segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PENSAMENTOS EM VOZ ALTA

JUAN GUILLERMO PRADO:

Qual é o motivo principal de fazer uma “História da Ufología em Chile”, quando muitas pessoas pensam que esta é uma disciplina que já esta momificada?


Prado: Na história de Chile têm ocorrido fenômenos insólitos relacionados com esta disciplina. Fatos até agora inexplicables como a batalha aérea que descreve o jesuita Alonso Ovalle em sua “Histórica Relação do Reino de Chile” ou o surgimiento nas águas do estreito de um estranho objeto volador que descreve o navegante hispano Pedro de Sarmiento de Gamboa.

Assim existem inumeráveis acontecimentos inexplicables que se engloban no que é a ufología.


Explique-nos que pensa e qual é sua posição atual ante o fenômeno dos “não identificados”.

Prado: Os grandes culpados do desprestigio da ufología são os ufólogos. Vêem uma luz estranha ou um papel voando e confundem-no com um OVNI.


O livro apresentado apresenta-nos fatos históricos insólitos nas origens de nosso país. Segundo seu critério, pensa que os cronistas antigos interpretaram erroneamente estes acontecimentos e foram influenciados por superstições ou as crenças religiosas da época.

Prado: Os cronistas antigos descrevem o que viram. Que superstição ou crença poderia ter influído em seus relatos?

Ademais naquela época a Inquisición poderia ter actuado se eventualmente eles tivessem mentido.
Qual é o fenômeno relatado em seu livro, recopilado pelo pesquisador Luis Altamirano que mais lhe impactó e motivo sua inquietude de curiosidade?


Prado: Um esclarecimento. O período que abarca desde a prehistoria à república foi recopilado pelo infrascrito.

Luis Altamirano trabalhou só desde o aparecimento de “A Aurora de Chile” até nossos dias. Mas muitos dos antecedentes que me entregou já os tinha em outros de meus livros relativos ao tema. Acho que o que mais me impacto foi a descrição da batalha aérea e o posterior aparecimento após esta de um monstro que claramente não era natural e arrasou com todo o que estava a seu passo.


Como aprecia a projeção da ufología de Chile em um futuro?

Prado: Como costuma ocorrer com outras áreas do conhecimento. Terá momentos de alça e momentos como os atuais. Ainda que sempre existirá interesse no tema. Há que ver que fenômenos podem suceder no futuro.


LUIS ALTAMIRANO
Sobre a ufología hoje em dia:
Altamirano: Existe uma ufología mediática, onde a televisão e esses minutos de fama que te oferecem são o mais importante.

Os casos ao final de tudo realmente não importam, mas si quem os apresenta. Há atores hoje em dia de ufología.
O Coletivo utópico de ufólogos chilenos?


Altamirano: O projeto era bom, mas para uma sozinha pessoa. Queria sair na TV, a imprensa e logicamente ademais vender seus livros. Uma pena.

http://noufa2.blogspot.com/

Tradução Espanhol / Portugues

NOUFA

Noticiero Ufológico Autónomo






Sem comentários:

Enviar um comentário