quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Corpo Europeu de Astronautas

Astronauts of the European Space Agency (ESA)
Astronauts of the European Space Agency (ESA)
Corpo Europeu de Astronautas
10 Setembro 2008
Em 1998, os Estados-Membro da ESA que participavam no programa da Estação Espacial Internacional (ISS) decidiram juntar a sua equipa de astronautas à equipa principal da ESA, para formar um único Corpo Europeu de Astronautas. Este processo de integração ficou completo em 2002.

Do corpo fazem parte actualmente oito membros da Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Suécia. O A Divisão de Astronautas do Centro Europeu de Astronautas (EAC), sob a direcção do astronauta Gerhard Thiele, assume a responsabilidade por cada um dos astronautas.

Um dos objectivos do Corpo é oferecer aos astronautas da ESA tanto treino quanto possíve,l de forma a que possam acumular o máximo de experiência possível e tornando-os num património valioso para missões espaciais. Isto vem, não só, aumentar a reputação da ESA em matéria de voos tripulados, como também a probabilidade de os astronautas da ESA serem chamados para uma missão.

Esta experiência ganha pelos astronautas da ESA em operações no espaço é enriquecida quer pelo seu envolvimento durante missões com operações a bordo, mas também quando não fazem parte da missão. Neste caso, os astronautas cumprem o seu dever dando apoio à missão a partir do chão, tendo a seu cargo, por exemplo, as comunicações com as tripulações. Quando não participam em nenhuma destas duas, os astronautas colaboram no desenvolvimento de programas tecnológicos da ESA, os chamados deveres colaterais, como aconteceu no Veículo de Transferência Automatizado, Columbus.

Além disso, os membros do Corpo Europeu de Astronautas são embaixadores dos voos espaciais. Participam em inúmeras actividades de relações públicas, conferências e palestras científicas, partilhando a sua experiência única com a plateia e modificando a atitude relativamente à ciência em geral e aos voos espaciais em particular.

ESA Portugal.....

Sem comentários:

Enviar um comentário