segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Nova descoberta: Estará a Terra a capturar sinais rádio, cruzados de outras civilizações do universo?


Sinais Rádio  estão sendo enviados de todos os cantos do universo a cada segundo, de acordo com novas descoberta surpreendente.

Os cientistas estiveram à procura de rajadas de rádio super rápidas, ou FRBs, uma vez que a primeira foi detectada em 2007.

Desde que essa primeira rajada foi descoberta, os cientistas só encontraram algumas dúzias desses sinais, mas uma nova pesquisa diz que esses sinais misteriosos podem estar a pingar ao redor do universo a cada segundo.

Os especialistas ainda não sabem exatamente quais são esses sinais, mas o que eles sabem é que eles podem emitir uma quantidade de energia num segundo do que o sol faz em 10.000 anos.

Eles são excepcionalmente difíceis de estudar, pois podem durar apenas um milésimo de segundo e não há como prever quando estão chegando.

Alguns especialistas dizem que são naturais, como explosão de estrelas, enquanto outros cientistas acreditam que são sinais extraterrestres que foram intencionalmente enviados à Terra.

A recente pesquisa realizada por Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (CFA), descobriram que os FRBs provavelmente estão ocorrendo constantemente a cada segundo.

headAnastasia Fialkov do CFA, que lidera a investigação, diz: "Se estivermos certos sobre esta taxa tão alta de FRBs é como imaginar que o céu está cheio de flashes como paparazzi tirando fotos a uma celebridade.

"Em vez da luz que podemos ver com nossos olhos, esses flashes vêm em ondas de rádio".

O co-autor Avi Loeb acrescentou: "O tempo que você leva a beber uma chávena de café, centenas de FRBs podem ter ido para algum lugar no Universo.

"Se pudermos estudar até uma fração o suficiente, devemos poder desvendar a sua origem".
Para chegar a esta conclusão, a equipe estudou o FRB 121102 - um sinal que veio de uma galáxia a cerca de três bilhões de anos-luz de distância.

Várias explosões vieram desta galáxia desde que foram descobertas, tornando-se uma das poucas que puderam estudar.

Ao calcular a quantidade de FRBs detectados pelo tamanho total do universo e a quantidade de galáxias nele, os especialistas acreditam que os FRBs poderiam estar acontecendo a cada segundo, de acordo com a pesquisa publicada em The Astrophysical Journal Letters.

www.express.co.uk

Uma civilização avançado tecnologicamente com capacidade de grandes viagens pelo universo, irá necessitar de um sistema de comunicação em tempo real. Esta poderá ser a chave ou não destes sinais! As dificuldades perante a tecnologia primitiva que o ser humano dispõe vs dificuldades nas comunicações, não significa propriamente que outras civilizações estejam no mesmo patamar que nós! 

1 comentário: