terça-feira, 14 de junho de 2016

OVNIs são observados sobre capital portuguesa


OVNIs " Objectos Voadores Não Identificados", são observados e registados em fotografia durante a sua passagem sobre Lisboa.
O fenómeno terá sido presenciado por jornalista e uma amiga.

Relato descritivo da observação da testemunha....

 "Chamo-me Vítor Correia, tenho 48 anos, sou jornalista, e resido na Rua Manuel Marques, no Lumiar, em Lisboa.

Os factos que vou passar a descrever aconteceram na madrugada da passada segunda-feira, dia 13 de Junho de 2016, entre a 1h20 e a 1h50.

Estava em casa, com uma amiga, quando decidimos ir à janela da cozinha fumar (por hábito só fumo nessa janela).




Quando olhei para a minha esquerda vi que algo se movia no céu. Reparei então que vários pontos se deslocavam da minha esquerda para a direita. A velocidade seria semelhante à de um avião quando se prepara para aterrar, mas a sua altitude deveria equivaler à altitude de um avião numa rota de passagem, penso que acima de 10.000 metros.

Comentei com a minha amiga que aqueles pontos luminosos se moviam. E ficámos os dois estupefactos a olhar. A seguir àqueles, vinham outros e mais outros... E outros. Estavam agrupados em três ou quatro, pelo menos tendo em conta o que a nossa visão alcançava. Nesses grupos uma unidade situada sensivelmente a meio da formação era a mais luminosa. Todos tinham luz própria, branca e que não era intermitente e não cintilava. Tratava-se de uma luz contínua. Nalguns períodos da observação os pontos pareciam alterar a sua velocidade, acelerando, talvez para se esconderem por cima do tecto de nuvens que existia nessa noite.



Utilizei a bússola do meu iPhone e constatei que se deslocavam de Sul para Norte (entre os 150 e os 160 graus), descrevendo linhas rectas e em sentido oposto ao do vento. No  seu percurso usavam parte do corredor aéreo utilizado pelos aviões para aterrarem no Aeroporto da Portela.



O céu nessa noite estava bastante nublado, mas existiam algumas abertas, que nos permitiam ir vendo o verdadeiro desfile de Objectos Voadores Não Identificados. Durante cerca de 30 minutos passaram algumas dezenas desses objectos. Sempre com trajectórias idênticas. Curiosamente, não houve durante esse período nenhuma aterragem de aviões na Portela. Acredito que os radares do aeroporto tenham captado os referidos objectos.



O meu iPhone tem menos resolução do que o iPhone da minha amiga. Por isso, foi ela quem fez as fotos. Vou pedir-lhe para lhe enviar. Fiz dois vídeos com o meu, mas só num deles se consegue perceber, embora com dificuldade, a presença dos referidos objectos".



Podemos concluir que durante a hora de observação do Sr. Vítor Correia, efectivamente não decorria qualquer vôo sobre Lisboa!
Poucos dias antes era reportado um outro avistamento semelhante em Cascais.
No vídeo acima a colocação de filtros ajuda a clarear a imagem, porém o vídeo fica completamente imperceptível.
Optamos por manter o vídeo original.




Na mesma madrugada os mesmos objetos eram registados em Leiria pelo colaborador Euclides Santana.
Coincidência!



Ambos os vídeos, quer do Sr. Vitor como do Sr. Euclides, os objectos fogem do padrão comum na sinaletica aérea de aéronaves militares ou comerciais!
No dia 8 era reportado ao Ufo Portugal uma outra observação na orla de Lisboa pela qual não se obteve imagéns apenas a visualização de uma luz anómala com voo bastante lento.
Devido às festividades, podemos concluir, deduzir ser alguma espécie de balão Junio! "Dedução".

Os avistamentos de estranhos fenómenos têm aumentado significativamente em Portugal.
Maioria dos relatos apresentam uma explicação plausível!
Porém 10% dos relatos acabam sem uma explicação onde determinamos estes casos como ovni Objecto Voadore Não Identificado.

As constantes observações nos levam a questionar que a Segurança Aérea do país sabe do assunto e possivelmente o investiga.

Enquanto isso a imprensa continua de olhos fechados fixada nas políticas e futebóis manipulando o povo a seu belo prazer.

28 Julho confirmação...
FAP confirma a inexistência de voos militares.





Se observou o mesmo fenómeno não exite em nos reportar a sua observação para: ufo_portugal@sapo.pt 

15 comentários:

  1. Formações de aviões militares em transito...
    Altitude, velocidade aparente e formações assim o indicam.
    Por ter uma base verificável, conhecida e habitual, qualquer outra ilação que se retire desta observação sem uma base credível e lógica é pura especulação.

    ResponderEliminar
  2. Um bando de andorinhas também.
    Nada indica ser aeronaves muito menos militares.
    Muitos menos naves marcianas!
    Mas acho irónico os argumentos quando apresentam desculpe para apresentarem uma justificação.

    Se ligarem ao departamento da FAP vão ver que não houve qualquer aeronave militar no ar.

    O que era ninguém sabe até ao momento.

    ResponderEliminar
  3. Acho que este caso é digno de investigação. Talvez o aeroporto possa ter registado em radar e dar alguma informação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria óptimo termos um registo do Radar de Lisboa.

      Eliminar
    2. Nuno, tens todas as fotos tiradas a esses objetos? Fizeste uma sobreposição ou uma medição dos pontos de luz até outros pontos de referência? É só para descartar estrelas. Pode ser curioso, mas já vi pessoas a bater o pé à minha frente perante estrelas que aparentavam mover-se sobre as núvens e na hora tive que mostrar usando pontos de referência que o que moviam eram as núvens, dando impressão do contrário.

      Eliminar
  4. Para que vem a sites de discos voadores se é sempre outra coisa?

    ResponderEliminar
  5. Nuno, eu referi a questão de se tratar de aviões pelos indícios que são relatados.
    - Em grupos de 3 ou 4;
    - Passavam com intervalos de tempo;
    - Iam muito alto - desprezo aqui a altitude dos 10 mil metros porque avaliar uma distância com pontos de luz e sem pontos de referência é impossível;

    Se um país sobrevoar outro a nossa FA é informada e mais nada. São pontos no radar que estão identificados e por isso sem interesse.
    Deslocamentos de aviões militares de outros países são normais. Se esse deslocamento for confidencial…
    Lembra-se dos voos da CIA que chegavam cá sem perguntas e sem serem assinalados?

    Nuno, em relação aos intervalos, as características são as mesmas que a controlo de tráfego de colunas de marcha de viaturas.
    O Nuno foi militar de uma especialidade cujo controlo de tráfego é uma das principais funções e alvo de formação.
    Dar intervalo entre colunas de marcha para que não haja aglomeração de viaturas, para que essa aglomeração não se torne um alvo remunerador ao adversário, etc.
    Na FA passa-se o mesmo. Esta foi de imediato a ideia que me surgiu quando a testemunha referiu esses intervalos.

    Este avistamento tem tudo o aspecto de se tratarem de aviões. Como a aviação comercial não voa em formação, sobra a aviação militar… por isso a referi.

    Se acha que são pássaros, seja. Se acha que são OVETs, seja.
    A verdade é que as evidencias apontam noutro sentido, mesmo que não seja o correcto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é que a FAP descartou por completo actividade de aeronaves militares!
      Depois existe um outro pormenor a ter em conta!
      Os telefones não conseguem ter uma qualidade boa durante a noite!
      Tenho um tlf com boa resolução ou melhor que o da testemunha e a qualidade noturna é para esquecer.
      Um pormenor que só tive conhecimento depois da publicação.
      Na Margem Sul foram observados os mesmos objectos.

      As luzes de navegação aérea são intermitentes e não fixas.
      As mencionadas são fixas e brancas.
      Algo que nos foge do padrão das aeronaves ou balões LEDs.

      Eliminar
    2. Também acho que nada tem a ver com aeronaves terrestres. Todas elas (da CIA ou não) são obrigadas a ter sinalética de voo que durante a noite são luzes azuis, verdes e brancas. Isto é obrigatório como medida se segurança para outras aeronaves e mesmo pessoal de terra. Não vejo qualquer luz da sinalética obrigatória e apenas uma luz branca. Quando aviões usam essa luz geralmente forte, é no momento da aterragem e só são usados nessas circunstâncias. Além do mais, qualquer aeronave terrestre usa motores de combustão e que são perfeitamente audiveis no silêncio da noite.
      Fica aqui para confirmarem ... http://www.spotterjpanoar.com/2012/12/curiosidades-cores-e-significados-das.html

      Eliminar
    3. O Poder da camuflagem Sr Fernando Ramos é algo básico...Eu ja assisti a fenómenos semelhantes aqui no ALgarve e garanto, eu gosto bastante de astronomia, sei identificar os corpos celestiais de outros objectos...é algo simples...é dos poucos registos que considero interessantes, pois são muito semelhantes aos que assisti e muitas outras pessoas pelo mundo assistiram...embora exista muitos testemunhos não aptos, onde se tratam de aeronaves militares etc, e eventos biológicos como bolas de plasma e etc, não invalida que exista pelo meio uns tantos testemunhos dignos de investigação...Cumprimentos ;)

      Eliminar
  6. Balões de hélio com leds??? Uma moda nos casamentos...

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente só se conseguem filmar ou fotografar com telemoveis, no momento da largada e quando ainda estão a poucos metros do solo. Impossivel essas luzes serem de balões LED acima das nuvens!

    ResponderEliminar
  8. A história está cheia de relatos de luzes ou objectos em formação e ainda antes de haverem aviões. Por isso a indicação de luzes em formação não tem necessáriamente de pertencer a aviões. Temos que considerar outros fatores como as luzes obrigatórias anti-colisão e de navegação (brancas, verdes e vermelhas) que não são observadas, fotografadas ou filmadas. Podiam ser pássaros migratórios, mas aquela hora não estou a ver o sol a ser refletido neles. Cumprimentos Fernando :)

    ResponderEliminar
  9. Se isso é ovnis essa luz a andar e acender dps apagar, aqui no algarve basta olhar ao céu praticamente vejo isso todos dias, irei passar a filmar, pois na tenho visto mesmo tando com amigos dps digo para eles olharem e acabam por dizer que isso nao existe e que tou pessuido pelo demônio ����

    ResponderEliminar
  10. Entrou aqui uma personagem com um nome fictício mensagem provocadora pela qual foi removida....
    Ao que parece ainda existem pessoas que desconhecem a sigla "OVNI" e logo induzem a mesma palavra a marcianos!
    As pessoas não fazem ideia da quantidade de casos que são resolvidos e esclarecidos às testemunhas!

    ResponderEliminar