segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Fenómeno luminoso em Lisboa e Santa-Comba-Dão 24 Jan

Fenómeno luminoso gera curiosidade a testemunhas.

Na noite 24 de Janeiro pelas 23 horas e 24 minutos , Silvia Costa se encontrava a conduzir quando inesperadamente na região de Santa-Comba-Dão, observa uma estranha luz verde.
Sílvia relata-nos, que todo o objeto emitia uma luz verde muito forte, notando outras três luzes na parte inferior.
A visibilidade era reduzida devido às árvores ao redor via de circulação.
Silvia decide então parar o seu carro para uma melhor observação, quando constatou que o objeto tinha simplesmente desaparecido.


Na mesma noite, Sandra Santos em Lisboa, diz que pelas 23 honras e 22 minutos, observou também ela e o seu namorado uma luz verde no céu.

Sandra Santos - “Decidi pesquisar sobre uma luz verde que vi ontem em Lisboa, juntamente com o meu namorado (sem formato identificavel à primeira vista) para saber se existiam mais relatos e cheguei aqui à vossa página.

Gostaria de saber se alguém vos contactou pelo mesmo motivo e qual será a explicação

Ontem pelas 23h22 (olhámos para o relógio do carro depois de ter acontecido) vimos no céu de Lisboa uma luz verde em movimento. Não deve ter durado mais que 5 a 6 segundos. A primeira impressão que tive é que era uma estrela cadente, porque movia-se como as estrelas cadentes, mas logo tirei isso da ideia por ser um movimento muito mais lento. As estrelas cadentes desaparecem e caem com mais rapidez (2 ou 3 segundos?)

O exemplo mais parecido que encontro para explicar aquela forma que vi são os rasgos dos fogos de artificio verde, mas ontem não havia qualquer festejo em Lisboa e aquilo vinha direcionado, a descer, mas sozinho e sem rasto.

Não era avião porque era muito mais pequeno, e os drones são redondos. Aquilo não era redondo.

Seria lixo espacial a desintegrar-se na atmosfera? Mais alguém vos contactou?

Estou a contactar mesmo só para tentar perceber se mais alguém viu. Provavelmente terá uma explicação simples. E não ser nada de estranho, mas fiquei curiosa”.



Efetivamente houve reentrada de lixo especial, embora a data e hora não coincida com a observação avançada pelas testemunhas.
Porém não significa que não tenha reentrado outros detritos!
A luz verde pode significar um composto químico de magnésio, durante a sua queima na reentrada terrestre.
Ocorre com meteoros e mesmo lixo espacial. 
A coloração durante a observação, identifica o seu composto químico.

Reentrada lixo espacial
Meteoros possuem uma observação de alguns segundos, já o lixo espacial terá uma duração maior consoante as suas dimensões.
Recentemente tem ocorrido algumas observações de queda de meteoros nos EUA, Irlanda e UK.

 

Esta observação não deixa de ser curiosa.
Ambas as testemunhas estão a 256 quilómetros entre elas, Lisboa/Santa-Comba-Dão.

Não podemos afirmar ser um fenómeno natural ou artesanal de momento.
Porém a explicação acima seria a mais plausível dentro dos critérios científicos.

 Já neste corrente ano 2017, outras observações têm sido mencionadas com aparatos voadores não identificados luminosos "verdes", Inglaterra, Alemanha, Colômbia e Portugal.

Se você assistiu a este fenómeno, queira por favor entrar em contato connosco, descrevendo a sua observação para ufo_portugal@sapo.pt 





5 comentários:

  1. Presenciei à situação descrita para Lisboa por volta da mesma hora mas na zona da Parede. Primeiro vi o objecto em chamas (até pensei que fosse um avião a dirigir-se para o aeródromo de Tires que vinha em queda) mas depois as chamas desaparecem e o objecto fica verde e logo de seguida azul e depois deixo do ver desaparecendo atrás dos prédios a minha frente.

    ResponderEliminar
  2. Oi a todos, possivelmente um lento meteoro (aprox. 8 s). Trajectória sul-norte sobre a região oeste-Atlântico. Infelizmente apenas registado num dos 14 sistemas da PMN (Portuguese Meteor Network) o que impossibilitou o calculo da real trajectória. ruiocc

    ResponderEliminar
  3. Eu vi em lisboa EXATAMENTE a mesma hora 23.21 uma luz mas com uma velocidade impossivel de ser humanana, pensava que tinha sido dia 7 de janeiro mas estou a achar as horas serem iguais muita coincidencia, vou confirmar se foi mesmo dia 7 ou dia 24

    ResponderEliminar