segunda-feira, 28 de abril de 2014

Formação de luzes no Zambujal "Cantanhede"

ilustração
Localização - Zambujal - Cantanhede
Data, hora - 26/04/2014 - 22:30h
Testemunha - Sr. André Santos e esposa

Relato da testemunha...
Bom dia, sou André Santos e na noite de 26/04/2014 pelas 22:30 eu e a minha esposa estávamos de regresso para nossa casa vindos da minha terra - Zambujal Concelho de Cantanhede - e ao passarmos na povoação vizinha (Fornos também Concelho de Cantanhede) verificámos que por cima de uma quinta de eventos estavam luzes cintilantes que parecia fogo de artifício.
Na realidade estava a decorrer um evento nessa Quinta e minutos antes tinha havido fogo de artifício, daí estarmos à espera de encontrar a "continuação do espectáculo". Estranho que as luzes cintilantes não descia em direcção à terra nem tão pouco havia barulho do típico foguete.
Foi então que começamos a achar o fenómeno estranho e eu parei o carro e a minha esposa pediu-me para desligar as luzes.
Víamos muitas luzes cintilantes (acendiam e apagavam constantemente à semelhança de um tipo de fogo de artifício) e à volta apareciam outras luzes de intensidade constante que pareciam candelabros.
Estas luzes deslocavam-se lentamente para Sudoeste.
Em termos de altitude pareciam não estar muito altas, pareciam estar a muito menor altitude que um avião comercial.
Começámos a suspeitar da situação pois não se tratava de chuva de estrelas nem aviões nem de efeitos provocados por electricidade estática.
A confirmação veio quando verifiquei que o formato das luzes era em "V" e como sou curioso na matéria associei de imediato.
Conseguimos acompanhar as luzes durante cerca de 5 minutos e uma vez que estas se deslocavam deixámos de as conseguir ver.
A dimensão de todo este conjunto de luzes anormais era imensa, de tal forma que se quiséssemos fotografar o fenómeno talvez fossem necessárias umas 4 a 6 fotos para conseguir englobar a totalidade das luzes.
Este caso foi o nosso primeiro visionamento do género e gostaríamos de partilhar esta informação também para saber se mais alguém viu este fenómeno, nomeadamente as pessoas que se encontravam no evento dessa noite na Quinta da Couceira pois o fogo de artifício tinha decorrido há pouco e os convidados talvez tivessem a olhar ainda para o céu.
Também não tirámos qualquer foto pois apercebemo-nos no final do que poderia ser e a resolução da câmara do telemóvel é muito fraca, atendendo ainda ao facto de ser de noite e não haver possibilidade da percepção das luzes.

Gostaríamos ainda de obter, se for possível, uma explicação para estes luzes por parte de algum especialista na matéria.
Encontro-me disponível para qualquer questão acerca do que vimos.

Ufo Portugal

Em algumas festividades de Portugal é realizada a libertação de balões com "leds", porem neste caso o voo em formação "V" parece-nos não ser o caso.
Balões leds
Os balões não se deslocam em formação, estes vagueiam na atmosfera ao sabor do vendo vagarosamente e dispersamente consoante o estado do tempo.

Nestes casos seria útil, através de vídeos no You Tube a testemunha encontrar um desses vídeos que nos demonstrem algo parecido ao observado.

Se observou o mesmo fenómeno queira entrar em contato com o Ufo Portugal.
ufo_portugal@sapo.pt


Ao que nos parece as observações regressam a Portugal com aproximação do calor.

4 comentários:

  1. Mais balões LED... Pq é q publicam isto? Já sabem que não é um OVNI, expliquem ao senhor por email e fiquem-se por aí, não?

    ResponderEliminar
  2. Os balões leds podem ser uma explicação, porem os balões leds não voam em formação.
    Existem muitos relatos pelo mundo onde estranhas luzes voam em formação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quinta de eventos em dia de festa, luzinhas a piscar que se deslocavam lentamente no céu. Para mim, e reforço, para mim, é mais que óbvio do que se tratava. Os balões podem assumir "milhentas" formas no céu, e uma mente já sugestionada assume logo um "V" lol. Por exemplo, quando olho para esta foto vejo um "X" e não um "V".

      Eliminar
    2. A foto a cima não está relacionada com o relato descrito!
      A imagens serve de ilustração sobre como são os balões leds e não o observado pelas testemunhas.

      Eliminar