terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Terra oca: Mãe de todas as conspirações

Anão: 1942

País: Germany

Objetivo: Terra oca

“Nós estamos em abril de 1942. Germany derrama todas suas forças na guerra. Nada, aparentemente, pode girar de lado para os técnicos, povos sábios e a as forças armadas de sua tarefa imediata. Não obstante, uma expedição organizada, com o assent de Goering, Himmler e Hitler, sae do Reich com o grande sigilo.

Alguns dos mais melhores specialists do formulário do radar esta expedição. Baixo o sentido do Fisher do doutor Heinz, sabido por seus trabalhos sobre os raios infravermelhos, disembark no console Báltico de Rugen. Vão fornecido com os instrumentos aperfeiçoados do radar mais. Estes instrumentos são ainda raros neste tempo, e neles são distribuídos nos pontos neuralgic da defesa Alemão.

Pero as observações que estão indo ser feitas no console de Rugen são consideradas, pela equipe de funcionários geral da marinha, como da importância importanta para ofensiva que Hitler se prepara próprio para provocar em todas as partes dianteiras. Não poço tinham chegado, doutor que o Fisher apontou os instrumentos no céu, dentro ângulo de quarenta e nove graus.

Salta na vista que nada é necessário para detectar no sentido escolhido. O outros os membros da expedição pensam de que é um teste. Ignoram que espera deles. O objeto da expedição ser-lhes-á revelado mais tarde. Perturbados, verificam que os instrumentos continuam apontando no mesmo sentido durante muitos dias.

Então esta explanação ocorre eles: O Führer é batentes direitos bons para pensar de que a terra não é convexa, mas côncavo. Nós não vivemos na parte externa do globo, mas em seu interior. Nossa posição é comparável a esse de voa essa caminhada pelo interior de uma esfera. O objeto da expedição é demonstrar scientifically esta verdade.

Os agradecimentos à reflexão da onda do radar, essa propagam na linha a linha reta, imagens de pontos extraordinària remotos será obtida dentro interior da esfera. O segundo objeto da expedição é obter, perto reflexão, imagens da frota inglesa escorada em Scapaflow”.

Ano: 2007

País: Os EUA

Objetivo: Terra oca

anuncia pela nth vez uma expedição à terra oca, aquela por diverso os problemas em especial da natureza econômica, postponed ano ao ano. A idéia parte de um grupo de exploradores norte-americanos, em sua maioria mormones médicos dos instrutores, que pensam de que o tribe perdido famoso de Israel reside nos entrails do pólo norte, onde o rei do mundo reside, representante do deus na terra.

Isto a idéia faz exame como a fonte preliminar, além às passagens Biblical, um livro isso soube-se no começo do século XX, deus Smoky. Um desengate ao interior de terra, história de Olaf Jansen, pescador norueguês que ao lado de seu pai aconteceu dois anos nos aqueles terra desconhecida. Por meio do Russian dos icebreakers, Yamal, esperanças chegar nesse lugar mythical e verificar seu thesis. os passageiros quem amam participar terão que pagar a soma razoável de vinte milhares dólares, um custo menor se se pensar sobre os benefícios.

Por o que uma idéia que em 1942 não teve uma extremidade feliz, como vê mais tarde, é retomado 65 anos mais tarde? Weariness da modernidade? Fastidio com ciência que nega sua existência? São realmente a terra oca e seu segredo escondido pelos poders? Ou é que talvez nossos livros são caducos e nós necessitamos fazer respostas novas?

A terra não é oca, diz os specialists, mas não é ele, de modo que alguns não críam? Na história do Humanity sempre existiram inconformistas, indivíduos que recusaram aceitar fatos unquestionable e propuseram maneiras novas. Alguns foram adiante opportunely, outros succumbed antes que as mudanças, não se adaptaram. Mas havia um terceiro grupo isso decidiu-se resistir e levantou sua bandeira de encontro às posições eficazes. É esta caixa dos sostenedores da teoria oca da terra?

Após ter lido o relatório seguinte, o leitor decidir-se-á.

JOHN CLEVES SYMMES. rebel no corte das treze colônias

Remontémonos a 1823. Esse ano “o representante de Kentucky, Richard Johnson que começaria ser vice-presidente dos Estados Unidos, se levantou dentro Câmera, respectfully ao presente/exposição um exemplo em que se pediu isso o Congress pagou por uma expedição ao centro da terra; e, direito - afastado, retornou para reinar o bullicio no conjunto”. Embora o movimento soasse a o gracejo, tinha sido já cinco anos dar retornado pelo território norte-americano. O impulsor da proposta era um capitão aposentado, John Cleves Symmes, que lutou aos Ingleses na guerra da independência.

“I Eu declaro que a terra está vazia e que seu interior é inhabitable; isso contem um determinado número de esferas concêntricas, contínuas, uma dentro outro, e aquele tem uma abertura de doze a dezesseis graus no pólo. Persistence minha vida na sustentação desta verdade e eu somos arranjados para explorar a cavidade, se o mundo quer manter-me -me e ajudar a em tal companhia. John Cleves Symmes, de Ohio, ex- capitão de infantaria.”

“Eu preparei-me para a imprensa, um tratado nos princípios de a matéria, onde eu dou testes da proposta precedente, eu explico diversos os fenômenos e eu divulge “o segredo dourado” do doutor Darwin. Minhas circunstâncias são o sponsorship desta, e o mundo que novo eu ofereço a minha esposa e a his dez crianças.

Eu escolho como protetores, ao doutor S. L. Mitchel, ao senhor H. Davy e ao Bon do baron Alexander Humboldt. Eu convido a cem de companheiros bravos, equipado bem, a para partir fora de Sibéria, na estação autumnal, com rena e sleighs, batentes para avançar na superfície do mar frozen; Eu dou minha palavra de que nós encontraremos uma terra morna e rica do animal e do vegetal, florescendo completamente, se é que não há nenhum homem, ao chegar, um grau para o norte da latitude 82; nós retornaremos durante a seguinte mola. J. C. S”.

Quando Symmes escrever esse panfleto entusiástico na defesa da terra oca, é já o oficial aposentado de suas atividades militares, apreciando um hogareña calmo da vida que pela vista a furou. Nem as dez hastes de pistão isso teve que sua posição, nem aparentemente sua esposa controlou appease o espírito de capitão do indómito, que gastou seus últimos anos em tentar interessar a his compatriots sobre este assunto.

Su a opinião na possibilidade de oquedades polares começou com a compra de encurte para observar planetas. “Estudou mapas e desenhos de Saturno, e alcançado a conclusão essa o fato que há um anel em torno dessa estrela, estabelece que o princípio das esferas concêntrico, ou de planetas ocos, existe realmente.

Julgou esse Isaac Newton tinha incorrido um erro, e aquele uma atmosfera cheia de um elástico fluido aéreo ou de esferas do ether, cavidade, microscopically invisíveis, explicam a gravidade: O líquido aéreo cría, dentro época de uma força do arrastrante, propelindo, de que é o princípio real gravidade.

Ele pensamento também que o relatório da matéria fêz exame, na rotação, do formulário esférico, e perto a conseqüência, uma massa cloudy na rotação, como era ele nossa terra durante seu processo do formativo, não suporia o formulário de uma esfera contínua, mas, rather, essa da esfera oca”.

Para sustentar esta visão foi inscrito em determinado tipo de leitura esboçado perto alguns em autores do favor de sua cara teoria. Estudou a Burnet “aquele pensou de que a terra tinha sido, previamente, um núcleo pequeno, ajuste do lugar do petróleo, a que o líquido da atmosfera tinha aderido, dar forma assim a crosta terrestrial.

Outros as escritas eram aquelas de Woodward, “quem afirmou, esse a terra são dadas forma por camadas diferentes, apronte em camas concêntricas, como as camadas de uma cebola”. De Whiston extraiu por “que a terra tinha sido originada comete, e aquele no cometa tinha dado forma a um abyss líquido, que fosse seja o lugar que ajusta-se mais tarde por uma crosta, de modo que, em seu aspecto final, a terra foi olhada ao yolk, ao desobstruído e ao rind do ovo”.

Embora estes autores oprimissem suas expectativas, Symmes investigou ainda mais dentro acontecido e encontrou aquele em 1692, astrónomo famoso Edmund Halley, descobridor do cometa que faz exame de seu nome, esboçado “isso debaixo da crosta terraqueous havia um emptiness, dentro de que giraram três planetas do tamanho de Venus, de Marte e de Mercurio.

Halley não era único desde logo após o matemático alemão famoso Leonard Euler adicionou às observações do Britânico pequeno modificação: unified os três planetas em um único um, “a qual deu a luz pelo dia e um outpost e uma civilização próspera”. Esta corrente seria seguida perto Raio mais atrasado de Mather do algodão “de um universo interno” e de “duas décadas, o baron Holberg escreveu uma novela em que o protagonist caiu dentro lá a terra, para descobrir um sol e um sistema solar, e para transformar-se ele mesmos, durante três dias, em um satélite do girante”.

Um dos últimos cientistas em ser unido a Halley e a Euler era o senhor Scot John Leslie famoso “por suas investigações na radiação, speculated sobre uma terra oca, desde que com os dois planetas brilhando, semelhanças ao sol, às chamadas Proserpina e ao Pluto”.

Symmes faltou o presente do oratoria, mas cruzou oferecer do país algumas conferências antes de um público ansioso por características novas. Em 1820 ocorridos para conhecer “Symzonia: um desengate da exploração”, isso foi publicado pela casa j. publicando. Seymour (New York) e assinado por um determinado Adam Seaborn.

“Isto o parodia divertido do fiction do trabalho da ciência de Symmes era um, de his hipótese, e de sua expedição no projeto. Na história, o autor, dentro a primeira pessoa, inspirada por Symmes, prepara uma exploração de regiões polares, com o pretext para caçar selos. Ao aproximar o lugar onde está “a parede congelada” aquela conduz ao mundo interno, o grupo descobre em um console, os ossos de um monster. Antes o dowry pode rebel, as folhas que do capitão seu navio do vapor é arrastado rapidamente, por forts atuais, para o sul. Não recolhem para estar dentro da terra.

Symzonia.

Em his o metropolis, o capitão e seus homens dão com um albino da raça dos seres os seres humanos, vestidos com roupa branca gostam da neve, e aquela fala um comedy musical língua. Symzonia, iluminado por dois sóis e por duas luas, é um utopia Socialist. O albino da cidade, governado por um indivíduo superior, vive pròspera, tem o ouro e avançou invenções, como os dirigíveis armaram-se com os atiradores da flama que jogam o gás inflamado a uma distância de um quilômetro e de mais.

Jealous para manter seu regime, a força dos symzonianos ao capitão e his bagagem a isso que retornam ao mundo exterior, mais greedier”. Muitos consideram que após o facade de Adam Seaborn a pena do ele ele mesmo esconde Symmes. Ridiculing próprio a se? Não seja talvez esse nós deve pensar aproximadamente um ataque verdadeiro montou por alguns detractores que despised his teorias?

Seguro que o capitão teve um sentido de humor a todo o teste, aquele faria isso os boatos que o descrevem gostam de um homem do gênio mau “que se inflame rapidamente na presença de uma situação ridiculous, e naquela sua falta de a paciência não permitiu que coordenasse, de uma maneira requisitada e meticulosa, his as idéias radicais”, não tiveram nenhuma fundação. Ou sim? [1]

o industralist rico James MacBride assentou bem em seus “padrino e colaborador”, quem adaptou suas investigações em um livro: Teoria de Symmes de concêntrico Esferas (1826) onde poderia ser lido: “de acordo com o capitão de Symmes, o planeta isso a terra denominated é composta, como o mínimo, de cinco esferas concêntrico, cavidade, com espaços intermediários, e uma atmosfera ao redor cada; e são inhabitable, tanto quanto na superfície côncava, como dentro convexo.

Cada um uma destas esferas tem aberturas amplas em seus pólos respectivos. Embora a posição particular dos lugares onde se pensa de que existem as aberturas polares enlatam que não foram encontradas para fora com absolute a certeza, é considerada mesmo que mesma seja aproximadamente correto; sua situação conjectured pelas aparências que existem dentro aqueles lugares; tais que como um círculo ou uma zona que cerque ao globo e dentro qual não cresce árvores nem uma outra vegetação (exceto o musgo); as marés de o oceano funciona em sentidos diferentes e isso, aparentemente encontram-se com; existência do vulcão; o swellings do fundo, no mar, que é mais freqüente, os borealis do aurora que mostra para o lado sul”.

o capitão distante com tempo transformou-se um personage peculiar que causou-o a sorrisos pelo ponto baixo, defendendo e em todo o custo que irrita intelectuais que de seu irruption na cena com a idéia de uma terra Cavidade que não deixaram para lhe criticar. Isso explica de modo que quando ainda vivo nunca alcançou os fundos necessários realizar uma expedição, passando afastado a idade de 42 anos (1828) sem obter seu objetivo. Mas sua bandeira foi levantada perto outros.

Assim somente um ano após seu jogo um de mais fervent seu disciple Jeremiah Reynolds controlou convencer a um industralist rico Watson, que a a diferença do Bride do Mac que suportou a Symmes acreditou na uma existência Terra oca, e decidido financiar o desengate excêntrico uma vez e para tudo ao pólo sul. Dois navios foram contraídos: o Annawan e o Serpa. Mas a aventura termina quase na tragédia.

“ os navios fizeram a aterragem aos 82 graus de latitude sul, mas agrupe isso saltado à terra misled e foi conservado, no momento preciso, da morte perto starvation. Mais tarde o grupo riotous forçado àquele os navios postos prow ao país da mãe; foram fornecidos nas costas do Chile, a disembarked O Reynolds, e seguido adiante, para procurar, no piracy, descobertas mais benéficas”.

Logo as idéias de Symmes fariam exame de uma outra dimensão e sobreviveriam da mão de algumas das mentes literárias mais bivouacs de seu tempo, aquele operariam o assunto até o satiety. Edgard Allan Poe era um de primeiramente em fazer exame do slug. “O manuscrito no frasco”, “incomparable a aventura de um determinado Hans Pfall” e “as aventuras Gordon Pym” é boa mostra.

Em o escritor Julio Verne de 1864 franceses dedicaria uma de suas novelas melhores a sorte, “desengate ao centro da terra”, a única profecia do verniana que his os cultores dizem foram cumpridos não ainda. Que seguiria o “Esfinge a ele de Gelo”. Um outro escritor dum raio, Lovecraft bequeath “montanhas de Loucura”. O arroz Burroughs de Edgard, criador de Tarzan, imaginou em sua novela “dentro o centro da terra a Pellucidar”, um continente perdido no interior do planeta com acesso pelo pólo norte.

Em 1868 ocorrem para saber “uma cavidade do globo”, do professor W. F. Lyons, aquele retomou a idéia de Symmes embora não sabendo seu nome dos trabalhos consultado, característica que muitos autores imitate. Conscious de assim omissão Americus Vespucius Symmes, uma das dez crianças desaparecer o homem militar publica (1878) a “teoria das esferas concêntricas de Symmes, aquele demonstra que a terra é oca, seu interior inhabitable, e com extensivo aberturas nos pólos”.

“Isto a coleção foi publicada por Bradley e por Gilbert, de Louisville. Embora Américo creditado a seu pai gosta do autor absoluto do texto, e indicou-o que era unicamente um compilador, no fato compôs uma colaboração original para o volume. Symmes tinha afirmado aquele sob a terra que existiu uma civilização. Americus não podia resistir para dar mais detalhes. Esta civilização, dita, não era à excepção de esse dos dez tribes perdidos de Israel, aquela tinha sido ficada situada por outra como em zonas distantes como México e o Atlantis”.

Com o começo do século XX, o legacy de Symmes cruzaria os oceanos e ganhá-los-ia aqueles no favor, que dispersaria o gospel oco da terra por tudo mundo.

Nota: [1] pensa de que o autor verdadeiro é (1764-1835) Nathaniel Ames.

Por - Debora Goldstern.

Fonte: À borda da realidade Nº 174.

Sem comentários:

Enviar um comentário