quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Boeing 737 - 700, colide com OVNI em Moçambique

Uma avião da companhia LAM - Linhas Aéreas de Moçambique colidiu com um objeto anômalo quando aterrava no aeroporto de Tete, no norte do país.
O aparelho, um Boeing 737-700 que viajava de Maputo com 80 passageiros e 6 tripulantes, ficou com a parte da frente seriamente danificada ao colidir com um aparelho voador.
A companhia confirmou o caso, ocorrido na passada quinta-feira, com um comunicado publicado nas redes sociais.
"A ocorrência foi confirmada no ato de vistoria rotineira que a tripulação faz à aeronave depois da aterragem.
Contudo, os danos foram registados, sensivelmente, no momento em que se iniciou o processo de aproximação, já com a pista à vista para a aterragem no Aeroporto de Tete", diz a LAM "Nesse instante, a tripulação ouviu um estrondo, o que alertou sobre a possibilidade da aeronave ter tido contacto com um organismo externo que, mesmo assim, não perturbou a realização normal do voo até à aterragem".
Contudo a imprensa mundial fez correr a notícia ao mundo que o avião teria chocado com um drone.

"Segundo o Notícias, que cita o Gabinete de Comunicação e Imagem das LAM, refere que a substituição da peça danificada foi concluída com sucesso, num processo que envolveu, para além de técnicos da empresa, técnicos do Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IAM).

A aeronave das LAM sofreu danos do lado direito na parte frontal da fuselagem, tendo a ocorrência sido confirmada no acto de vistoria rotineira que a tripulação faz à aeronave, depois da aterragem.

No novo relatório apresentado ontem, em Maputo, pelo Instituto de Aviação Civil (IACM), aponta-se que na área em volta, não foi visto, nem identificado algum drone ou operação de algum objecto estranho, nem de alguma colisão com algum objecto e ou actividade atmosférica.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do IACM, João de Abreu, “é na peça Radome que, após a minuciosa investigação, os inspectores e técnicos qualificados, de forma preliminar, presumem que a causa tenha sido originada por falha de material, por deficientes reparações anteriores efectuadas na origem da peça expedida para o operador”, disse Abreu, em conferência de imprensa".


A notícia é totalmente falsa, a companhia aérea no seu comunicado referência que o avião embateu em algo, mas não referência qualquer drone, pois os pilotos nada observaram.
Este não é o primeiro caso em que a mídia desconcerta uma notícia, dando más e falsas informações ao público, levando este acreditar na sua história sensacionalista.


Resumindo...
A respetiva aeronave embateu em algo que até ao momento ainda não foi possível apurar a sua identificação.

Num caso destes poderíamos catalogar como objeto voador não identificado 'OVNI', ao invés de inventar um drone como muito bem fez a imprensa. 

1 comentário:

  1. Gostaria de saber de onde partiu a ideia do drone por parte da imprensa!
    Não descarto essa possibilidade, porém a própria companhia aérea e investigação aérea daquele país já descartou ser qualquer drone.
    Enfim.... O jornalismo no seu melhor.

    ResponderEliminar