quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Portugal: "Tomar" e os OVNIs

Normalmente este tema é ridicularizado na comunicação social.

Será que não passam de uma ilusão óptica?

Serão fenómenos da Natureza?

Ou serão os OVNIS uma realidade?

No concelho de Tomar parece que também existem testemunhos que afirmam ter avistado OVNIS.
O mais conhecido relato passou-se em 17 de Junho de 1977, sobre a Barragem do Castelo de Bode, onde o furriel da Força Aérea Portuguesa José Francisco Rodrigues, participava num voo de treino na naquela zona.
A certa altura avista à sua esquerda um objecto estranho que o leva a contactar a torre de controlo de Tancos para confirmar a presença de tal objecto no radar.
O piloto decide fazer uma manobra de aproximação que lhe permite, durante breves segundos, observar melhor aquele estranho objecto: tratava-se de uma semi-esfera negra, com 13 a 15 metros de diâmetro, com uma faixa de "janelas" com iluminação amarelada.
De súbito o objecto afastou-se, provocando uma grande instabilidade no avião, levando José Rodrigues a uma difícil manobra para recuperar o controlo. Mais ainda, a instrumentação de voo da aeronave ficou afectada após aquele bizarro avistamento.

16 de Julho de 1978, Tomar. Uma habitante de Tomar está á janela de sua casa durante a noite, quando vê de repente todas as luzes da sua rua a apagarem-se.
A 40 metros de sua casa, consegue ver um objecto que se assemelha a "uma espécie de moinho" que rodopia a uma grande velocidade.
De seguida o objecto desaparece em direcção aos céus, fazendo um ruído parecido com um sopro, voltando as luzes à rua.
No chão, onde se encontrava o objecto, ficaram marcas negras e, lamentavelmente, a testemunha sofreu várias paralisisas após o encontro.

Entre as 21H30 e as 22H de 2005, diversas pessoas, identificadas no relatório efectuado para o CEAFI encontravam-se na aldeia de Canto de Baixo, na Serra de Tomar, quando observaram umas luzes paralelas, vermelho-alaranjadas vivas que acendiam e apagavam por sobre a zona da albufeira de Castelo de Bode.
Subitamente, as luzes apagaram-se, vindo a reaparecer (?) num ponto luminoso sobre Tomar ou perto da cidade.
Era uma luz igual e grande que começou a descrever um arco, passando a uma forma de charuto, depois oval e por fim de quarto crescente (...).

Poucos minutos depois, as testemunhas viram aproximar-se simultaneamente, dois ou três objectos do Castelo de Bode e outros tantos de Tomar.

Fonte: Revista Insólito nº 36 Novembro / Dezembro de 1978

Tomar cidade

1 comentário:

  1. O avistamentos continuam , cerca de trés meses eu mais um amigo vimos dezenas de luzes nos céus a sair por detrás das nuvens , nunca tinha visto nada assim , tentei filmar mas sem sucesso é preciso ter uma camera em condições já vi alguns é verdade mas não conto pois as pessoas teem uma mente muito fechada no que toca ufologia .

    ResponderEliminar