terça-feira, 24 de maio de 2022

Observação sobre o Tejo - Lisboa

Relato da testemunha: Sr. Pedro Silva 

Provavelmente em abril de 2016, observei uma coisa para a qual ainda não encontrei uma explicação razoável. Não sei a data correta porque no dia seguinte rasguei o desenho  e o texto que tinha feito...

Passo a relatar: estava de regresso ao Barreiro, no barco da soflusaLx./Barreiro das 12:55h ou 13:25h. O dia estava luminoso e o céu azul sem nuvens. O rio não tinha qualquer ondulação, parecia um espelho. O barco parte. Encontrava-me sentado do lado bombordo e olhei para apreciar a vista de Lisboa. Depois olhei para o rio. Então, surge do nada, uma pequena onda, paralela à margem, com +/_ 15cm de altura e +/_ 5m de comprimento. Estaria a cerca de 150 metros de distância.  Na crista dessa onda aparece de seguida um “reflexo brilhante”, que nada por perto lhe podia dar origem. Tornaram-se nítidas duas “bolas” brilhantes  do tamanho de bolas de ténis ou bolas de andebol que se deslocavam em sincronia . Quando as “bolas” desapareceram a onda desfez-se. Duração da observação, cerca de 10 segundos. 

Fiquei a "digerir" o que tinha observado e tudo começou a fazer sentido. Algo esférico (metálico???) e que parecia que irradiava luz, deslocava-se na direção da foz do rio tejo, veio à superfície. A deslocação da água fez vibrar a luz própria dos objetos dando-me a ilusão que era um reflexo de qualquer coisa. A velocidade e o tempo que as luzes estiveram à superfície, pode-se comparar à vinda das baleias à superfície para respirar, que só assisti pela televisão mas, a elegância e o controle dos movimentos das baleias, assemelham-se muito àquelas "bolas". Vieram à superfície respirar? Ou foi para ver Lisboa???

No dia seguinte, tentei saber o nome do mestre da embarcação para perguntar se tinha visto umas "luzes" na água mesmo em frente ao barco. Os mestres presentes disseram "ah, isso são mariscadores que andam aí com luzes na cabeça". Ora eu tenho 66 anos sempre vivi junto ao rio, e sei o que são mariscadores e que não andam com uma luz na cabeça quem nem mineiros, muito menos no sítio mais fundo e com mais movimento do rio...

Agradeci muito a ajuda e fui-me embora e rasguei o que tinha feito. Não ia adiantar perder mais tempo. Por isso não sei com rigor a data. 

No entanto não queria deixar de partilhar a minha experiência, com alguém que tenha a mente aberta.

Obrigado e cumprimentos

Se observou algo de extraordinário poderá reportar através do e-mail ufo_portugal@sapo.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário