quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Aves respiram como crocodilos

O fluxo de ar nos pulmões dos crocodilos tem um único sentido
O fluxo de ar nos pulmões dos crocodilos tem um único sentido30 Janeiro 2010 - 00h30

Evolução: Desde há 246 milhões de anos

Aves respiram como crocodilos

Os crocodilos e os pássaros respiram da mesma forma, através de uma estrutura pulmonar muito particular. O estudo da Universidade de Utah, agora publicado pela revista ‘Science’, explica que o ar flui nas vias respiratórias dos répteis numa única direcção, característica que se acreditava ser apenas dos pássaros. Este método de respiração pode ter permitido aos antepassados destes animais serem mais resistentes e dominarem a Terra, depois da extinção massiva ocorrida há 251 milhões de anos.


Depois da extinção, que provocou a morte de 70% da vida terrestre e 96% da marinha, estes répteis – arcossauros – foram os animais que dominaram o Planeta.

O nível de oxigénio no ar era de 12% e só quem possuísse determinadas características conseguiria sobreviver. Foi o caso dos arcossauros, que mais tarde se dividiram em dois ramos: os arcossauros próximos dos crocodilos e os que incluíam os pterossauros, mais próximos das aves.

Os investigadores acreditam que os antepassados comuns das aves e dos crocodilos adquiriram há 246 milhões de anos este método de respiração.

Inf - Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário