segunda-feira, 18 de junho de 2012

OVNI observado em Santarém "Portugal"

Nestas ultimas semanas o Ufo Portugal, tem vindo a receber uma grande série de relatos ocorridos um pouco de Norte a Sul de Portugal, como também Brasil, México entre outros países.
Maioria desses relatos retratam a mais comum das observações, flash, movimentos bruscos de pequenas luzes etc.
Porem este relato que segue tem uma particularidade muito especial, face ás dimensões descritas do objeto!
A testemunha com profundo conhecimento em Astronomia e a elaborar "preparar" o seu observatório astronómico, nos revela ter noção, conhecimento perante os fenómenos naturais!
Segue o relato pela primeira pessoa ( Sr. Carlos Lopes ).


Moro numa aldeia chamada Gontijas, no conselho de Ferreira do Zêzere.
Tinha acabado de chegar a casa, quando os cães começaram a ladrar, fui à varanda ver o que se passava.

Como não deparei com nada, decidi fumar um cigarro.
Fiquei ali um momento até mesmo ver 2 meteoritos que passaram, e praticamente do canto do olho, vi uma luz amarela grande, o que me despertou a atenção.





Elaboração de Carlos Lopes
Nesse momento estavam a passar 2 aviões de linha perto do acontecimento, e vi o avião que estava à esquerda se desviar da rota.

Passado 15 segundos, uma luz amarela ( tendo em conta as dimensões de um avião linha A320 ou A319) de cerca de 500 metros, pulsante, como uma sinalização, percorrendo apenas uma parte de uma estrutura que estava invisível e estática, por mais de 5 segundos, sobre o seu lado esquerdo, mostrando parcialmente uma estrutura solida, circular por detrás dessa luz.

Nesse momento o avião que se encontrava do lado esquerdo, ainda desviou mais a sua rota.
As dimensões...


Croqui efetuado pelo Sr. Carlos Lopes

Gontijas fica a cerca de 12 Quilómetros de Tomar em linha recta, e posso avistar a poluição luminosa da cidade, o que é um bocado constrangedor, porque pratico astronomia.

O objecto situava-se além das luzes da cidade, e tendo em conta que a TMA ( corredor aéreo de Lisboa ), o nível de voo se situa entre os 4000 metros, as dimensões visíveis somente pela claridade do sinal são descomunais!
Cerca de 8 quilómetros de largura ( lado esquerdo ) e estava perto dos 4000 metros do solo , estático e invisível.
Estive desde o acontecimento, às 22h00/22h15 até às 05h30 de hoje, a tentar observar o objecto, mas apenas só ouve 2 emissões de luz, mas notava-se que uma massa, embora invisível permanecia lá, derivado as deviências de luz emitidas pelas estrelas.
Cerca das 00h00, o fenônemo, tornou-se mais difícil de observar, derivado às nuvens que começaram a aparecer.


                         Vídeo efetuado pelo Sr. Carlos Lopes sobre a sua observação.

Foi então que decidi comunicar à Força Aérea Portuguesa (Estação de Radar de Nº3 (ER3) - Montejunto), a qual se situava mais perto do acontecimento, a qual não confirmou nada de anormal nos radares àquela hora.

Estudei para tirar o meu brevet de avião, o qual não pude finalizar por falta de meios económicos, tenho um observatorio de astronomia, sei distinguir meteoritos, planetas, estrelas, satélites, estação espacial, aviões.

Já vi objectos não identificados, mas tendo sempre em lógica uma explicação, mas como o que se passou esta noite, nada de tal posso identificar.
Em resumo, foi um objecto voador de grandes dimensões, com uma tecnologia desconhecida de propulsão e de visibilidade, que emitiu um sinal de presença ao tráfego aéreo que se encontrava no momento, contra uma possível colisão.

Os meus melhores cumprimentos

Carlos Lopes

                         Ufo Portugal

Perante esta ocorrência pode - se, verificar que na hora e data especifica mencionada, existiam efetivamente duas aeronaves de linha na justa posição, entre outras aeronaves circundantes em redor.
Segue o registo de aeronaves na região... Vídeo com uma velocidade de controlo de 24X.


Durante a hora e localização estavam visíveis os seguintes Satélites.

HST - 22:00h.

COSMOS 2058 - 22:06h.

SL - 3 R/B - 22:16h.

OPS 8180 Radcat 22:19h.

Este último Satélite em questão ( OPS ), que na linha do horizonte e deslocação de sentido inverso Norte Sul, e localização parece deslocar relativamente baixo devido ao ângulo de visão!



Quanto á observação de satélites, são somente pequenos pontos luminosos refletidos por luz Solar nos seus painéis, não apresentando grande envergadura... Tamanho aproximado á de uma estrela...
Sobre Santarém é possível observar o voo circular de aeronaves que aguardam autorização "ordem" de aterragem no aeroporto da Portela Lisboa.

Seguem as descrições dos aviões suspeitos dessa presença perante o relato.
Será de referenciar que todos os aviões que não disponham do equipamento ADS-B, não são detetaveis.
O que ocorre com aeronaves militares e algumas civis.
Pode efetivamente existir mais aeronaves sobre Santarém ou arredores.






A Força Aérea Portuguesa não se pronunciou sobre esta ocorrência, como também não forneceu qualquer informação sobre os seus registos de Radar.
Tipico da FAP, perante este tipo de ocorrência.

Existem mais indícios de observações na área de Santarém.
Porem o Ufo Portugal, estará aguardar por mais detalhes ou cedência de informação, de forma a chegar a uma conclusão mais exaustiva sobre o que sobrevoou Santarém na noite do dia 14 de Junho.

O Sr. António Frade, conta que na noite 14 de Junho regressava de Lisboa  com a sua esposa, por volta das 22:00h, ao passar sobre o Vale de Santarém observaram ambos algo no céu na sua "esquerda" não dando muita importância.
Concluíram que poderia ser projeção de luzes pelo simples fato de Santarém e muitas outras localidades em redor se encontrarem em festividades.
O fumo dos assados, sardinhadas churros etc, com a projeção de luz pode criar efeitos anormais.
Contudo após ler o alerta do Ufo Portugal, conta que não sabe o que estava no céu!
Inicialmente julgou ser fumo e projeção de luzes.

Já o Sr. Adelino Marques, conta que no dia 16 pelas 23:00h, observou e filmou um objeto de cor "laranja" que voava a uma altitude baixa sobre Santarém.
O Sr. Adelino mora numa casa R/c, sendo o edificio da frente um primeiro andar.
Existem uns pontos no vídeo que não são estrelas mas sim falha do equipamento.


Mapa de observação enviado pelo Sr. Adelino Marques.



Se reside na área ou observou algo similar ao descrito pelo Sr. Carlos Lopes, entre em contato com o Ufo Portugal via E - mail: ufo_portugal@sapo.pt





Agradecimentos ao Sr. Carlos Lopes por partilhar connosco a sua observação.

Atualização a 12 de Julho de 2012

Documento gentilmente enviado pela secretaria da FAP...

14 comentários:

  1. Obrigado Sr. Nuno Alves

    Espero que não tenho sido ums dos unicos, a ver este objecto Espectacular!!!

    Os meus melhores cumprimentos
    Carlos Lopes

    ResponderEliminar
  2. Sr Carlos Lopes, realmente é um avistamento fora do normal.Eu acho que se as aeronaves se desviaram da rota, é porque também os pilotos tiveram o avistamento ou porque a torre de controle QUE TINHA CONHECIMENTO DO OBJETO, os fez desviarem. Não demora a Força Aérea, dizer que era um BALÃO METEOROLÓGICO. Sempre dizem isto. Eu acho que a FAP tinha conhecimento do fato.

    ResponderEliminar
  3. Ter em conta que aviões que não tenham o equipamento ADS-B, não são detetaveis no programa de Radar aéreo!
    Podem existir outros aviões no AR!
    Aviões militares são um exemplo.
    Vamos continuar atentos a esta situação e novos desenvolvimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma têm que ter sempre o transponder ligado comporte ele o modo A/C/S, qualquer tipo de aéronave, seja em voo VFR ou IFR, e primodialmente numa TMA.

      Eliminar
    2. Olá Escola , por favor traduza o que você escreveu acima.Não sei as outras pessoas, mas não entendí as suas siglas. Desculpe a minha ignorância.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Peço imensa desculpa.
      VFR: Voo à vista
      IFR: Voo aos instrumentos
      TMA: Zona d'altitude de voo correspondente a um aéroporto( existe vàrias TMA's )
      CTR: circuito de espera ou aproximação do aéroporto
      Transponder A/C/S, são modos de indicação de posicionamento da aéronave enviados ao control radar. Não é obrigatório deter todos os modos. Apenas na ligação do transponder faz-se o test-signal, para dar a localização com a referência do control radar. ( isto para voo VFR com transponder modo A) o que vai indicar o posicionamento da aéronave.
      Modo C indica a mais a altitude e pressão
      e o modo S é mais compléto em relação aos dados que podem ser transmitidos entre a aéronave e o radar.

      Carlos Lopes

      Eliminar
    5. Sr Carlos Lopes, muito obrigado pelas informações. Pode ter certeza que foram de grande valor para os meus aprendizados. É bom poder contar com pessoas tão solicitas.

      Eliminar
  4. São instrumentos de cotrolo e navegação de aviões.
    Serve para saber a sua localização geográfica, altitude, velocidade etc, etc...

    John

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Pelo que sei, a zona onde o Sr. Carlos Lopes mora é um hotspot no que diz respeito a avistamentos de OVNIS e coisas relacionadas com o fenómeno... Não tenho a certeza, mas penso que essa região ainda está dentro daquele triângulo que o Sr. Américo Duarte falava ( o guardião da serra da gardunha). Também tenho conhecimento da existência de determinados cultos ( se é que assim podemos chamar)e grupos esotéricos que estão localizados nessa zona e que, acreditando-se ou não,dizem já ter visto seres e outro tipo de coisas desconcertantes. Como é lógico, a abordagem mais mística do fenómeno não se enquadra no tipo de abordagem escolhida pela UFOPORTUGAL, mas achei que seria relevante falar neste pormenor, porque é mais um dado e, independentemente da interpretação que se possa dar e da abordagem escolhida, pode ser um sinal de que realmente algo se está a passar.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Segundo a descrição do relato, o objecto em questão será de um tamanho surpreendente!
    Ora isso representa um grande perigo para o espaço aereo AVIAÇÃO e imputencia para a FAP sobre controlo do seu espaço.
    O envio de aviões de combate iria de alguma forma despertar ainda mais atenção do sucedido.
    Existe um outro relato muito parecido com este que passou no programa encontros imediatos.

    http://www.youtube.com/watch?v=IG4iUPvWEiQ

    Já na época a FAP não adiantou nada!
    Existe um grande silencio sobre a questão ovni.
    Será que a FAP não anda tb a investigar estes ovnis?

    ResponderEliminar
  7. Se observarem com atenção o You Tube, certamente encontrarão inúmeros vídeos com objetos estranhos sobre Santarém.
    Muito bem referênciado pelo YANG, existe algo referenciado sobre esse triangulo.
    E creio que aqui no Ufo Portugal, ainda existe algo a essa referencia.

    ResponderEliminar
  8. Encontrei um video que mostra as deviências das estrelas. Os efeitos são muito similares.
    http://www.youtube.com/watch?v=ogkZpKPpthU

    ResponderEliminar
  9. Creio que se trata de um fenómeno recentemente descoberto.
    Descargas energeticas se não estou em erro.

    ResponderEliminar