sexta-feira, 13 de julho de 2012

Braga na mira dos OVNIs

A quantidade de relatos não para de chegar ao Ufo Portugal.
São cada vez mais as pessoas que nos fazem chegar a informação de acontecimentos extraordinários.

O primeiro alerta enviado pela Senhora Patrícia Moreira, desencadeou uma série de observações compartecipadas pelos residentes da cidade de Braga.





Ultimos relatos...
Caros senhores pela hora e dia mencionada no vosso site ( Braga, pelas 22H00 do dia 07-07-2012) confirmo os seguintes acontecimentos:


Moro em Real – Braga

Cerca das 22h o meu filho e minha esposa saiam de casa.
Quando estavam a entrar para o carro , que estava estacionado na via pública, avistaram muitas luzes a piscar no céu, que disseram ser azuis.

Perante as insólitas luzes, vieram tocar à campainha de casa e alertaram-me a mim a minha filha e o namorado.
Quando nos dirigimos ao exterior vi luzes, deparei no céu com luzes brancas que piscava de forma cíclica. (Veio-me à ideia que estava perante fogo de vista).

Porém a ausência de barulho de rebentamento, a forma cíclica e rápida com que piscavam e que se mantinham no mesmo espaço do horizonte, descartaram esta minha ideia.

Pensei de imediato que seria a projeção de um holofote de publicidade a discoteca, porém descartei esta hipótese, pois as luzes eram muito intensas e brilhantes e não haviam nuvens, e a forma aglomerada em que se dispunham alterava-se lentamente, pelo que descartei esta hipótese também.

A quantidade de luzes a piscar seria entre 30 a 40, aglomeravam-se numa espaço restrito como quando se vê fogo de vista.
Descartadas as hipótese acima, na minha mente, fui para dento de casa e acedi à varanda com uma máquina fotográfica, porém nas fotos não aparece nada a não ser escuridão.

A grande quantidade de luzes brilhantes a cintilar, fizeram-me lembrar pirilampos, mas em escala maior.
Como este “fenómeno” durou alguns minutos, fiquei perplexo e expectante, pois “era” muito incrédulo relativamente a este tipo de relato, que agora faço na primeira pessoa.

Lentamente as luzes começaram a ficar mais pequenas, sinal de que as mesma se estavam a elevar no espaço.
Começaram a afastar-se uma das outras de modo a ficarem umas atrás da outras numa linha imperfeita, sendo de salientar que nesta altura as luzes que piscavam tinham o tamanho da estrelas que vimos no espaço. E apenas se distinguiam por continuarem a piscar.

A linha de luzes piscantes começou a mover-se para sul sendo que à frente e em linha seguiam meia dúzia, depois vinham um conjunto alongado de “luzes piscantes” com 3 ou 4 em largura e depois fechava com mais meia dúzia em linha.

A diminuição do tamanho das luzes piscante indicavam que se encontravam a afastar.

Foram diminuindo de tamanho até apenas ser possível visualizar meia dúzia. Contudo durante mais 10 minutos vimos uma a uma a mover-se de sul para norte, num percurso contrario, desde o local de onde deixaram de se vistas até à vertical do local inicial, só que agora posicionavam-se a uma distancia mito grande e como disse passavam uma de cada vez.

No final da experiência já nos doía o pescoço por tanto tempo que estivemos a observar o céu. (Penso que no total do que acima relato teriam passado 30 minutos)

Na retina ficou o piscar cíclico de luzes quando estavam mais perto, e por ter demorado alguns minutos, fizeram com que na minha mente se passassem sentimos estranhos, tais como temor, curiosidade, incredulidade, expectativa, etc…

Este é meu testemunho e desde o dia que acimo relato não passo uma noite em que não me sinta tentado em olhar o céu. (Passa-se o mesmo com os restantes elementos da família)

Cumprimentos
Fernando Couto

Moro em Real e no dia 07-07-2012 eu mais quatro pessoas da família avistamos por volta das 23:00 cerca de 30 a 40 luzes no céu azuis brilhantes que piscavam sincronamente umas com as outras, ficaram lá a piscar por cerca de um minuto depois foram para mais longe e o seu brilho diminui, em seguida formaram uma fila (não uma fila em linha reta mas uma fila um pouco torta) essas luzes tomaram um caminho continuando a piscar sincronamente umas com as outras onde depois estas seguiram vários caminhos diferentes e desapareceram no céu.




Têm conhecimento de mais avistamentos neste dia em braga?


Cumprimentos
A.B

Agradeço o contacto e aproveito para falar mais um pouco destes últimos dias de observação.
Tenho estado atenta quase todas as noites desde dia 7 e tenho reparado que surgem objectos com a descrição do primeiro relato (circular, luz intensa do centro e no mínimo 4 cores que alternam rapidamente ao redor do objecto) bem altos no céu que desaparecem de um momento para o outro. Posso dizer que da minha varanda conseguia identificar 5 objectos dentro deste género.


Depois de alguma pesquisa e utilizar uma aplicação android de visualização dos astros (a qual me permite apontar o telemóvel para o local do objecto e saber se é algum astro conhecido) apercebi-me que um dos objectos cintilantes se chama Spica (a tal estrela que engana muita gente). No entanto, havia um outro objecto bastante perto de spica que simplesmente não aparecia na aplicação, tal como mais 3 dos objectos que me chamavam a atenção. Esse objecto que se encontrava perto de Spica acabou por desaparecer enquanto voltei para dentro de casa por cerca de 15 minutos. Quando voltei já lá não se encontrava. Tal como outros objectos, que estavam num determinado sítio e mais tarde tinham desaparecido.


Para além disso, através da observação atenta do céu, reparei que uma das supostas estrelas (pouco brilhante, bastante distante) se começou a mover em direcção a outra suposta estrela e durante o percurso tanto aparecia como desaparecia. Reparei neste tipo de movimento súbito 3 vezes, tendo chamado as testemunhas do fenómeno anterior mais duas pessoas que cá estavam (Daniela Faria e Sofia Silva) e que testemunharam este movimento de um objecto que anteriormente estava imobilizado no céu e de repente se começou a mover em direcção a outros objectos (astros ou não, não sei).


Voltei, numa destas noites (não consigo dizer ao certo qual) a ouvir o ruído que descrevi no anterior relato mas foi por breves instantes, não dando tempo para gravar o dito cujo.
Espero ter ajudado em conteúdo de informação.


Com os melhores cumprimentos,
Patrícia Moreira

71 comentários:

  1. Não foi só em Braga acreditem.
    Mais a Sul também foi visto o mesmo que aqui descrito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem, dia 21 de Julho, eu e mais diversas pessoas em Braga avistamos um fenomeno semelhante.
      Tratou-se de varias dezenas de luzes azuis a piscar, movimentando-se de norte para sul como se fosse um bando de passaros. Eram cerca das 2 da manha.

      Eliminar
    2. Hoje 22 de Julho pelas 23:30h vi com os meus próprios olhos essas luzes relatadas, em Real-Braga, a minha namorada é testemunha, até foi ela que me chamou á atenção.. muito estranho isto... :S

      Ricardo

      Eliminar
    3. Eu e uns amigos também vimos essas luzes nesse dia. Ficamos a pensar que fosse fogo de artifício, mas depois as luzes foram-se deslocando e percebemos logo que não era. A descrição corresponde.

      Eliminar
    4. Vi ontem 14/06/2014 por volta das 23 horas, centenas de luzes cintilantes que se deslocavam como ondas do mar , acabando por formar uma linha e desapareceram.

      Eliminar
    5. Vi o mesmo, em paranhos Porto.

      Eliminar
    6. vimos o mesmo dia 15/06/2014 00h40 braga

      Eliminar
    7. Vi exatamente o mesmo em braga!

      Eliminar
    8. Também vi o mesmo em Paranhos Arca d'agua. 14 de Junho de 2014 às 23.15h.

      Eliminar
    9. Hoje em Guimarães, por volta das 00:45, vimos a mesma situação. Dezenas de estrelas a piscar intesamente que foram piscando mais devagar até que ficaram apenas 3 até que desapareceram todas. Foram menos de 5 minutos.

      Eliminar
  2. Um pequeno meteoro a entrar na atmosfera deixa sempre cauda ou pode ser apenas um ponto de luz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite Aasp
      Dependendo do tamanho o meteorito. Se for pequeno, apenas vê-se o rasto por poucos segundos, maiores ( caso em 1992, chuva de meteoritos ao final da tarde ) podem deixar um rasto de fumo ( durante o dia ) que pode ir de horizonte a horizonte, mas à noite pouco se vê o resto da cauda por mais de 1 minuto. Ou então o flash da explosão do meteorito ao entrar na atmosféra

      Eliminar
    2. Ontem, cerca de meia hora antes de fazer a pergunta aqui, estava a olhar para o céu e vi um ponto luminoso, como que uma estrela, a andar numa trajectória linear. A velocidade aparentava a de um avião mas era apenas um ponto de luz fixo.
      O mais estranho é que uns segundos depois simplesmente desapareceu.

      Eliminar
    3. Boa noite aasp

      O que vôcé viu pode ser certamente um satélite

      Eliminar
  3. Boa intervenção Nuno.
    Parece um historiador do History Channel.

    ResponderEliminar
  4. Olá, estive em Braga este fim de semana, e no sábado à noite por volta das 22h30, na varanda de um prédio em Maximinos, freguesia de Braga vimos o mesmo fenómeno, um aglomerado de luzes (eram muitas) a cintilar, a passar de forma muito organizada, percorreram o céu.
    Eram pequenos pontos, do tamanho de estrelas que piscavam e se deslocavam ao mesmo tempo. O familiar que vive nesse prédio relatou que é já a segunda vez que vê o fenómeno a passar. Alguém já sabe que tipo de fenómeno é este?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, moro em Braga e acabei de ver o mesmo fenomeno, dia 15 de Agosto por volta das 23:00.

      Eliminar
    2. Eu tb vi o mesmo fenomeno dia 15 de Agosto as 22:45 em Braga-Real

      Eliminar
    3. Olá. Ontem dia 15 de Agosto à noite também vi o mesmo fenómeno na região de Braga. Hoje kontei a várias pessoas e não acreditaram. O que seria?

      Eliminar
    4. São OVNIS ja é a segunda vez que os vejo 07-07-2012 e 15-08-2012

      Eliminar
    5. eu e mais 15 pessoas vimos a mesma coisa aqui no porto junto do hospital de s.joão dia 18-08-2012 por volta das 22:30 e durante aproximadamente 15 minutos, depois desligaram as luzes e desapareceram. mas é expectacular de se ver.

      Eliminar
  5. Ainda à pouco, cerca da 22.30 ia na Rua de Cedofeita a chegar à rua da Torrinha (Porto) e vimos (eu e minha esposa)uma luz branca género estrela só que com mais luz a mover-se em linha recta e perdendo gradualmente a intensidade de luminosidade, continuando na mesma trajectória até praticamente desaparecer num pequeno ponto já com muita pouca luz.Já vi fenómenos idênticos por outras alturas e nunca chego a entender o que é.

    ResponderEliminar
  6. Boa Noite

    Hoje o mesmo fenomeno foi visto em Lourosa(Santa Maria da Feira) por volta das 21.30. Seriam uns 50 ou 60 pontos brancos a piscar, e ao longo de 30 minutos fizeram 3 formações. Primeiro uma serpente grossa, depois amontoaram-se e em seguida uma serpente fina, até se afastarem(ou para cima ou para Sul- é dificil de distinguir) e ter deixado de as ver.

    Há alguma explicação para isto?

    nuno_oliveira1904@hotmail.com

    ResponderEliminar
  7. Em Tavira hoje 26 de agosto por volta das 22.20 horas á pouco também aconteceu, encontrei vários videos do fenomeno no You Tube : http://www.youtube.com/watch?v=-FAtX_gt3gg&feature=autoplay&list=PLEE1511363503D021&playnext=19, deixem acabar o video que começa automaticamente outro, á muitos videos pelo mundo, realmente é uma coisa que se for militar é de grande envergadura e dispendiosa tanta máquina no ar. Tambem pesquisei e não encontrei explicação nunesvazconcelos@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. Corrijo a Hora em Tavira foi ás 21.47h, fiz uma chamada no momento

    ResponderEliminar
  9. O fenomeno é exactamente este: A Bunch of Flashing Lights in the Sky - Tucson, AZ - October 18, 2011 http://www.youtube.com/watch?v=ZvMp5b-HH1s&playnext=1&list=PLEE1511363503D021&feature=results_main toda a gente pode confirmar. Abraco Nunes Tavira

    ResponderEliminar
  10. Uma perspectiva mais interessante, pelo piscar é um dos objectos: http://www.youtube.com/watch?v=Y8ZElojjX8c
    Nunes Tavira

    ResponderEliminar
  11. http://www.youtube.com/watch?v=-3rTq5Edmp4&feature=youtu.be

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde, desde dia 26/08 que tenho andado a tentar encontrar explicação para aquilo que vi em Tavira, e hoje cheguei á conclusão mais lógica que poderia, até segundo os videos do you tube que postei. Reparei que está a entrar muito na moda a largada de balões com Led's em festas particulares, que podem ser de uma ou várias cores, o balão com o dispositivo de led deve ficar ligeiramente mais pesado, podendo estabilizar numa determinada altitude sendo apenas arrastado pelo vento, até desaparecer no horizonte... mesmo que por cima de nós estejam espalhados, ao avançar na distancia irá dar a senssação que se estão a agrupar! É o mesmo que uma cidade ao longe, parecem as luzes todas juntinhas.
    Conforme o vento lhe bate, parece piscar quando o led aponta na nossa direcção, fica mais forte também... o movimento do balão no ar também está sujeito ás correntes atmosféricas, parecendo que um e outro estão a fazer trajectórias estranhas! A velocidade, também está relacionada com a força do vento na altitude a que se encontram é sempre superior, e ao ser um objecto leve acompanha praticamente a mesma.
    No momento apenas me ocorreu que seria maquinaria militar, mas acho que assim faz mais sentido, encontrem videos de largada de balões com Led e comparem com o que observaram.
    Desde 2010 que encontro videos iguais áquilo que presenciei, mas como as modas levam sempre um bocadinho a chegar a nós, é normal cada vez mais presenciarmos estes "fenómenos" :) , se repararem bem são quase todos ao fim de semana.
    Cumprimentos,
    Nunes Tavira.

    ResponderEliminar
  13. Isto é impressionante! Pesquisei este tema pq um amigo meu tinha-me dito que tinha estado numa esplanada perto da zona de Viseu e a descrição é quase a mesma e toda a gente na esplanada ficou a ver o fenómeno. Não sei precisar a data, mas foi este Verão.

    ResponderEliminar
  14. De sábado para Domingo, pelas 1h30 da manhã, vi exactamente um fenómeno igual a este em Vila Nova de Famalicão

    ResponderEliminar
  15. E nao eram baloes 2 deles foram para tras contra o vento e depoos vieram novamente

    ResponderEliminar
  16. na noite de ontem, 29 de Setembro de 2012,pelas 02 horas da madrugada, foram vistas novamente as mesmas luzes em Braga, a minha filha bem como as suas amigas e pessoas que passavam no momento, ficaram a admirar tal fenómeno, os carros que passavam chegaram a parar para também eles o verem. Alguém mais os viu esta noite?

    ResponderEliminar
  17. esta noite avistei esse fenomeno tambem por volta das 23:45 em monção. nunca tal coisa tinha visto mas foi espetacular mesmo. gostava de voltar a ver novamente. algem mais viu?

    ResponderEliminar
  18. Esta madrugada dia 07 de Setembro, o mesmo fenómeno, em V.N. de Famalicão. Estava com os meus pais e mais uns colegas, e ficamos incrédulos com o que estávamos a ver. Aconteceu por volta da 1:30.

    ResponderEliminar
  19. Boa noite a todos!
    Esta noite, por volta das 0h00 eu, o meu marido e mais 6 pessoas avistamos o mesmo fenómeno.
    Em Gualtar seguiam em direcção à Povoa de Lanhoso vários pontos de luz cintilantes e devidamente organizados, o que deixou curiosa por saber do que se tratava.

    Gostava de saber se mais alguém presenciou esta noite ao mesmo fenómeno!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tambem vi. Estava em Gualtar, eram 00:04 do dia 14.10.2013.

      Eliminar
  20. Acabou de acontecer em Rio Tinto/Gondomar. Uma mancha com inúmeras luzes brancas dirigia-se para o centro do porto. Aconteceu por volta das 00:35. Face a este fenómeno, um conjunto de três carros embateu, provocando um acidente.

    ResponderEliminar
  21. Aconteceu ontem a noite perto de Ponte de Lima, pelas 22:30, cerca de 40 pontos no ceu a piscar e a movimentarem-se de Oeste para Este (Correlhã - Ponte de Lima). Como estava nevoeiro nao se avistavam estrelas só estes pequenos pontos, que á medida que se iam movimentando, iam desaparecendo no meio do nevoeiro.

    ResponderEliminar
  22. Moro em Lisboa perto de um restaurante onde fazem eventos. Um dos eventos foi uma largada de quase uma centena de balões azuis, numa noite de final de verão, por volta das 21h, com hélio (ou um gás mais leve que o ar) e com umas luzes que piscava lá dentro. Estava muito vento e uma lua muito clara nessa noite e os balões subiram e voaram de norte para sul com uma velocidade tremenda, todos praticamente na mesma direção, até que eram apenas pontos luminosos a piscar. O que é certo é que foi um espetáculo muito estranho que, se não soubesse que eram mesmo balões, teria ficado deveras impressionado. Não digo que seja esse o caso destes relatos, mas convém sempre mantermos o espírito crítico e a esperança de que a verdade virá ao de cima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite posso dizer que sou uma das pessoas que viu este fenómeno e um autor dos textos. E digo que já compramos balões, hélio e leds e já fizemos vários lançamentos para tentar replicar o visto.
      1) As luzes leds dos balões desaparecem passado alguns minutos
      2) As luzes leds têm fraca visibilidade de dia
      3) O que eu vi e outras testemunhas também viram durou cerca de 30 min
      4) Posso também dizer que quando vi as luzes no céu ainda era de dia e não existiam nuvens
      5) As luzes vistas de dia eram tão intensas que pensei que se travam de foguetes (pareciam luzes xénon de automóveis mas com os máximos ligados a piscar)
      6) Foguetes não eram pelo que aconteceu a seguir como pode ler nos textos…
      Obrigado pelo seu comentário muito construtivo.

      Eliminar
  23. Boa noite posso dizer que sou uma das pessoas que viu este fenómeno e um autor dos textos. E digo que já compramos balões, hélio e leds e já fizemos vários lançamentos para tentar replicar o visto.
    1) As luzes leds dos balões desaparecem passado alguns minutos
    2) As luzes leds têm fraca visibilidade de dia
    2) O que eu vi e outras testemunhas também viram durou cerca de 30 min
    3) Posso também dizer que quando vi as luzes no céu ainda era de dia e não existiam nuvens
    4) As luzes vistas de dia eram tão intensas que pensei que se travam de foguetes (pareciam luzes xénon de automóveis mas com os máximos ligados a piscar)
    5) Foguetes não eram pelo que aconteceu a seguir como pode ler nos textos…
    Obrigado pelo seu comentário muito construtivo.

    ResponderEliminar
  24. Ontem vi este fenomeno em braga na zona de real... foi a coisa mais estranha que presenciei mas era lindo! Era como estrelas sintilantes voando.

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde
    Eu precisamente dia 13/04/2013 vi esse aglomerado de luzes cerca de 50 em que uma se mantem mais distante e sempre na mesma posição. Depois a forma arredondada das 50 luzes foi se alterando ficando mais esticada até começar a desaparecer no espaço mas demorou cerca de 20 minutos. Fiquei ali de boca aberta pois não havia explicação para tal ...

    ResponderEliminar
  26. Tânia

    Olá boa noite, hoje( 19/05/2013) por volta das 23.30h tb vi essas luzinhas no céu aqui em Vila do Conde. Provalvelmente são os tais balões com leds mas como nunca tinha visto nada assim fiquei pasma a olhar o céu...
    Mas seja o que for , foi um momento bonito :)

    ResponderEliminar
  27. Boa noite a todos. Hoje 7 julho 2013 vinha fe braga para caminha pela nacional que liga a viana. Nem antes de chegar à zona industrial de viana, logo depois do bosque que atravessamos. Parei com a chamada de atenção da minha namorada para tal fenomeno. Parecia o que descrevem o que viram um ano antes. Luzes cintilantes agrupada numa direcção bem defenida e a uma velocidade que era impossível serem aviões. As luzes cintilantes eram cerca de 200 unidades e umas com mais velocidade que outras. Nao tem explicação, mas tenho a certeza que isto era movel e uns o objectos a deslocarem se a grande velocidade e de forma, repito, organizada. Pelo que posso deduzir sim seriam ovnis e deve ser ciclico. Pois faz um ano que aconteceu. Tive conhecimento agora pois tive que fazer uma pesquisa para o que vi.

    Pedro leal e ana alcaide

    ResponderEliminar
  28. ola a todos essas mesmas luzes foram avistadas ontem (07 de Julho) a noite sobre Vila do conde.... estávamos entusiasmados a pescar quando vimos uma estrela cadente como poucas vezes se vê e logo apos a mesma estas fantásticas luzes (muitas mesmo) num efeito surreal com deslocações estranhas... houve mesmo quem tentasse fotografar...

    ResponderEliminar
  29. Boa noite

    Acabo de avistar o mesmo acontecimento

    Por volta das 00.10h do dia 8/7/2013

    Em Guimarães

    ResponderEliminar
  30. O Obama arranjou uma maneira mais direta de andar a espiar

    ResponderEliminar
  31. Boa noite, sou de Guimarães e dia 8/7/2013 avistei 2 luzes que andavam e brilhavam simultaneamente ao mesmo ritmo, muito parecidas com as do video.

    ResponderEliminar
  32. Bom dia, avistei o mesmo fenómeno em viseu, 00:30 do dia 14/07/2013.

    Pontos cintilantes com uma deslocação uniforme, cerca de 40 pessoas puderam verificar o sucedido.

    ResponderEliminar
  33. bom dia......ontem vi exactamente o mesmo que aqui relatam dia 27/07/2013 pelas 23 horas em Braga no autocarro bar toda a gente que la estava viu e ficaram estupefactos com aquele aglomerado de luzes tão organizadas...........

    ResponderEliminar
  34. Boa noite
    Eu sou de Real, Braga, e no dia 06-07-2013 presenciei o mesmo fenômeno,por volta das 23:50.ontem dia 14-08-2013 vi o mesmo fenômeno por volta das 23 horas.E por volta da meia noite vimos parecia um balão na mesma direcção que o aglomerado de estrelas mas andava com ral velocidade. Ambas as situações foram filmadas mas por ser escuro não é muito perceptível na sua imagem mas sim nas luzes envolventes. Das 2 vezes eu não estava sozinha pelo que sei que não imaginei, foi real. O quê é isto?!

    ResponderEliminar
  35. Acabei de avistar um fenómeno semelhante na zona de Sintra... Parecia um conjunto de 30 ou 40 pirilampos gigantes a voar para sul... Mais alguém viu?

    ResponderEliminar
  36. ontem dia 18-8-2013 pelas 23.30 vi essas mesmas luzes em ferreiros braga. mais alguem k tenha visto o mesmo ?

    ResponderEliminar
  37. oi eu vi esse mesmo fenomenono dia 18 de agosto de 2013 pelas 22:30 do santuario do sameiro em braga, consegui tirar umas fotografias com o telemovel mas estao com fraca qualidade

    ResponderEliminar
  38. Acabei de ver o mesmo fenómeno em Mindelo pelas 00:30h em 31/08/2013. Algumas dezenas de ponto cintilantes semelhantes a estrelas no céu mas a uma distancia mais curta que se movimentavam sempre na mesma formação e mantendo as distancias entre si. Não consigo encontrar nenhuma explicação e fiquei de tal modo confuso com a situação que tive de vir de imediato à Internet para ver se encontrava alguém que tivesse visto o mesmo caso. Ainda bem que sim!... estava a dar em tolinho.... )))

    ResponderEliminar
  39. Bom dia,

    Depois de procurar mais na Internet encontrei a explicação!
    Trata-se duma largada de balões LED.
    Consultem os vídeos e vejam se não corresponde ao que viram.

    A empresa que faz esses eventos é a seguinte: http://www.limitedosonho.com/

    Consultem em baixo a opção You Tube

    ResponderEliminar
  40. A pouco (22h50 de 7/9/2013)
    Vi alguns milhares dessas luzes cintilantes aqui no ceu de braga.
    Algumas pareciam um enxame de insetos enquanto outras formavam triângulos e linhas rectas.
    Durou cerca de 25 minutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No dia 7 de setembro vi dois fenómenos semelhantes em Mindelo e na madrugada do dia 8 voltei a ver de novo. Agora pergunto: balões LED mais atrasados correm para apanhar os outros juntando-se à formação? E também seguem em forma de bumerangue parecendo aves? E seguem de Norte para sul?

      Eliminar
  41. Acabei de ver algo que coincide com a descrição!!!!! Estou na Trofa... A minha alma está parva!!!!!

    ResponderEliminar
  42. Ontem à noite dia 31 de Maio 2014, pelas 20h.20m, durante uma festa dos Escuteiros do CNE, que se realizou do anfiteatro aberto do parque das Devesas em Vila Nova de Famalicão. Eu vi, assim como muitas outras pessoas que estavam no encontro e estavam lá cerca de 500 Escuteiros. Não creio que a maioria das pessoas tenha visto, pois estava a decorrer um concerto no Palco.
    Mas a descrição é muito idêntica ás descritas em 2012 em Braga. Estas luzes surgiram por detrás da concha acústica que cobre o palco vinham numa formação rectangular formada por vários alinhamentos em "V" virados em ambos os sentidos, seriam mais de 30 luzes brancas cintilantes deslocando-se de poente para nascente, como pequenas estrelas com forte cintilação, deveriam ir bastante altas na atmosfera. A minha primeira reacção quando Alguém me chamou à tenção para o fenómeno, foi pensar que seria uma formação de aviões militares, caças pois deslocavam-se muito rápido, mas o mais estranho foi o facto de não terem desaparecido no horizonte a nascente como seria de esperar mas cerca de 120, 140 graus no sentido do nascente, depois de terem surgido, realinharam-se, ou foram-se realinhando rapidamente, formando um losângulo vertical perfeito, que foi reduzindo de tamanho como que desaparecendo rapidamente por afastamento para o alto. Tudo isto durou no máximo um minuto. Não se ouvia qualquer barulho de motores e não creio que na aeronáutica militar ou espacial exista semelhante capacidade de executar formações aéreas deste tipo. Foi uma visão muito estranha que me deixou estupefacto a mim e às pessoas que perto de mim presenciaram o mesmo inclusivamente a minha filha. tentei tirar uma foto e filmar com o I-fone, mas não se vê nada, pois reagi muito tarde e toda a formação de luzes estava já a desaparecer.

    ResponderEliminar
  43. bom dia ontem pelas 00.11h dia 21/06/2014, iam todos em "V" eram mais de 50 luzes brancas cintilantes , como pequenas estrelas com forte cintilação.

    ResponderEliminar
  44. Cerca das 21:40 de hoje eu e mais três pessoas visualizamos algumas luzes a piscar no céu durante cerca de 10 minutos com movimento acabando por deixar de ser visualizadas.
    Suspeito que seriam luzes dos satélites que giram à volta da Terra ou satélites geoestacionarios. Gostava que podessem esclarecer sobre este assunto e as causas deste fenómeno.

    ResponderEliminar
  45. Hoje a 00.30 aconteceu a mesma coisa, estava eu e mais 3 amigos ao lado da praia do guincho em cascais e olhei para o céu e comecei a ver coisas não identificadas a piscar e alertei quem estava comigo logo de seguida percebi que não era só eu que estava a ver ate pensei que estava alucinar o monte de luzinhas que la passava demorou cerca de 15 minutas a desaparecer e deves em quando víamos 1 de cada vez a passar muito de vagar sozinhas, ficamos bastante curiosos para perceber o que se estava a passar lá em cima e o que seria aquelas luzes ainda tentei filmar mas nao se via nada era muito longe

    ResponderEliminar
  46. Vera , Penafiel
    No dia 11-10-2014 Eu e meu marido avistamos as tais luzes muito cintilantes, vinham em filinha , assim que paramos o carro para assistir começaram a dispersarem-se. algo incrivel, nunca vimos nada assim. eram 00.00

    ResponderEliminar
  47. Tive o prazer de ver exatamente a mesma situação descrita no principio desta página ontem dia 22 de maio 2016 pelas 22h50.depois de ter presenciado uma formação de cerca de 5 luzes com um piscar estranho e que notava-se perfeitamente que não eram aviões, nem helicópteros apesar de avançarem com uma velocidade que parecia similar à de um avião em velocidade de cruzeiro, pelo que passados uns minutos apareceu um enorme conjunto destas luzes piscantes que formavam um enorme número 8 só que este número na posição horizontal, chegando a formação a se parecer com um laço de colarinho, viajavam de norte para sul, passando por cima do estádio do dragão aqui no Porto, localizando-me na zona oriental desta cidade, e dirigindo-se para sul, as luzes piscavam em tom completamente branco e ainda tendo a oportunidade de observar pelos binóculos eram retangulares ligeiramente ovalizadas nas arestas.O aspeto do retângulo ovalizado visto através dos binóculos era quase como de um traço gigante, e cada objeto piscava em sequência com os outros objetos, não havia quaisquer feixes luminosos que partissem da terra para o ar nem do céu para estes objetos tendo-se a completa noção de que eram autónomos, eram silenciosos,viajavam bem alto,talvez à altura dos aviões em cruzeiro,foi uma experiencia inédita,pelo que eu com 53 ,minha esposa,filho de 15 e filha de 8 anos vimos e talvez recordaremos aqueles cerca de 5 ou pouco mais em minutos de algo que não parece de origem deste planeta.

    ResponderEliminar
  48. Boa noite,a procura de resposta para o que vi hoje, encontreij este site e relatos que descrevem exatamente o que vi hoje. Não só eu como várias pessoas que se encontravam na esplanada.
    Por volta das 22horas fomos passear a cadela como é habitual. Eu meu marido e a minha sobrinha q foi quem nos chamou atencao.
    Inicialmente meu marido disse que seria algo do tipo balões ou alguma das modernices electrónicas .mas rapidamente percebemos que se tratava de um fenómeno da natureza. Deveriam uns 40 ou mais pontos luminosos que surgiram no céu a piscar certinhos. Em movimento continuo e todos no mesmo sentido. Estivemos cerca de 5 minutos a observar. O sitio onde vivemos é o ponto mais alto de Aguas santas na Maia.onde temos uma visão privilegiada. O ponto que surgiu por último era bem maior que outros, parecia pater asas e mantinha alguma distancia como se tivesse ali para garantir que nenhum se perdia.já estovi a ler relatos que o mesmo foi visto no dia 28 na zona da foz. Alguém sabe exatamente do que se trata???

    ResponderEliminar
  49. Hoje, entre as 00:15 e as 00:45, presenciamos em Braga, em Este S. Mamede, um fenômeno em tudo semelhante aos relatados. Eram umas dezenas de luzes brancas, cintilantes, à frente encontravam-se 3 luzes em formação triangular seguidas pelo que parecia uma cauda formada por dezenas de outras (pareciam luzes de Natal a cintilar no céu). Paramos o carro para observar aquela peculiar formação e foi quando reparamos que as luzes se estavam a movimentar! As 3 primeiras mantiveram-se imóveis enquanto as outras se lhes foram juntando. Permaneceram agrupadas, e pelo meio havia algumas que andavam de um lado para o outro, deslocaram-se até ficarem escondidas por uma nuvem. Estivemos quase 25 minutos a observar este fenômeno e não o conseguimos explicar! Mais alguém viu algo neste dia?

    ResponderEliminar
  50. No inicio do passado mês de agosto presenciei, tambem em Braga, um fenomeno com luzes (balões led??) mas ligeiramente diferente...
    O primeiro avistamento foi de uma luz a piscar, com cadência do tipo "3 piscadelas e um apagão + 3 piscadelas e um apagão+ etc..) mas era uma luz em queda bastante acelerada, na vertical. Ficamos todos (4 pessoas) estupefactos a olhar o céu e nada, só se via estrelas...passado cerca de 1 minuto, nova luz, com a mesma cadência e tambem em queda, mas em local diferente no horizonte... Em cerca de 5 minutos precenciamos 5 ou 6 situações semelhantes. Podem ser balões de LED mas:
    - terão de ser luzes grandes pois eu vi a cair umas a cerca de 3 ou 4 km da minha casa mas outras a mais de 10 km (eu calculo esta distância porque no horizonte tem um monte, que de noite só se observam os contornos...umas cairam para lá desse monte - deixei de ver o piscar quando apareceu a "sombra do monte" e outras vi cairem até ao chão, mesmo com a mancha do monte por trás...e eram luzes bem fortes...
    - a queda era bastante acelerada (pesados...)
    - antes de começarem a queda, não se via qualquer tipo de "piscar"...ou seja estavamos a olhar para o ceu (após o 1.ºavistamento), à procura de mais e não viamos nada a piscar e de repente começava uma especie de "tubo" em queda e a piscar...
    - Deve ser algum tipo de balão led, em formato de tubo, que só começa a piscar quando começa a cair...e tem de ser bem pesado, dada a velocidade com que caía
    - "Chuva de estrelas" está completamente fora de hipotese...o piscar tinha uma cadência "mecânica" do tipo 3x1 e não era aleatória...
    Já alguém presenciou algo semelhante? o que é???

    ResponderEliminar