domingo, 5 de março de 2023

Astrônomos captam oito sinais estranhos vindos da galáxia

Astrônomos de todo o mundo formaram equipe internacional que detectou os vestígios misteriosos

Astrônomos captaram oito misteriosos sinais de rádio que podem vir de alienígenas. A história foi contada pelo site inglês “The mirror”, nesta quinta-feira (17).


“Podem ser mensagens enviadas por civilizações com tecnologia muito mais avançada que a nossa”, escreve o jornal.

De acordo com o site, os sinais foram emitidos em áreas em torno de cinco estrelas “próximas” de 30 a 90 anos-luz de distância. Os alertas estavam “escondidos à vista” entre um grande número de gravações de mais de seis anos atrás.

A descoberta só foi possível após uma equipe internacional desenvolver um algoritmo de computador para analisar um grande número de informações com mais detalhes.

O principal autor, Peter Ma, estudante da Universidade de Toronto, disse:
“No total, pesquisamos 150 TB (terabytes) de dados de 820 estrelas próximas. O conjunto de dados já havia sido pesquisado em 2017 por técnicas clássicas, mas rotulado como “desprovido de sinais interessantes”.

As imagens analisadas pelos pesquisadores foram coletadas pelo telescópio “Green Bank Telescope” em Virginia, nos Estados Unidos. Só para se ter uma ideia, a estrutura é maior que a Estátua da Liberdade, e faz parte do projeto Breakthrough Listen, que visa identificar atividades extraterrestres.

No entanto, nenhum “alvo de interesse” foi originalmente indicado. Mas a nova rede neural descobriu que isso está longe de ser o caso. O reexame manual também confirmou que os achados compartilhavam várias características principais.

Os sinais eram de banda estreita, o que significa que tinham uma pequena largura espectral de apenas alguns Hz (Hertz). Fenômenos naturais tendem a ser de banda larga.

Além disso, as leituras, relatadas na revista Nature Astronomy, eram “inclinadas”, indicando aceleração.

Eles também apareciam apenas quando o instrumento focava em uma fonte celeste específica, desaparecendo quando ela apontava para longe.

O rádio é uma ótima maneira de enviar informações interestelares. Ele atravessa poeira e gás na velocidade da luz – 20.000 vezes mais rápido que nossos melhores foguetes.

Muitos esforços do SETI (busca por inteligência extraterrestre) usam antenas para escutar qualquer sinal que os alienígenas possam estar transmitindo.

O co-autor Dr. Cherry Ng, do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica, Paris, disse: “Esses resultados ilustram dramaticamente o poder de aplicar métodos modernos de aprendizado de máquina e visão computacional para desafios de dados em astronomia, resultando em novas detecções e maior desempenho.

“A aplicação dessas técnicas em escala será transformadora para a ciência da assinatura tecnológica de rádio”.

Os pesquisadores agora planejam implantar o algoritmo na ferramenta COSMIC do Instituto SETI no Novo México. Foi lá que Jodie Foster ouviu um sinal alienígena no filme de 1997, “Contato”.

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário