sábado, 4 de junho de 2016

Adaga no túmulo de Tutankamon é de ferro extraterrestre


Lâmina da arma cerimonial encontrada junto da múmia do faraó é feita do metal de um meteorito

A descoberta do túmulo de Tutankamon, em 1922, abriu uma nova era no estudo do Antigo Egito, mas passado quase um século, o túmulo do rapaz-faraó continua a ser fonte de surpresas para os cientistas. Desta vez, a novidade é esta: o ferro da lâmina de uma das adagas encontradas junto da múmia é extraterrestre. Mais de 3300 anos antes de Cristo, os construtores do túmulo usaram o material de um meteorito para homenagear o seu faraó morto, presenteando-o com um requintado objeto fúnebre que, literalmente, veio do espaço.

A descoberta foi feita por um grupo de investigadores italianos e egípcios, dos Politécnicos de Milão e de Turim, da Universidade de Pisa e do Museu Egípcio do Cairo, que usaram uma técnica não invasiva de espectrometria por fluorescência de raios X para analisar o material. E o que verificaram é que ele tem na sua composição os altos teores de níquel que só existem nos meteoritos, confirmando assim a origem extraterrestre do material da lâmina.

Encontrada em 1925, três anos depois da descoberta do próprio túmulo, a adaga, cujo punho está finamente decorado e recoberto a ouro, com um cristal incrustado, e que se encontra hoje depositada no Museu Egípcio do Cairo, chamou de imediato a atenção dos arqueólogos.

Por um lado, o ferro era muito raramente usado no Antigo Egito. Por outro, o seu aspeto era estranhamente homogéneo, e não havia sinal de ferrugem, como se seria de esperar num objeto de ferro que tinha estado mais de cinco milénios no túmulo, junto da múmia do faraó.

Durante décadas, especulou-se sobre a natureza do metal, colocando-se a certa altura a hipótese da sua origem espacial. Ela foi agora, justamente, confirmada no estudo publicado na revista científica Meteoritics & Planetary Science pela equipa coordenada por Daniela Cornelli, do Politécnico de Milão.

Os autores concluem que, dada a raridade do uso deste material no Antigo Egito - além deste, apenas um outro artefacto cerimonial encontrado num túmulo da mesma época, em Gizé, é feito de material meteorítico -, "o Antigo Egito atribuía um alto valor ao ferro dos meteoritos para a produção de objetos ornamentais ou cerimoniais de grande requinte, até ao século 14 a.C", como escrevem no artigo. "A alta qualidade da manufatura da lâmina da adaga de Tutankhamon demonstra uma capacidade precoce e bem sucedida de trabalhar o ferro nessa época [naquela região] ", concluem os autores.

Inf - DN 

Sem comentários:

Enviar um comentário