domingo, 19 de agosto de 2012

OVNI dia 18 de Agosto 2012 Gontijas - Ferreira do Zêzere

Ás 01h26 do dia 18 de Agosto 2012, avistei um grande flash de luz, que provocou um rasto de luz azul, do qual surgiu um objecto perceptível a olho nu, visivél como um ponto branco de cerca de 2mm. O objecto emitiu 3 flashs de luz pulsante e circular num espaço de tempo de 5 segundos, desaparecendo de seguida.

A velocidade do objecto foi constante, não era elevada e não era uma trajectória rectilínea.



Não esperava observar um objecto neste ponto do espaço, existe muitas coincidências em relação com o objecto do dia 15 de Julho 2012 http://ufotomar.blogspot.pt/2012/07/ovni-15072012-gontijas-ferreira-do.html , ambos apareceram do mesmo ponto do céu em relação à Terra, não ao espaço, como podem ver na imagem que segue.
Mesma declinação e ascenção para os dois objectos .
É caso de estar atento se um outro objecto aparece nas mesmas coordenadas.
19/08/2012
.... surpreendentemente, ao traçar uma linha contínua desde o ponto de observação, em direção ao ponto de avistamento, a linha passa pela Serra da Gardunha.
A altura e distância exacta não consigo determinar, se efectivamente o ponto exacto na vertical, seria a Serra da Gardunha.


Colaborador Ufo Portugal


Segue o relato enviado pelo Sr. João Carreira, da qual apresenta algumas semelhanças pela descrição como na data de observação.

Eu nesta madrugada (de 18 para 19 de Agosto) avistei, no Porto, algo semelhante ao vídeo.
No inicio pensei que fosse Júpiter dado o brilho intenso, mas a partir do momento que o objecto começa a pulsar, alternando por um brilho mais intenso que Júpiter, até ficar sem luz durante uns segundos.
Este ciclo repetia-se sem aparente padrão temporal.
Notei também que o objecto se movia. Surgiu de Este (no inicio pensei que fosse um avião) mas depois ficou sobre o céu (nuns 45 a 60º de azimute sobre Este), progredindo apenas lateralmente, de um lado para o outro.

Tenho como hobby a Astrononomia, logo fui buscar o meu telescópio.
Apenas visualizei um objecto esférico, não consegui ver detalhes, apenas verifiquei que realmente tinha luz própria, ora intensificando, ora desaparecendo por completo como descrevi antes.
Eu já olho o céu por um telescópio há muitos anos, já vi vários artefactos (satélites de comunicação ou balões meteorológicos, por exemplo) mas nunca vi nada assim.

Como estou de férias fiquei a observar madrugada dentro, penso inclusive que surgiram outros dois objectos semelhantes pelas 5h-6h mas não posso afirmar com certeza absoluta por que o céu ficou nublado e o movimento das nuvens confunde tanto o discernimento desses objectos como a sua própria luz.
Mas o objecto inicial continua a emitir a sua luz, como se de um farol se tratasse.

Gostava de encontrar alguém do norte de Portugal que pudesse corrobar as minhas obsevações, ora postando aqui ou contactando-me.

Toda e qualquer informação adicional queira entrar em contato com o Ufo Portugal.
ufo_portugal@sapo.pt


19 comentários:

  1. Por volta das 00:15 AM (noite de 18/19) avistei em Vila nova de Gaia, um fenómeno que pelo menos eu não consigo explicar. Uns pontos alaranjados (do tamanho de Vénus aprox.) surgiam por trás de uns montes ao longe (a vários kilometros do meu local) e formavam suavemente alinhamentos (semelhante à cintura de Orion por exº) e depois desapareciam gradualmente como se apagassem. Surgiram vários pontos destes em seguida (ao todocerca de 10, 15...) que iam formando formas parecidas com constelações, e depois voltaram a desaparece.
    Alguém me sabe dizer o que poderei ter visto?

    ResponderEliminar
  2. Nessa mesma data que refere e com as descrições avançadas, novamente em Braga era visto o mesmo fenómeno ou parecido.
    Felizmente conseguiram realizar três fotos com uma qualidade razoavel e aceitavel.
    Matéria que vai ser exibida aqui no Ufo Portugal.
    Quanto á sua observação, não sei o que poderá ter observado!
    Esperemos que o colaborador Carlos Lopez possa apresentar uma explicação, caso seja algum evento celeste de origem natural.

    ResponderEliminar
  3. Pois! se realmente estiver em cima da Gardunha, faz sentido...

    ResponderEliminar
  4. Será que na Serra da Gardunha ainda existem observações de ovnis como era a alguns anos atrás?
    Seria porreiro alguém ir falar com a população local e registar o que eles sabem ou viram por aqueles lados!

    ResponderEliminar
  5. Na Serra da Gardunha estão sempre a acontecer avistamentos, este local deve de ser de extrema importância para eles...

    ResponderEliminar
  6. Aquele que eu descrevo como o meu primeiro avistamento ovni foi no final do mês passado na ip4 a subir a serra do Marão por volta das 08h com o céu limpo e de muito sol. Fico feliz por esta descrição ser semelhante a minha, o que eu vi foi um ponto branco/cinza claro a surgir durante 3/5 seg. e a desaparecer, vi por duas vezes a aparecer e desaparecer, parecia estar muito alto e não tinha grande definição a sua volta, era como uma bola de luz a surgir no céu azul, o objecto ou ponto luz estava longe mas sei que não há qualquer explicação para o que eu vi, um pouco estranho foi quem ia ao meu lado não ter visto apesar que foi tudo muito rápido. Tenho andado atento ao céu nestes últimos anos pois acredito em ovnis e penso que desta vez fui recompensado.

    ResponderEliminar
  7. Esta noite... até às 02h00, não avistei nenhum objecto no mesmo ponto. Apenas flashs unicos ocasionalmente, pode ser certamente explosões de meteoritos ao entrar na atmosfera. Não conheço nada de natural que possa haver para estes 2 objectos.

    ResponderEliminar
  8. sou a ana há 2 semanas atraz tambem vi duas estrelas enormes mesmo fora do normal entre as 5 e 6 da manhã na direção aonde nasce o sol, nunca tinha visto tal coisa pois eram enormes mesmo. moro perto da venda do pinheiro,mafra. não sei se serão os planetas. gostava de saber?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde Ana
      As duas estrelas são Jupiter e Vénus. A mais brilhante é Vénus.

      Um abraço

      Carlos Lopes

      Eliminar
    2. obrigada, pois estava mesmo intrigada pois nunca tinha visto tão grandes e no youtube aparece novas filmagens do "nibiru" e o mais curioso é as estrelas têem as mesmas posições que aquelas que eu avistem por curioso.NIBIRU Planet X Second Sun VIDEO FOOTAGE! Update May 2011

      Eliminar
  9. Encontrei um video no youtube que demonstra exactamente o que eu vi, e relatei neste mesmo blog ha 1a semana atrás em vila nova de gaia, noite de 18 para 19. Fazendo copy do q escrevi "Por volta das 00:15 AM (noite de 18/19) avistei em Vila nova de Gaia, um fenómeno que pelo menos eu não consigo explicar. Uns pontos alaranjados (do tamanho de Vénus aprox.) surgiam por trás de uns montes ao longe (a vários kilometros do meu local) e formavam suavemente alinhamentos (semelhante à cintura de Orion por exº) e depois desapareciam gradualmente como se apagassem. Surgiram vários pontos destes em seguida (ao todocerca de 10, 15...) que iam formando formas parecidas com constelações, e depois voltaram a desaparece.
    Alguém me sabe dizer o que poderei ter visto?"

    http://www.youtube.com/watch?v=aNj9mbQztHI

    ResponderEliminar
  10. Uma vez mais em vila nova de gaia (Perosinho) avistei juntamente com o meu irmão algo muito semelhante ao que se vê neste video, mas ja era noite (cerca das 23H). Estas luzinhas piscavam de forma intermitente tal como no video, e no seu conjunto deslocava-se, deixou de se ver como se as luzes se diluissem no espaço. O avistamento durou cerca de 5 minutos. Já semana passada presenciei algo muito estranho q reportei aqui nesta mesma página.
    Aqui está o link para dar uma ideia do q foi visto:

    http://www.youtube.com/watch?v=zzSKsma0mFw

    Agradeço se alguem me puder ajudar!

    ResponderEliminar
  11. O que observamos no vídeo do you tube é uma montagem e não imagens reais!
    Imagens da mesma categoria dos famosos ovnis de Londres!

    http://www.youtube.com/watch?v=QDIF-ZwJbF0

    Mas ao observar algo desta natureza com os seus prórprios olhos, não será facil poder apresentar uma explicação plausível.
    Por vezes aeronaves a determinada altitude e angulo para com a luz solar, reflete na sua fuselagem a luz do sol.
    O que pode iludir uma pessoa menos atenta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno Alves, o que eu observei com o meu irmão, não se assemelha aos ovnis de Londres, assemelha-se muito mais ao video do link:

      http://www.youtube.com/watch?v=zzSKsma0mFw

      Principalmente o que se vê no minuto 0:44 e a partir do minuto e ao minuto 1:17, mas o número de luzinhas era maior, entre 30 e 40... e este "enxame" movia-se do sentido este para oeste lentamente. O avistamento durou cerca de 5 minutos, até as luzes desaparecerem por completo.
      Aeronave não podia ser, até porque era noite e EM NADA tinha a ver com uma aeronave, e o meu irmão esteve no exercito (operações especiais em Lamego) no qual foi até tenente, e hoje em dia é comandante dos bombeiros, e também não soube explicar o que podia ser.
      Ass: João R.

      Eliminar
    2. Outro Video que demonstra imagens pareciadas com o avistamento de ontem, entre os minutos
      1:19 e 1:23, pode-se ver um pequeno "enxame" de luzes a piscar de forma alternada e intermitente.
      http://www.youtube.com/watch?v=bVqG5zHdmAE&feature=youtu.be

      João R.

      Eliminar
  12. estive de ferias com a minha mulher na casa da aldeia e fomos á noite a procura de ovnis estavamos no alto da serra sem luzes artificiais nenhumas á nossa volta. por volta das 21.30h avistamos o primeiro essas pequenas esferas que estao a ser filmadas depois ate as 23h avistamos mais umas 7. no dia seguinte lá fomos nós outra vez e lá estivemos a observar o céu lindissimo e avistamos mais umas 5, avioes não eram porque nós viamos avioes a passar e não tinham nada haver com as luzes que pareciam estrelas as voar com o ttriplo da velocidade de um aviao e nao tinham luzes vermelhas a piscar. depois de ver o video do colega do POrto fiquem surpreso porque eu estava no alto de cinfaes do Douro e a maioria dos meus avistamentos vinham do sentido do Porto para Norte. se o céu tiver Limpo e puderem ir para uma zona alta e sem luz artificial a volta qualquer um pode ccomprovar por si mesmo que eles existem. abraço a todos.

    ResponderEliminar
  13. O que vi em Tavira no passado dia 26 ás 9.47 da noite foi exactamente o que aparece neste video mas em grande quantidade, digo entre 30-40 mas podiam ser muito mais, no momento fiquei estasiado: http://www.youtube.com/watch?v=-FAtX_gt3gg&feature=autoplay&list=PLEE1511363503D021&playnext=19 o que me despertou a atenção foi cerca de 20 pessoas a observar o fenomeno. Nesta pagina há alguns relatos precisos do que vi de há 2 meses para cá... cheira-me a algo militar, mas se for é em grande e já existem videos disto desde 2010 pelo menos.

    ResponderEliminar
  14. http://ufoportugal.blogspot.pt/2012/07/braga-na-mira-dos-ovnis.html?showComment=1346426224618#c8597551665983449593
    Boa tarde, desde dia 26/08 que tenho andado a tentar encontrar explicação para aquilo que vi em Tavira, e hoje cheguei á conclusão mais lógica que poderia, até segundo os videos do you tube que postei. Reparei que está a entrar muito na moda a largada de balões com Led's em festas particulares, que podem ser de uma ou várias cores, o balão com o dispositivo de led deve ficar ligeiramente mais pesado, podendo estabilizar numa determinada altitude sendo apenas arrastado pelo vento, até desaparecer no horizonte... mesmo que por cima de nós estejam espalhados, ao avançar na distancia irá dar a senssação que se estão a agrupar! É o mesmo que uma cidade ao longe, parecem as luzes todas juntinhas.
    Conforme o vento lhe bate, parece piscar quando o led aponta na nossa direcção, fica mais forte também... o movimento do balão no ar também está sujeito ás correntes atmosféricas, parecendo que um e outro estão a fazer trajectórias estranhas! A velocidade, também está relacionada com a força do vento na altitude a que se encontram é sempre superior, e ao ser um objecto leve acompanha praticamente a mesma.
    No momento apenas me ocorreu que seria maquinaria militar, mas acho que assim faz mais sentido, encontrem videos de largada de balões com Led e comparem com o que observaram.
    Desde 2010 que encontro videos iguais áquilo que presenciei, mas como as modas levam sempre um bocadinho a chegar a nós, é normal cada vez mais presenciarmos estes "fenómenos" :) , se repararem bem são quase todos ao fim de semana.
    Cumprimentos,
    Nunes Tavira.

    ResponderEliminar
  15. Por volta das 04:50 da madrugada no dia 09/05/2013 eu trabalho como vijilante a noite foi guando o dia vinha amnhecendo vi uma coisa estranha no ceu era um flech de lus branco nao dar para defini pela a lus muoito forte era como se estivesse passando de um tempo a outro muito rapido cada passagem de tempo era um flech que o objeto dava pela a lus que elemitia parecia um bumerangue de um flech 03veses e dessaparecei rapido tipo ficando invisivel a olho nu,mandeme a resposta pofavor e desculpe meus erros de dijitacao..

    ResponderEliminar