sábado, 27 de março de 2021

Vários Destroyers foram cercados por misteriosos "ovnis" na Califórnia por inúmeras noites

A perturbadora série de eventos durante o verão de 2019 resultou numa investigação que chegou aos mais altos escalões da Marinha.



Em Julho de 2019, uma série de eventos verdadeiramente bizarros se desenrolou nas Ilhas do Canal da Califórnia. Ao longo de vários dias, grupos de aeronaves não identificadas, que a Marinha dos EUA simplesmente se refere como 'drones' ou 'UAVs', perseguiram os navios desse serviço, o que levou a uma investigação de alto nível.

Durante os encontros noturnos, até seis aeronaves foram relatadas em torno dos navios ao mesmo tempo. Os drones foram descritos como voando por períodos prolongados em condições de baixa visibilidade e realizando manobras descaradas sobre os navios de guerra da Marinha perto de um campo de treinamento militar sensível a menos de 160 quilômetros de Los Angeles. A investigação que se seguiu incluiu elementos da Marinha, da Guarda Costeira e do Federal Bureau of Investigation (FBI). Os incidentes receberam grande atenção, inclusive do Chefe de Operações Navais - o ápice da cadeia de comando da Marinha. O que se segue é nossa própria investigação sobre esses eventos, durante a qual descobrimos que esses eventos eram muito mais extensos em escala do que previamente entendido.

Vários Destroyers foram cercados por misteriosos "drones" na Califórnia por inúmeras noites A perturbadora série de eventos durante o verão de 2019 resultou numa investigação que chegou aos mais altos escalões da Marinha. 

Em julho de 2019, uma série de eventos verdadeiramente bizarros se desenrolado nas Ilhas do Canal da Califórnia. Ao longo de vários dias, grupos de aeronaves não identificadas, que a Marinha dos EUA simplesmente se refere como 'drones' ou 'UAVs', perseguiram os navios desse serviço, o que levou a uma investigação de alto nível. Durante os encontros noturnos, até seis aeronaves foram relatadas como um enxame ao redor dos navios ao mesmo tempo. Os drones foram descritos como voando por períodos prolongados em condições de baixa visibilidade e realizando manobras descaradas sobre os navios de guerra da Marinha perto de um campo de treinamento militar sensível a menos de 160 quilômetros de Los Angeles. A investigação que se seguiu incluiu elementos da Marinha, da Guarda Costeira e do Federal Bureau of Investigation (FBI). Os incidentes receberam grande atenção, inclusive do Chefe de Operações Navais - o ápice da cadeia de comando da Marinha. O que se segue é nossa própria investigação sobre esses eventos, durante a qual descobrimos que esses eventos eram muito mais extensos em escala do que previamente entendido. Surge uma história estranha No ano passado, o documentarista Dave Beaty descobriu os detalhes iniciais sobre os eventos, centrados no destróier USS Kidd (DDG-100) da classe Arleigh Burke. Esse relato inicial descreveu um encontro tenso, culminando na implantação de equipes de inteligência a bordo. USN USS Kidd. Novos documentos expandem significativamente o conhecimento do público sobre o escopo e a gravidade desse incidente e revelam outros que ocorreram na mesma época. Esses detalhes vêm em grande parte de nossas solicitações da Lei de Liberdade de Informação (FOIA), que resultou na divulgação de toras de convés dos navios envolvidos. Além disso, nossa investigação utilizou centenas de gigabytes de dados de localização de navios do sistema de identificação automática (AIS) para reconstruir forense a posição de navios militares e civis na área durante esta estranha série de eventos.

Novos documentos expandem significativamente o conhecimento do público sobre o escopo e a gravidade desse incidente e revelam outros que ocorreram na mesma época. Esses detalhes vêm em grande parte de nossas solicitações da Lei de Liberdade de Informação (FOIA), que resultou na divulgação de toras de convés dos navios envolvidos. Além disso, nossa investigação utilizou centenas de gigabytes de dados de localização de navios do sistema de identificação automática (AIS) para reconstruir forense a posição de navios militares e civis na área durante esta estranha série de eventos.

Usando a posição do USS Kidd como ponto de partida, pudemos identificar vários outros navios próximos a ele durante os incidentes em questão, incluindo os contratorpedeiros da Marinha dos EUA USS Rafael Peralta, USS Russell, USS John Finn e o USS Paul Hamilton . Solicitações subsequentes de FOIA para os registros desses navios nos permitiram construir uma imagem composta dos eventos como um todo.

Parece que os incidentes começaram com um avistamento inicial de "UAV" pelo USS Kidd por volta das 22h00 na noite de 14 de julho de 2019. Registros de convés como o abaixo fornecem informações sobre o curso e a velocidade do navio. Além disso, eles registram qualquer outra informação relevante sobre eventos incomuns ou mudanças no comportamento do navio. Este registro registra o primeiro avistamento do drone: 

Como relatado anteriormente, dois drones, normalmente descritos como UAVs ou veículos aéreos não tripulados ao longo dos registros, foram avistados pelo Kidd. A equipe de Interpretação e Exploração Náutica ou Fotográfica do Navio, ou "equipe SNOOPIE", refere-se a uma equipe de inteligência fotográfica a bordo encarregada de documentar contatos desconhecidos, eventos de interesse e outros objetos de interesse em curto prazo.

Abaixo vídeo de um dos OVNI 's, seguindo os Destroyers 



Embora um navio equipado com Aegis como o USS Kidd tenha alguns dos sensores mais sofisticados do planeta, os marinheiros equipados com câmeras voltadas para o consumidor atuam como uma espécie de equipe ágil de localização e gravação de eventos, capaz de se adaptar rapidamente às mudanças das condições e, ao mesmo tempo, fornecer consciência situacional e gravando o que vêem por meio de métodos tradicionais de vídeo e foto. Você pode ver a equipe SNOOPIE em ação e um de seus produtos no vídeo abaixo:

Momentos após o avistamento em 14 de julho, o USS Kidd entrou em uma condição de comunicação restrita projetada para aumentar a segurança operacional e aumentar a capacidade de sobrevivência. Isso é anotado em muitos dos registros como "River City 1". Durante os eventos, os navios frequentemente adotavam protocolos de “controle de emissões”, ou EMCON, projetados para minimizar seu perfil de emissões eletrônicas. Menos de 10 minutos após o avistamento, o USS Kidd avisou o USS Rafael Peralta sobre a situação. Os registros do USS Rafael Peralta mostram que por volta das 22 horas ele ativou sua própria equipe SNOOPIE. Eles também mostram que relatórios de avistamentos adicionais estavam chegando do USS John Finn.

Por sua vez, os registros do USS John Finn simplesmente relatavam possível atividade de UAV e desativação do sistema de transponder AIS do navio. Na verdade, a desativação seletiva do AIS foi um desafio para nós na reconstrução das posições dos navios, já que às vezes tínhamos que contar com a comparação cruzada das toras do convés para localizar a posição dos navios. Logo após o avistamento inicial, uma luz vermelha piscando foi avistada.

Entre as entradas mais dramáticas nos registros deste incidente está a abaixo, do USS Rafael Peralta, descrevendo uma luz branca pairando sobre o convés de vôo do navio.

O registro reflete que o drone conseguiu combinar a velocidade do destróier com a nave se movendo a 16 nós, a fim de manter uma posição pairando sobre a plataforma de pouso do helicóptero. Para complicar ainda mais o que já era uma manobra complexa, o drone operava em condições de baixa visibilidade (menos de uma milha náutica) e à noite.

O significado disso não é exatamente claro, mas poderia estar se referindo ao Mark 87 Eletro-Optical Director que é um componente do infravermelho massivo e torre ótica conhecida como Mk20 Electro-Optical Sighting System (EOSS) localizado acima da ponte. Este sistema foi originalmente concebido para ajudar a direcionar o canhão de 5 polegadas da nave, mas também fornece vigilância e rastreamento a longas distâncias. A War Zone fez um perfil completo deste poderoso sistema óptico, que poderia ter sido útil para tentar entender o que estava acontecendo ao redor da nave e possivelmente identificar os drones à noite. 


A referência também pode ser em relação às pistolas de corrente 25 mm / 87 Mk38 do navio que também são equipadas para uso remoto por meio de uma bola FLIR, embora isso seja menos provável. Há também o adaptador de rifle de arremesso da linha Mk 87 usado para disparar linhas para outros navios durante o reabastecimento e outras atividades, mas isso faz pouco sentido no contexto do momento. Aproximadamente ao mesmo tempo, o USS Russell registra um frenesi de atividade:

Os registros descrevem drones caindo em altitude e, aparentemente, movendo-se para frente e para trás, para a esquerda e para a direita. Enquanto isso, o USS Rafael Peralta recebeu uma chamada de rádio de um navio de cruzeiro que passava, o Carnival Imagination, notificando-os de que os drones não eram deles e que também viram cinco ou seis drones manobrando nas proximidades:
Em contraste com a primeira noite, o segundo conjunto de encontros ocorreu mais perto da costa. Vários dos avistamentos de drones posicionaram-se entre a Ilha de San Clemente e San Diego. As posições aproximadas dos navios e avistamentos de drones são mostradas abaixo. Observe que os pontos de rastreamento indicam a posição dos navios ao longo do evento, com um ponto preto maior indicando a posição de cada navio próximo ao início do incidente às 20h45.
A Investigação Oficial Como era de se esperar para um conjunto tão incomum de encontros, uma investigação formal parece ter sido iniciada imediatamente. O primeiro e-mail que obtivemos datava de 17 de julho e fazia referência a conversas telefônicas anteriores. Na manhã de 18 de julho, um contato da Marinha com a Guarda Costeira começou a solicitar atualizações de informações sobre os navios envolvidos no encontro, citando "visibilidade de alto nível".

Os investigadores encontraram vários problemas neste ponto. Os proprietários do Alguita negaram operar um drone durante o período em questão e alegaram que seus drones eram incapazes de operar a mais de alguns metros do navio. Além disso, o drone Phantom IV é um pequeno quadricóptero e tem um tempo máximo de vôo de 28 minutos, de acordo com o fabricante DJI, o que é inconsistente com as longas durações dos incidentes e o desempenho geral descrito conforme observado nas toras do convés.
Embora não seja referenciado nesses e-mails, o Alguita também estava significativamente a oeste dos eventos da segunda noite, 15 de julho, com base nos dados do AIS. Aparentemente reconhecendo que ORV Alguita era um ajuste ruim, os investigadores reconheceram que precisavam continuar procurando. Os e-mails refletem que a inteligência da Marinha começou a ter um papel mais ativo na investigação em 19 de julho, com o diretor do Centro de Operações de Inteligência Marítima (MIOC) dentro da 3ª Frota, identificado pela sigla C3F, "entrando em loop" o resto dos comandos escritório de inteligência, ou N2.

Em seguida, os investigadores procuraram descartar a possibilidade de os drones serem operados pela própria Marinha. Na terça-feira da semana seguinte, um representante do Fleet Area Control and Surveillance Facility (FACSFAC) com base em San Diego esclareceu que os UAVs só eram operados pela Marinha em certas áreas limitadas. Em seguida, forneceram o seguinte mapa de áreas operacionais (OPAREAS) com o detalhamento das plataformas em uso.
De forma um tanto enigmática, um dos investigadores referiu-se a "observações recentes" e esclareceu ainda mais a necessidade de "correlacionar ou descartar operações". Ele solicitou ainda dados detalhando as operações entre os dias 14 e 17 de julho.
Um outro pedido de informação da FOIA sobre estes briefings foi negado devido ao seu nível de classificação. Depois de 25 de julho, a trilha de e-mail esfriou. Notavelmente, os incidentes com drones começaram a ocorrer novamente nessa época. Novos avistamentos ocorreram durante as primeiras horas de 25 de julho e 30 de julho, exatamente quando os investigadores estavam começando a examinar briefings confidenciais e aparentemente ainda procuravam identificar a intenção por trás das incursões de 14 e 15 de julho. O incidente do dia 25 envolvendo o USS Kidd começou por volta da 1h20, com a equipe SNOOPIE desativada por volta da 1h52.

Cumulativamente, esses novos detalhes levantam uma série de questões difíceis. Não está claro por que alguém operaria drones perto de navios de guerra da Marinha de maneira tão descarada. Os drones comercialmente disponíveis não são comumente capazes de voar por longos períodos em grandes distâncias com velocidades superiores a 45 milhas por hora. Com base nos dados agrupados disponíveis nas toras do convés, estimamos que os drones percorreram pelo menos 100 milhas náuticas no incidente de 14 de julho. Além disso, os drones foram capazes de localizar e capturar um contratorpedeiro viajando a 16 nós em condições com menos de uma milha náutica de visibilidade. Igualmente desconcertante, seus operadores parecem ter coordenado pelo menos cinco a seis drones simultaneamente. Depois, há a questão do controle da linha de visão e dos métodos de controle em geral, que tornam as capacidades descritas ainda mais intrigantes.
Para ter certeza, a Ilha de San Clemente e a área de treinamento próxima, FLETA HOT, são anfitriões de uma série de testes, que podem incluir programas classificados. É possível que os drones tenham sido operados pelos próprios militares em algum tipo de teste errôneo? Nesse caso, as incursões continuaram após uma investigação concertada que atingiu o nível mais alto da hierarquia da Marinha. Também parece que nenhuma atividade de UAV foi programada pela FASFAC San Diego durante o dia 14 de julho. Por outro lado, é uma área geral onde coisas extremamente estranhas ocorreram no passado. Se os drones não foram operados pelos militares americanos, esses incidentes representam uma violação de segurança altamente significativa. Se eles fizeram parte de algum tipo de ação secreta, ainda não está claro por que eles voaram tão abertamente e com tanta frequência de uma maneira quase hostil. Mais preocupante ainda, se um ator estrangeiro estivesse envolvido, de onde exatamente os drones foram lançados? Uma coisa é bastante certa: a Marinha dos Estados Unidos possui uma grande quantidade de dados sobre esses eventos. Os documentos acima refletem que várias equipes independentes de inteligência fotográfica foram implantadas. Essas equipes são apenas uma pequena parte de um conjunto sofisticado de recursos de vigilância e sensores avançados, incluindo a capacidade de detectar emissões de rádio nas proximidades das embarcações, disponível para qualquer um dos navios envolvidos. Isso está no topo dos sensores baseados em terra que vigiam de perto a área. Na verdade, é intrigante que esses sensores, juntamente com um provável registro fotográfico extenso, não tenham sido suficientes por si próprios para resolver o problema. Isso põe em questão a designação de “drone”. Já houve uma descrição difícil dessas naves além das luzes no céu? A questão permanece: quem estava operando essas naves com aparente impunidade e com que propósito, e esse caso extremamente bizarro algum dia foi resolvido? Nossa investigação sobre este evento ainda está em andamento e iremos atualizá-lo assim que mais informações estiverem disponíveis.

1 comentário:

  1. Já estou a seguir este caso com muita atenção, o vídeo já foi confirmado...

    ResponderEliminar