domingo, 26 de agosto de 2012

Morreu o primeiro homem que pisou a Lua "Neil Armstrong"

O astronauta Neil Armstrong faleceu, este sábado, aos 82 anos, anunciou a cadeia de televisão americana NBC News. O primeiro homem a pisar a lua, a 20 de julho de 1969, tinha sido operado ao coração, no início do mês.

Segundo a NBC News, Armstrong tinha colocado um bypass no coração, no início do mês, por causa de um bloqueio numa artéria. O astronauta, que ficou célebre pela frase "Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade", faleceu, ontem, aos 82 anos.
Nascido a 5 de Agosto de 1930 e formado em engenharia aeronáutica, Armstrong foi o primeiro a sair da "Apollo11", tripulada também por Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins.

Num depoimento sobre o falecimento, a família sublinhou que Armstrong foi "um relutante herói americano", que "serviu orgulhosamente o seu país como piloto da marinha e como astronauta".

Nascido a 5 de agosto de 1930, em Wapakoneta, no estado do Ohio, Armstrong formou-se em engenharia aeroespacial nas universidades de Purdue e do sul da Califórnia.

Foi astronauta da agência espacial norte-americana (NASA), professor universitário, e piloto de aviação, tendo servido na Marinha dos Estados Unidos durante a guerra da Coreia.

A primeira missão espacial foi na Gemini 8, em 1966, como comandante, tornando-se o primeiro civil dos Estados Unidos a voar no espaço.

A segunda e última missão espacial foi na Apollo 11, que também comandou, aos 38 anos, alunando a 20 de julho de 1969, acompanhado por Buzz Aldrin, enquanto o astronauta Michael Collins permaneceu em órbita a comandar o módulo principal da nave.

Armstrong e os outros dois astronautas da missão foram galardoados com a Medalha de Honra da Presidência dos Estados Unidos.

Um ano após a missão Apollo 11, deixou a NASA para se tornar professor de engenharia na Universidade de Cincinnati, onde residia atualmente com a mulher.

Inf - JN

 

3 comentários:

  1. Neil, onde você estiver, que Deus esteja contigo. A sua proeza de descer na lua embalou meus sonhos por muitos anos. OBRIGADO !

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente ninguém é eterno... mas será eterna a lenbrança, do homem que fez nascer em muitos a conquista dos céus.
    Que Deus tenha em descanso a tua Alma

    Obrigado Neil

    Carlos Lopes

    ResponderEliminar