terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Diário de Leiria - Leiria é a "meca" dos ovnis

Jovem avistou sete ovnis em 2013 na Maceira
Em 2013, um jovem da freguesia da Maceira, Leiria, tinha avistado no mesmo local sete ovnis no espaço de uma semana. Jovem foi apanhado desprevenido ao vislumbrar no céu uma luz brilhante, estáctica, "de cor laranja e com uma áurea branca".

Investigação: Leiria prepara-se para ser o centro das atenções de investigadores e curiosos na área dos ovnis. Uma equipa vai estar até ao final do ano no concelho para observar e registar objectos voadores não identificados

Jornalista: Helena Amaro
Autor de imagem: Luís Filipe Coito

Os avistamentos que têm o­cor­rido nos últimos anos levam Nuno Alves a classificar a região como a “meca” dos ovnis.
Não será, por isso, de estranhar que, ao longo de 2015, este investigador e a sua e­qui­pa assente arraiais em Leiria para observar o céu à procura de objectos voadores não identificados.
“Leiria é considerada a meca dos ovnis por quem está ligado à ovnilogia, mas também pelos internautas e as pessoas que registam estes fenómenos.

Significa que estamos numa espécie de epicentro, onde ocorrem muitas observações.
Embora existem outros locais no país, é em Leiria que se têm registado mais observações por parte da população”, contou Nuno Alves.
Há poucos dias em Leiria, este investigador explicou ao nosso jornal que anualmente são avistados na zona “entre 10 a 15” objectos voadores não identificados.
                
Ainda assim, longe dos avistamentos noutros cantos do mundo, assegurou Nuno Alves.
O último avistamento registado em Leiria ocorreu em Novembro passado, “por um ex-militar da Força Aérea”.

"A testemunha descreveu que ao contemplar o céu nocturno, reparou numa luz fora do normal, e comportamento e padrão fora dos seus conhecimentos.
A sua fisionomia era triangular, conseguindo captar em fotografia o momento em que a mesma se eleva na vertical", contou.

Curiosamente, acrescentou Nuno Alves, tratou-se do "mesmo objecto voador não identificado" fotografado em Abrantes e Argentina em Dezembro de 2010.
"A própria NASA esteve envolvida neste caso, na tentativa de identificação do objecto.
O resultado como seria de esperar, foi "objecto voador não identificado", alegando autenticidade de ambas as imagens", afirmou Nuno Alves.
Este investigador deixa contudo, um alerta: " um objecto voador não identificado não é propriamente um objecto que vem de Marte ou de qualquer outro planeta".
Simplesmente é um objecto que voa e não é identificado.
É preciso conhecer um pouco de astronomia e a sinaléctica aérea.
Quando um determinado objecto não consegue entrar nos padrões de rastreamento aéreo, satélites, ou de entrada de lixo na atmosfera, ai sim, podemos catalogar de objecto voador não identificado, através de filtros que nos permitem identificar se essa luz é ou não reconhecida", explicou.

Congresso de ovnilogia em Leiria?

INICIATIVA Porque em Portugal "Leiria é o ponto dos avistamentos", o investigador Nuno Alves e a sua equipe preparam-se para montar o equipamento em vários pontos altos, como a Senhora do Monte, e tentando fazer o registo destes fenómenos".

"Queremos cá ficar o ano todo para tentar identificar o que está a ocorrer e vamos aguardar pelo Verão, que é a melhor altura para observar o céu e trabalhar nestes registos", explicou.
Será durante o Verão que Nuno Alves pretende organizar uma "mega vigília", com o objectivo de juntar investigadores e curiosos de todo o País para observar os céus de Leiria.
"Qualquer pessoa pode entrar em contacto connosco para participar nas observações.
Nunca temos muitas expectativas porque o fenómeno ovni não é comum.
É uma questão de paciência e sorte.
É estar no dia certo, à hora certa, no local certo, por isso, estendemos a nossa presença em Leiria até ao final do ano", disse.
Para o efeito, explicou, a equipe irá montar equipamentos específicos, "alguns que as pessoas nunca viram, porque estão modificados", nomeadamente "cameras fotográficas modificadas, telescópios modificados, binóculos, computadores, alguns deles com equipamentos de visão nocturna", entre outros equipamentos.
Não está também descartada a possibilidade de realizar o primeiro congresso internacional de ovnilogia em Leiria este ano.
"Gostavamos de organizar um congresso em Leiria enquanto cá estamos, mas precisamos de apoio", salientou Nuno Alves, que anda à procura de colaboradores, e para quem o estudo da ovnilogia é uma "paixão" que "sai do próprio bolso".
"A ideia é estender o número de colaboradores para incentivar pessoas de outras zonas do país e elaborar o maior número de registos, porque actualmente somos os únicos e mais activos no País.
Em Portugal, não existe uma comunidade muito grande de investigadores nesta área, mas são muitos os curiosos que se interessam pelo assunto", afirmou este investigador, responsável pela página na Internet UFOPortugal.
Equipa de investigadores realiza no Verão, uma mega vigília para observar os céus de Leiria à procura de ovnis.


UFO PORTUGAL

Objecto fotografado por ex militar a 2 de Novembro de 2014

Uma junção entre o obejcto registado a Novembro de 2014 em Leiria e o de 2010 em Abrantes e Argentina, nos permite concluir ser o mesmo objecto.

De salientar que de à muitos anos ocorrem fenómenos vislumbrados pelas variadas testemunhas que transcrevem acontecimentos estranhos na região!

 "Em meados de Janeiro de 1979 na localidade de Leiria deu-se um acontecimento estranho quando toda a cidade ficou repentinamente, e sem razão aparente às escuras. 
Neste periodo de "black out" foram vistos por inumeras pessoas desta localidade objectos voadores impossiveis de ser identificados ao promenor mas que devido às suas formas aparentemente bizarras e às manobras fantasticas que estes faziam foram unanimemente identificados como sendo OVNIs. 
O facto é que estas aparições também foram vistas noutras localidades, nomeadamente em Lisboa e inclusive foram registados em radar objectos não identificados e não autorizados a percorrer o espaço aéreo nacional" (GPPOVNIS)....



Estará Leiria interligada ao padrão que ocorre na Serra da Gardunha, Ferreira do Zézere, Fátima e Santarém!
Um enigma certamente!
Esperamos contudo durante a época veraniana organizar a mega vigília e podermos nós mesmos averiguar a origem dessas luzes.
Os relatos sobre estranhas luzes sob Leiria não são recentes e já contam com alguns anos.

Segue um acervo de imagens "2014", realizado pelo Sr. Euclides residente na região.


Se observou algo queira entrar em contacto connosco via e-mail ufo_portugal@sapo.pt ou Diário de Leiria diarioleiria@diarioleiria.pt

8 comentários:

  1. 1º Leiria é só um dos hotspots em Portugal. Existem mais, só um exemplo Gardunha.

    2º Congresso é sempre bom fazer no centro do país. Tem sempre boas localizações, transportes etc.

    3º Como é que podes dizer que os dois objectos são iguais? Ou o mesmo? Não tem nada a ver, podem ser identicos em certas coisas, mas o mesmo não.

    4º Quanto ao video sabes perfeitamente que se tem de conciliar outros fenómenos antes de dizer que são ovnis. Iridium-flares entre muitas outras coisas podem ser explicadas.

    Desculpa mas é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  2. Meca e hotspot será o mesmo!
    Congressos podem ser realizados em qualquer parte do país!
    A fisionomia dos objectos são iguais após análise e mesmo ao colocar as imagens lado a lado.
    A própria NASA desconheceu a origem do objecto em Abrantes!
    Todo o processo passa por uma análise de rastreios de possíveis causas como vêm descrito na noticia a cima.

    Quando se fala em OVNI maioria pensa em ET´s!
    Totalmente errado pensar em tal coisa sem ter provas disso.

    Não se trata de uma nem duas pessoas, mas sim várias pessoas a relatarem estranhos fenómenos luminosos sobre a região de Leiria.

    ResponderEliminar
  3. Dizendo Meca dás a sensação que só há UM hotsite.
    Lado a lado estão elas e continuo a não ver o mesmo objecto.
    Ninguém disse que não havia pessoas a ver, agora antes de lançar para o ar " são ovnis" e aí (óbvio) ficar com um rótulo de maluco, deve-se ver todas as hipóteses , conjugar localidades, pontos, e descartar todas as possibilidades científicas antes de se partir para a "conspiração"

    ResponderEliminar
  4. Se formos analisar as observações referentes a 2014, sim Leiria e toda a região bate recorde de observações no país.
    Meca significa local ou sitio onde algo ocorre com frequência.

    Esperemos ter bons resultados este ano.

    ResponderEliminar
  5. Eu vi, terça (se não me engano) e hoje. Nem sei que diga... que coisa

    ResponderEliminar
  6. Duas vezes, eu e mais três pessoas (desculpe a demora da resposta, não tenho muita disponibilidade), vimos, duas vezes, na terça feira (se não me engano, segunda ou terça mas mais provável na Terça) o mesmo objecto de forma muito nitída. Vivo numa zona privilegiada para observar. Local elevado e sem habitaçõesem frente. O céu estava perfeitamente limpo da primeira vez e da segunda viu-se através de uma aberta. Hora. entre as 18.45 e19.15. Local: Porto de Mós, alqueidão da Serra. Vista para Batalha e Cimpor.

    ResponderEliminar
  7. O objecto chamou a atenção pelo brilho e cores das luzes. Era acompanhado ao lado, por uma mais pequena, como se fosse um avião a escoltar. Mas o objecto era invulgar, quando as luzes mudavam de cor conseguia-se ver o vulto triangular,não se parecendo com nenhum corpo celeste conhecido. O movimento de planar e depois de afastamento em direcção à linha do horizonte era outra característica.

    ResponderEliminar