação de Cristo, título que ele rivaliza com um seu colega coreano. Há um outro, morador da cidade de São José dos Campos, que se intitula "filho do homem" e fundou uma seita chamada 'litáurica" (aura da pedra). Este senhor não teve nenhum pejo em copiar descaradamente vários trechos desse meu livro e incluí-los sem mais nem menos nas suas obras, apresentando tudo como parte integrante da sua "Palavra". Plágio agora mudou de nome.
Esse tipo de gente, instigados por forças tenebrosas e de forma totalmente inconsciente, procura desviar a atenção de pesquisadores sérios em relação à passagem do Filho do Homem pela Terra (ver capítulo 7). Constituem eles a mais perigosa e dissimulada armadilha das trevas em seu embate final contra a Luz, na tentativa de arrastar com elas o maior número possível de almas na destruição completa que já vislumbram. Por isso é tão necessária a máxima vigilância de que um espírito humano é capaz. O desenrolar progressivo do Juízo está separando automaticamente o joio do trigo, o legítimo do ilegítimo. Quem estiver preso ao ilegítimo e não reconhecê-lo a tempo, será afastado conjuntamente.
Os casos mencionados acima a respeito dos falsos profetas são os mais escabrosos. A maioria deles, porém, não se mostra de forma assim tão clara. Atuam dissimuladamente, na maior parte das vezes sob a aura de benfeitores da humanidade. É o caso, por exemplo, dos grandes escritores de livros sobre ocultismo e coisas afins. Que eles conseguem cumprir a sua missão com admirável eficiência atestam as listas dos livros mais vendidos, invariavelmente repletas de títulos esotéricos.
Um desses escritores famosos ostentava, no início de 1998, a cifra de 20 milhões de livros vendidos em 74 países. Um outro autor vendeu, em quatro anos, 1,8 milhão de exemplares de um livro de auto-ajuda. Na esteira vieram vários outros gurus, como um que já publicou dez livros e fatura 1,4 milhão de dólares por ano
4. Um dos autores mais festejados do momento especializou-se em "terapia de vidas passadas". Seus livros são responsáveis por 25% do faturamento da Editora, e a lista de espera para conseguir uma consulta com ele tinha três mil nomes em fins de 1996.
Outro grupo de falsos profetas bastante em voga é o dos "videntes". Só no Brasil há cerca de trezentos com a capacidade auto-declarada de ver Nossa Senhora. Pode-se imaginar o sucesso que fazem. Um deles, que tem seu campo de atuação próximo à cidade de Fortaleza, costuma pedir à multidão que o acompanha, quando está em comunicação com a Virgem Maria, para que olhem o Sol (!), onde se pode ver os sinais divinos. Cerca de dez mil pessoas fixam então os olhos no Sol, e dali a poucos segundos já tem gente vendo o trono de Nossa Senhora, fachos de luz coloridos, dois sóis, uma lua e até a própria imagem da santa. A comoção cresce até explodir em aplausos. Só alguns poucos mostram coragem bastante para confessar que não viram nada, além de manchas impressas na retina pela luz solar. Alguns ufólogos da região explicam que ET's haviam feito um cortejo em homenagem à Nossa Senhora...
Na cidade paulista de Araraquara, 80 pessoas seguiram as orientações de um vidente e também olharam para o Sol, na expectativa de ter uma visão de Nossa Senhora da Rosa Mística. Resultado: 16 incautos com lesões na retina com perda de até 40% da visão. Um outro vidente, que atua no Rio de Janeiro, informa para quem quiser saber que a voz da Virgem Maria é mais linda que a de Roberto Carlos. Um padre de Belo Horizonte, professor de Teologia, diz que Nossa Senhora criou uma ciência nova, chamada "mariologia política"; isso porque as mensagens da virgem têm "conotações políticas".
5
Poderiam ser descritos centenas, talvez milhares de casos semelhantes, sobre o atuar dos falsos profetas. Mas não é necessário. Cada qual poderá reconhecê-los, se apenas quiser realmente. Para isso cada um dispõe da sua intuição, que não falha porque é a voz do espírito. A intuição, porém, tem de estar livre das ponderações do intelecto, caso contrário o ser humano tomará decisões baseado no que imagina ser a sua intuição, quando na verdade o que ele percebeu foram as considerações do seu próprio raciocínio.
O ser humano tem de libertar-se de tudo quanto tenta desviá-lo do caminho certo. Agora, no Juízo Final, isso representa para ele vida ou morte! Significa poder permanecer nesta Criação, ou ter de sucumbir no Juízo!
Os falsos profetas e apaziguadores não são necessariamente servidores conscientes das trevas. Ao contrário. A quase totalidade deles se consideram imbuídos dos mais elevados propósitos, encarregados de uma missão divina, acreditando realmente estarem auxiliando a humanidade com suas atuações. Eles servem inconscientemente as trevas, e apresentam-se como lutadores em prol da Luz.
O que eles procuram aparentar não deve ser levado em consideração, mas sim o que transmitem. O que eles oferecem tem de ser analisado, e com toda a objetividade e firmeza que uma pessoa é capaz de reunir. Hoje, mais do que nunca, é preciso distinguir pedras de pão.
A maioria das pessoas já se desencantou completamente das promessas de políticos, pois suas mentiras são facilmente constatadas, já que não se efetivam em atos visíveis. Os políticos espirituais também mentem da mesma forma, porém suas mentiras dizem respeito ao âmago do ser humano, ao próprio espírito, e por isso só podem ser percebidas por aqueles que mantêm viva a voz de seus espíritos, a intuição.
O leitor deixe sempre a intuição falar quando se defrontar com algo que diga respeito à sua vida espiritual, pois a esse respeito não se pode ser negligente.

A mentira é natural do ser humano?

As contradições das CPIs do Congresso fazem crer que sim
Psicologia - Mundo dos Pinóquios
Publicado na Revista Isto Épor Juliana Vilas

Uma das explicações para o Dia da Mentira diz que, em 1564, o rei da França Carlos IX ordenou que o Ano-Novo fosse comemorado no dia 1º de janeiro, como indicava o calendário gregoriano. Até então, a data era festejada no dia 1º de abril. A mudança gerou confusão e alguns debochados enviaram presentes bizarros e convites de festas falsas.

Muitas vezes vista como inocente chacota das quais nenhum ser humano escapa, a mentira pode causar tragédias, lesar relações humanas – e contas bancárias.

Segundo pesquisas neurocientíficas, mentimos cerca de 200 vezes por dia e uma vez a cada cinco minutos, em média. A estatística soa exagerada, mas parece apontar aos depoimentos nas CPIs do Congresso Nacional. Ouvindo os interrogatórios, é quase impossível saber o que é verdade ou não, tantos são os desmentidos e contradições. E se a mentira é natural, a omissão é um direito. Juridicamente, ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo.
Alguns acreditam que é possível identificar um mentiroso por meio de seus gestos e olhares. Para a psicóloga Denise Gimenez Ramos, da PUC-SP, isso só funciona quando quem mente não está habituado a mentir. “Os mentirosos convictos são treinados e a mentira vira verdade para eles. Dá para notar quando um honesto mente. Já o mau-caráter não”, diz. Segundo ela, o mentiroso compulsivo geralmente é muito inteligente. E tem problemas de auto-estima, sentimento de inferioridade. “Ele não tem muita autoconfiança e quando engana as pessoas sente-se mais forte”, completa. Uma coisa é certa – pelo menos unânime entre os especialistas: a verdade é a base da sanidade mental.

O fato é que o ser humano já na infância começa a mentir – ou contar pequenas lorotas. Para fugir da repressão ou firmar sua independência em relação aos pais. A diferença entre as pessoas é o quanto elas se acham convincentes. E aí começa a perda de limites. A psicóloga paulista Olga Tessari afirma que há vários motivos que levam um sujeito a não dizer a verdade. “Há os que mentem para mostrar status diante dos colegas, evitar sofrimento, não ser punido ou não causar sofrimento a outros.” O problema, segundo ela, é quando o mentiroso vive em função das suas inverdades. “Ele sofre para evitar que a mentira seja descoberta, cria situações e outras histórias para sustentar e se torna vigilante contínuo de si mesmo.” Esse estado permanente de stress, a longo prazo, pode até causar doenças como câncer ou úlcera. Mas, segundo Denise Gimenez Ramos, nenhuma mentira é eterna. Se ninguém descobre a verdade, muitas vezes o mentiroso não suporta a autopressão e inconscientemente dá um jeito de contá-la. Pode demorar, mas um dia a casa cai.



CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS
Dizem que é Umbanda mas não é…A Umbanda é uma religião que ainda sofre o preconceito religioso porque as pessoas vivem cercadas de misticismos, distorções, desinformações e aproveitadores de todo o tipo.Abaixo teremos alguns exemplos de situações que são associadas injusta e desavergonhadamente com a Umbanda :
OS VENDILHÕES DA FÉOs vendilhões da fé existiram e existirão sempre na história da humanidade. Pessoas sem escrúpulos, aproveitam-se da fé alheia e da desinformação da população (principalmente das pessoas simples) para venderem suas ilusões e milagres inexistentes.AMARRAÇÃO DE AMOR Não caiam nas garras destas pessoas que se dizem dotadas de vidências e poderes sobrenaturais, que dizem realizar “Trabalhos de Amarração e Desamarração”. São no mínimo trambiqueiros e no máximo feiticeiros que estão associados com o baixo astral. Cobram altas somas e realizam (quando isso ocorre) rituais estranhos e desconexos. Intitulam-se “Pais e Mães-de-Santo”, mas que desses títulos não tem coisa alguma. As plaquinhas espalhadas pelos postes das cidades, as papeletas distribuidas nos grandes centros, com os dizeres “Vó Maria - Amarração no amor” normalmente são os meios que utilizam-se para propagar seus “trabalhos”.TERREIROS DE MAGIA NEGRA Há tantos locais infestados de rituais ligados à magia negra, que realizam de tudo e contra todos. Amarração de Amor, Separação de casais, Morte de inimigos, Fechar negócios escusos, etc. E o pior de tudo, ainda colocam placas nas entrada de “Tenda Espírita Fulano de Tal” ou “Terreiro de Umbanda Pai Sicrano”. Cobram por caríssimos trabalhos, que envolvem rituais onde espíritos dos mais atrasados são invocados e para piorar estes espíritos usam nomes dos respeitáveis Exus.Fujam destes lugares, não procurem o “caminho mais fácil” com estas pessoas para superar seus problemas, porque se você já tem problemas, eles aumentarão com a sua associação com estes marginais espirituais que irão querer lhe tirar tudo que conseguirem.Um verdadeiro dirigente de Umbanda (Pai ou Mãe-de-Santo) é uma pessoa idônea, que em primeiro lugar não irá cobrar para realizar aquilo que ele é obrigado a fazer : a caridade gratuita. Ele estará disposto a ajudar você, sem pedir algo em troca a não ser a sua fé em Deus.
Um verdadeiro terreiro de Umbanda (independente da forma que seus rituais são realizados), não cobra para dar a devida assistência espiritual às pessoas. Os espíritos que se manifestam tratam os problemas das pessoas com muito respeito e incentivam que as pessoas se liguem a Deus. Há harmonia no ambiente, nos trabalhadores e tudo que estará em acordo com as leis divinas.A Umbanda tem como princípios básicos :
- Crença em um único Deus (Os Orixás não são deuses e sim divindades ligadas a Deus)- Crença na Lei do Carma (ou Lei da Ação e Reação)- Crença na Lei da Evolução (onde todos os espíritos estão sujeitos a evoluir moral e espiritualmente por meio de sucessivas experiências que os aprimoram)- Crença na comunicação entre os planos espiritual e material, através da mediunidade- Crença na vida após a morte do corpo físico- A prática da caridade gratuita, sem distinções de cor, raça, credo religioso ou status social
Não há milagres realizados nos terreiros, nem é prometido que milagres aconteçam, porque na Umbanda acredita-se que tudo está ligado às Leis e à vontade de Deus e as pessoas recebem aquilo que tem merecimento, portanto, a solução dos problemas está ligado diretamente ao esforço e a fé da própria pessoa. Um terreiro com seus rituais irá ajudar a pessoa, mas não assumirá compromissos não sérios para com a pessoa.
Um terreiro normalmente funciona num local aberto ao público e segue as leis locais, tendo seus registros de funcionamento em cartórios.
E para ajudar a desinformação, algumas das religiões protestantes, usam destes fatos para criar ainda mais distorções. Estas supostas igrejas, aproveitam-se das experiências desastrosas das pessoas que cairam nas garras destes vendilhões da fé e generalizam de maneira sórdida colocando num mesmo “saco” a Umbanda e todas estas formas enganosas de comércio da fé. Não seriam também, estas igrejas outros vendilhões da fé ?
Em caso de dúvidas, procure conhecer o terreiro, através de pessoas conhecidas, afim de não ser enganado. Procure conhecer as obras que o terreiro realiza junto à comunidade. Siga sempre o bom senso e não se fanatize e nem se engane com falsas e fáceis promessas.
“Pelos frutos se conhece a árvore”

2 comentários:

  1. Ola,eu fiz com.uma pessoa seria la da bahia,ele touxe meu ex de volta,quem quizer mais detalhes me envia email juliasilva2013@ig.com.br
    beijoo

    ResponderEliminar
  2. eu fiz com mae joaquina,ela trabalha mesmo e deu resultado
    o email e maejoaquina@hotmail.com
    ela cobra consulta e trabalho,mais mostra serviço

    ResponderEliminar