segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A importância da fotografia na ufologia bem como o seu manejo!



A fotografia tem agora mais que nunca uma importância na ufologia muito séria e como meio de provar algumas evidências!

Em tempos anteriores ter uma máquina fotográfica era sinônimo de luxúria, que com o passar dos anos se tornaram mais sofisticadas e de maior acesso ao público em geral!

Hoje temos máquinas fotográficas dos mais variados modelos e marcas. De película ou de imagem digital!

Para não falarmos na quantidade de telemóveis (celulares) com câmera fotográfica incorporada em que algumas com uma resolução de 2.3 milhões de megapixel satisfazem as necessidades de qualidade de muitos, e permitindo já uma boa imagem de captura.

Estes equipamentos já equipados com um bom sistema zoom e focagem automática fazem as maravilhas de muitos ufólogos que gostam de estar munidos sempre com uma câmera fotográfica para qualquer eventualidade que possa surgir!

Nesta situação o celular é sem duvida uma peça muito importante!

Além de poder fazer chamadas tem a capacidade de tirar fotografia e um sistema interno de armazenamento de imagem, que lhe permite passar as respectivas imagens para computador.

É sem dúvida a melhor arma (ferramenta) de um investigador ufólogo de captar as mais fantásticas imagens como prova da sua investigação, ou de avistamento de possível óvni (ufo).



Motivos fotográficos.



A fonte mais inesgotável de instantâneas no campo Ufológico é o ambiente e a animação do seu espaço!

O simples ir e vir aos pontos de vigílias na recolha de imagem de locais de evidência óvni, já é por si bastante significativo do ponto de vista fotográfico, mas o interessante aumenta à medida que se está a desenvolver uma recolha de imagem de óvni, sonda ou até um estranho animal desconhecido!

Esta fotografia tem no seu conteúdo o valor simbólico muito significativo e inigualável por parte do fotógrafo e comunidade ufológica.

Neste caso a fotografia torna-se mais numa forma de meio científico como prova das suas evidências e seus trabalhos de investigação e dos locais de tais evidências.

Uma recomendação para qualquer ufólogo que queira adquirir máquina digital é saber qual o seu tipo de finalidade com esta!

Numa foto a um óvni (ufo) é muito importante porque o seu êxito reside, sobretudo em conduzir e dirigir com habilidade os modelos; a única forma de fazê-lo é ter bem clara a imagem que se pretende obter do óvni (ufo) e do formato que pretende dar de seguida a esta imagem!

Depois sim de ter sido feita à captura vem à técnica fotográfica!

Será terrível perder esse momento que tanto custou conseguir por uma má execução ou uma técnica diferente.

Se conhecer bem um programa para fotografia no computador e já esteja habituado a este, mas que procura um outro mais sofisticado nunca se inicie de início com o novo programa com fotos de colheita de investigação!

Embora tenha muitas formas de salvar, guardar as fotos uma má técnica pode eliminar ou alterar as imagens obtidas.

Para que tal não aconteça utilize fotos caseiras fora do contesto até se familiarizar com o sistema.

Capturas digitais

As capturas digitais abrem todas as possibilidades de laboratório de imagem para um bom entendedor de fotografia no campo de investigação ufológica!

Desta forma permite a possibilidade de manipulação e retoque posterior das imagens obtidas, algo de grande interesse nos retratos.

Tanto um retrato convencional como um de investigação OVNI pode não só jogar com os ajustes de luminosidade e corrigir os tons de coloração, mas também procurar melhorar os contrastes e mais interessante em certos tipos de imagens convertidas para preto e branco, retorcer todas as imperfeições de cor suavizando elementos de imagem e um sem fim de opções criativas nas fotografias.

Muitos softwares permitem fazer tudo isto em poucos minutos.



Produção digital



Ao fazer tratamento de imagem, temos ao nosso dispor um Vasco leque de controlo e edição das imagens num computador com o software adequado.

Independentemente do meio de captação de uma imagem digital pode redefinir-se em muitos parâmetros.

Não se trata de resolver erros, mas de conseguir facilmente resultados que por meios analógicos apenas seriam atingidos por profissionais experientes.

Eliminar sobras nos objetos de reflexo de luz natural ou não natural, imperfeições nos perfis da imagem e texturas, matizar brilhos indesejados, são alguns dos elementos susceptíveis de serem melhorados com um bom programa de edição de imagem.



"Teleobjetivas"



As Teleobjetivas são um recurso eficaz quando se quer revelar pormenores ou isolar um objeto ou mais que um objeto que desta forma permite disparar a uma boa distancia de forma a não identificar a sua posição passando-se despercebido enquanto tira as fotos!

Mas mesmo que as Teleobjetivas sejam perfeitas para a captura de fotos na rua, estas também tem inconvenientes!

Quanto maior a distancia maior o aumento de entrarem elementos indesejados no enquadramento sobre tudo por circunstancias em que á muita poeira ou zona de grande quantidade de insetos.

Estes poderão prejudicar a captação de imagem de um óvni (ufo) com a maior das facilidades sem que o ufólogo fotógrafo se aperceba!

Ex – Se você tirar uma foto a um óvni, mas no dado momento um inseto se recoloca mesmo na posição (maquina óvni) a máquina no processamento do disparo irá captar o inseto que por sua vez irá tapar o óvni que está a tirar a foto afastado!

Mesmo que este não tape o óvni na totalidade irá sempre afetar a sua qualidade de imagem com alguma protuberância, desfocagem e má nitidez na imagem.

Esta fotografia automaticamente perderá uma grande parte do seu valor pela quebra de imagem.

Nestas situações se estiver a fazer vigílias ou mesmo recolha de alguma evidencia num determinado local onde com habitem muitos insetos utilize sempre o sistema automático, ou melhor, ainda o sistema de fotografia de paisagens.

Este sistema elimina todos os pequenos objetos na fotografia apanhado apenas as imagens de fundo (paisagem), mas se for à captação de um óvni (ufo) este permite a captação do ufo e salvando uma boa parte da paisagem.

Todos estes pormenores são muito importantes, mas infelizmente nem todas as câmaras estão equipadas com estes sistemas.

A máquina fotográfica mais aconselhada pelo seu preço qualidade e as inúmeras capacidades de trabalho e robustez é a (VIVITAR 4345) COM 4.0 Megapixel Optical Zoom 3x ecrã LCD Display TFT LCD monitor.



Disparo Instantâneo



O método de disparo instantâneo é o mais utilizado e aconselhado pelos mestres da fotografia na investigação óvni.

Este sistema permite poder disparar no momento preciso em que se desenvolve a ação.

O primeiro fator a ter em conta é que a câmera capture o óvni simplesmente pressionando o botão do disparo, isto é garantido em todas as comeras.



Profundidade de campo digital



Todos os investigadores ou amantes da ufologia e utilizadores de máquinas fotográficas digitais compactas podem deparar-se com pequenos problemas, que é a sua profundidade de campo é bastante elevada.

Ex – nos sistemas de 1/16 ou F/22 em 35 mm. Alguns modelos incorporam filtros de densidade neutra para permitir trabalhar com os diafragmas o mais aberto possível.

Caso não o possa fazer ou se a focagem seletiva não for a suficiente, a única solução é o retoque posterior; os programas de manipulação e edição digital de imagens têm ferramentas de desfocagem bastante eficazes.

A fotografia de Infravermelho



A fotografia de infravermelhos foi criada na Alemanha ainda antes da segunda grande guerra mundial.

Era utilizada para identificar camuflagens artificiais dos inimigos.

Mais tarde se verificou o seu forte potencial dessas imagens na medicina e na ciência e especialmente na investigação óvni em conjunto com filtros permite identificar os objetos ou de forma a permitir ver os seus contornos mais detalhados!

Este sistema é sem dúvida muito importante no meio da investigação Ufológica!

Ex – se você tirar uma fotografia a um óvni num determinado local em que exista pouca luminosidade ou esteja de frente para o sol ou mesmo sendo já noite você ao tirar a foto esta ficará muito escura tirando a possibilidade de poder visualizar o óvni na fotografia.

Mas com os sistemas de infravermelho é possível captar o objeto em que vai clarear as imagens escuras não naturais sendo possível à observação deste.

Depois da imagem colocada no computador pode pegar num programa de foto filtro e trabalhar a imagem de forma a proporcionar uma melhor qualidade de imagem, e eliminando a possibilidade de ser outros objetos terrestres conhecidos.

O manuseamento dos filtros é um dos pontos chave na identificação de alguns objetos em fotografia!

Ter um programa de filtragem de imagem implica saber trabalhar com o mesmo de forma a poder trabalhar com os filtros e saber a sua lógica de raciocínio para bom entendedor!

Obvio que qualquer pessoa com um programa de filtragem o passa nas fotografias!

Mas será que sabe diferenciar as diferentes colorações que rodeiam o objeto ou o próprio!

Este sistema de infravermelho revolucionou a fotografia, especialmente nas áreas Militares e científicas!

Exemplo disso mesmo temos a ufologia que é de certa forma dependente da fotografia para resumo das investigações ou recolha de provas no terreno e até mesmo na captura de imagens de ufos, sondas entre outras.



Consumo de energia



Os Lcd´s consomem muita energia.

Se utilizar pilhas normais a sua câmera digital, já reparou na rapidez com que elas se gastam pelo que deverá ligar o seu ecrã com panorâmica.

Outra dica importante para os iniciados na fotografia na ufologia é a desativação do modo automático e no ajuste dos valores de abertura adequados á situação!

A alteração do método de exposição poderia também valer a pena.

Muitas câmaras modernas permitem a seleção diferentes programas para alterar estas configurações.

Se puder evitar tirar as fotos com o ecrã TFT ligado utilizando o modo normal das máquinas convencionais de rolo desta forma poupará muita energia permitindo que esta tenha mais 30% da sua capacidade.



Dez boas razões para escolher a fotografia digital



1 – Estão sempre a sair câmaras melhores no mercado.

2 – As máquinas digitais com uma resolução de cinco ou mais megapixel estão hoje bastante mais baratas.

3 – Pode ver o resultado de imediato e voltar a tirar uma foto que tenha ficado mal.

4 – Os programas de edição de imagem dão-lhe uma total liberdade artística total.

5 – Através da utilização de um scanner, pode acrescentar as suas antigas fotos de investigação com óvnis (ufos) de papel ás recentes fotografias digitais.



6 – É muito fácil partilhar as imagens digitais da sua vigília ou investigação via e-mail ou publicá-las na Internet.

7 – Pode ver as suas fotos num ecrã de televisão.

8 – O cartão de memória da máquina fotográfica digital é reutilizável.

9 – As câmaras digitais são fáceis de usar e oferecem-lhe muitas funções.

10 – É muito simples incluir fotos digitais noutros documentos ou em vídeos.




Exemplo tem esta foto que foi tirada a 25/07/2005 que se observarmos reparamos num pequeno traço na imagem que de imediato afirmaríamos que teria sido um erro da câmera ou um outro relacionado com um erro digital!

Este pequeno traço indica o que foi a trajetória de um ponto que passou mesmo diante "frente" da máquina durante o processamento de imagem da câmara para a memória.

Nesta seqüência já indicada podemos identificar os suspeitos da causa da anomalia de imagem.

Mas descobrimos também dois estranhos pontos na imagem que não estavam anteriormente na altura que se bateu a foto!

Imagens ampliadas.

A fotografia mais que nunca é uma ferramenta indispensável nas investigações e registro de imagens e dados importantes mesmo na colheita de provas.

O bom manuseamento de uma maquina fotográfica é muito importante e de como tratar a imagem também.

Existe um fator que não foi provado que é o de as maquinas fotográficas captarem o que nos não conseguimos observar a olho nu!

Na verdade a já famosa Revista MÁS ALLÁ da Espanha bem que tem divulgado uma série de imagens sobre este tema de fotografias em que captam estranhos artefatos nas fotografias sem qualquer explicação aparente!

Também tem surgido o mesmo com a questão Óvni, visto estes aparecerem mesmo quando não os vimos embora para os menos experientes um inseto captado possa parecer um Óvni.

Um conselho para os menos experientes é de efetuarem variadas fotografias a insetos, aves e outros no âmbito de mais tarde poderem efetuar análises de diferença entre objeto não identificado e estas fotos que de sertã forma poderão ajudar e muito na diferença e nas dúvidas!

É nesta situação que devemos ter o mínimo de conhecimento sobre a fotografia, no âmbito de saber diferenciar diversos casos com explicação lógica e racional.

Hoje mais que nunca a fotografia se torna numa ferramenta fundamental e indispensável no nosso meio tanto privado como profissional nas mais variadas áreas de trabalho.

Espero aqui ter exprimido a importância da fotografia e suas técnicas básicas de manuseamento na ufologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário