sexta-feira, 15 de setembro de 2023

NASA: UAP, OVNI's não são Extraterrestres


Já foi divulgado o tão esperado relatório da NASA sobre os denominados UAP, ou seja, sobre fenômenos aéreos anômalos. No calor das iniciativas políticas que estão sendo realizadas nos Estados Unidos para que a investigação da questão OVNI tenha um caráter público e transparente, a Agência Espacial Americana juntou-se à equipe de suposta abertura e transparência que em 2022 criou um grupo de especialistas independentes para analisar, lidar com a questão dos UAPs dentro da instituição. 
Nas últimas horas, chegou o tão esperado relatório da NASA e a única conclusão notável é que “não encontrou nenhuma evidência de que fenómenos anómalos não identificados, conhecidos como UAP ou OVNIs, sejam de natureza extraterrestre, mas sublinhou que são necessários melhores dados”. para compreender alguns encontros que desafiaram qualquer explicação.” Isso quer dizer - e nunca melhor dito - nada de novo sob o sol.

“A principal conclusão do estudo é que há muito mais para aprender”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson, num briefing sobre as descobertas. “A equipe de estudo independente da NASA não encontrou nenhuma evidência de que os OVNIs tenham origem extraterrestre. Mas não sabemos o que são esses UAPs.” Usando a tecnologia da NASA na pesquisa de UAP O relatório diz que a tecnologia da NASA pode contribuir muito para a pesquisa de OVNIs, porque os satélites podem “sondar o estado das condições terrestres, oceânicas e atmosféricas locais” que poderiam ajudar a explicar alguns incidentes detectados por outros sensores. “Os ativos da NASA podem desempenhar um papel vital na determinação direta se fatores ambientais específicos estão associados a certos comportamentos ou eventos relatados de OVNIs”, diz o relatório. Da mesma forma, garantiu que os satélites têm capacidade de captar imagens de maior resolução: “embora nem todos os pontos da Terra tenham cobertura constante de alta resolução, considera-se que os satélites comerciais poderiam oferecer um complemento poderoso à detecção e estudo dos OVNIs”.

Diretor de UAP na NASA O anúncio também deu a conhecer a nomeação dentro da NASA de um diretor de pesquisa OVNI. “Na NASA, está no nosso DNA explorar e perguntar por que as coisas são como são. “Quero agradecer à Equipe de Estudo Independente por me fornecer informações sobre como a NASA pode estudar e analisar melhor os OVNIs no futuro”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “O novo Diretor de Pesquisa de OVNIs da NASA desenvolverá e supervisionará a implementação da visão científica da NASA para a pesquisa de OVNIs, incluindo o uso da experiência da NASA para trabalhar com outras agências para analisar OVNIs e a aplicação de inteligência artificial e aprendizado de máquina para procurar anomalias nos céus. “A NASA fará este trabalho de forma transparente para o benefício da humanidade.” Embora as pessoas estivessem ansiosas por este relatório pensando que a NASA finalmente divulgaria seus incidentes com OVNIs, elas deixaram claro que o estudo que fizeram não tem nada a ver com análise de caso. Conforme afirmado no comunicado divulgado no site da Agência Espacial dos EUA: “O relatório contém as descobertas e recomendações da equipe de estudo externa que se destina a informar a NASA sobre quais dados possíveis estão disponíveis para serem coletados e como a agência pode ajudar a esclarecer a origem e a natureza dos futuros UAPs. O relatório não é uma revisão ou avaliação de incidentes anteriores de OVNIs.”

Colaboração cidadã Da mesma forma, a NASA explicou que “também promoverá relatórios de cidadãos, envolvendo-se com o público e pilotos comerciais para construir um conjunto de dados de OVNIs mais amplo e confiável para identificar futuros incidentes de OVNIs, bem como desestigmatizar o estudo de OVNIs”. Surpreendentemente, a equipe que preparou o relatório não utilizou a documentação disponível na NASA. Da agência explicam: “A equipa de estudo independente, criada fora da NASA, utilizou dados não confidenciais de entidades governamentais civis, dados comerciais e dados de outras fontes para apoiar as suas conclusões e recomendações no relatório. Atualmente, há um número limitado de observações de alta qualidade de OVNIs, tornando impossível tirar conclusões científicas firmes sobre sua natureza. (clique aqui para acessar o relatório completo).

Para a maioria dos investigadores do fenómeno, o relatório da NASA foi decepcionante. Não porque eu diga que não há evidências de que os OVNIs sejam extraterrestres, pois na verdade, muitos de nós, especialistas, tentamos fazer a sociedade entender que a hipótese extraterrestre é apenas uma entre milhares que poderiam explicar a origem dos OVNIs. A decepção vem do histórico de ocultação da agência, que há décadas silencia os encontros de astronautas com OVNIs e agora teve a oportunidade de corrigir seus erros e divulgar parte do extenso material que possui sobre OVNIs e preferiu continuar em sua linha habitual. 

Mais do que intrigante, este relatório da NASA não condiz com as observações dos próprios astronautas ao longo da história!
Acreditasse que estas entidades não irão revelar nada de significativo a não ser uma propaganda de desinformação. 

1 comentário:

  1. Efectivamente, negam atė à exautão, mesmo perante as evidências. Era de esperar... mas, não lhes vai adiantar nada, tentarem ganhar tempo.

    ResponderEliminar