quarta-feira, 4 de junho de 2014

Luzes em Vila Nova de Gaia


Localização - Vila Nova de Gaia
Data-Hora - 01/06/2014 - 00:00h/01:00h
Testemunhas - Sr. Bernardo e amigo + Srª. Rita + dois amigos

Relato das testemunhas...

Sr. Bernardo Cunha - Viva, estava a procura de alguma informação do que vi hoje no céu e dei com o vosso Site.
Gostaria de saber se me poderiam esclarecer uma duvida.
Cheguei a pouco de um dia de pesca desportiva na praia do Canidelo (v.n. Gaia) com um amigo e pela 1h da manha reparamos em duas grandes formações de luzes a dirigir-se para o mar.
Já vi que alguns dizem tratar-se de balões com leds, mas aquela altitude e com a manutenção das distancias entre luzes não me pareceu.
O que me deixou intrigado foi o facto de ter reparado que duas luzes perto uma da outra alternavam entre piscar alternadas e piscar ao mesmo tempo.
Sabem se mais alguém para alem dos que estavam na praia também viram alguma coisa?
Cumprimentos

 Srª. Rita - Boa noite.
Esta noite, por volta das 00.20, estava na praia das mares vivas em Vila Nova de Gaia, e assisti ao fenómeno das luzes que foi largamente relatado no ano passado.
Em tudo semelhante aos outros relatos, gostaria de saber se mais alguém, para além de mim e das duas pessoas que se encontravam comigo, também avistaram este "fenómeno" esta madrugada.
Já há alguma explicação???

Ufo Portugal
Após uma checagem, podemos afirmar de que não se tratou de reentrada de lixo espacial ou fenómeno natural, visto que a reentrada mais próxima estaria focada para o dia 04 do corrente Mês.


Perante a hora e data descrita por ambas as testemunhas, verificamos que não existia tráfego aérea na região segundo rastreio do Live Flight Tracker.
Balões leds, poderiam ser uma resposta plausível, porem a hora e o dia não favorecem a libertação dos mesmos o que de alguma forma reduz significativamente essa possibilidade, mas não a descartando.

Revejamos este caso muito interessante, ocorrido na Ericeira no ano 2011.
Nem sempre existe uma explicação plausível ou racional para determinados casos que nos deixam perplexos.

Se também observou ou registou o fenómeno queira por favor entrar em contato com o Ufo Portugal a fim de podermos recolher mais informações deste fenómeno.
( ufo_portugal@sapo.pt )

Relato enviado pela Srª. Filomena de Matosinhos.
Vi eu e minha mãe o mesmo fenómeno visto por Srª Rita e amigos que pescavam em Vila Nova de Gaia Canidelo.
No dia 01-06-2014, estava eu no meu quarto, quando a minha mãe me vem chamar para ver uma "coisa".
Não sei porquê, imaginei que fosse qualquer coisa relacionada com algum fenómeno estranho. 
Observámos por volta da 01h00 (madrugada) em Matosinhos, perto do mar e viradas a oeste, vários objectos do tamanho de estrelas a piscarem intermitentemente, em bando (direcção Norte Sul) parecia um cardume prateado. 
Dirigiram-se para o mar a uma velocidade constante e rápida até desaparecerem. 
Nunca tinha presenciado fenómeno igual, o que me fascinou bastante.

Gostaria, se possível, ser informada se houve mais relatos do mesmo nesta madrugada.
Obrigada

Já no Mês de Maio o Ufo Portugal recebe também o seguinte relato de Matosinhos, enviado pelo Sr. Miguel Sousa...

Vi no vossos site que muitas pessoas de Portugal vêm luzes a piscar no céu. 
Li por alto alguns relatos, parecem todos diferentes mas muito parecidos. 
Aqui foi o que escrevi a um amigo meu no dia seguinte:

"Ontem (sábado) ás 11 e tal da noite Tava em Matosinhos na casa duma amiga no 10º andar. 
Tava com pessoal e os pais de uma delas. 
Do nada o pessoal da varanda diz que tá a a haver uma chuva de meteoritos. 
Quando fui ver passado 5 segundos, eram tantos pontos a piscar num céu tão grande que nem percebes o que tás a ver. 
Parecia mais um fogo de artificio marado. 
Ou centenas de sacos de plástico a reflectir a luz do sol, de noite. 
Mas tavam a movimentar-se parecia super rápido. 
Tipo super-avião! A ideia dos meteoritos durou 2 segundos.... 
Esava tudo completamente parvo. 
Fazia lembrar isto.


Mas tavam a passar mesmo por cima de nós! 
Quando vias, pareciam tar na altura de pássaros, por causa da velocidades, mas era só uma luz a piscar. 
Piscavam tipo de 1,5 em 1,5 segundos, e piscavam em alturas diferentes. 
Acho que não andavam em linha recta, tremiam um bocadito. 
Eram dezenas e dezenas a irem lá para o fundo, o mar. 
Isto durou praí 3 minutos e depois disto, por 10 minutos mais ou menos, via de vez em quando, a passar quase mesmo por cima do prédio um ou dois perdidos a andar na mesma direcção, dava mesmo a ideia de tarem a andar super-rápido não havia barulho algum. 
Foi das coisas mais esquisitas que vi, digo-te. e dava tempo para tares a olhar fixamente a pensar o que é aquilo..."

Se eram balões com leds? 
Eles quando piscavam não era por uma fracção de segundo, era mais ligar e apagar a luz o tempo que estava acesa era mesmo que estava apagada.
Não sei se foi do momento, mas aquilo não se parecia com nada do que pudesse imaginar... 
De qualquer maneira valeu apena, só pelas sensações que deu durante os minutos. 
E quando víamos outro a vir lá ao fundo, que loucura!

Iremos continuar aguardar por mais relatos que nos são enviados pelas muitas testemunhas que presenciam estes fenómenos.

12 comentários:

  1. Artur Miguel
    Estava no momento no baixo mondego, mas propriamente em Pereira, concelho de Montemor o Velho.
    Era cerca de 23h30 do dia 31 Maio, sabado e por mera casualidade olhei para o céu.
    Fiquei sem reação. . . porque nunca pensei que na minha vida podesse ver uma formaçao de centenas de ovnis a cruzar o ceu.
    Fiquei com a noção que nao era um fenomeno na atmosfera terrestre, mas sim ja dentro do espaço, porque apesar da rota passar quase na minha vertical,a distancia era mesmo muita, e tb ouve um promenor que me faz dizer que era longe: - nesse momento tb passava um avião e como ele estava bastante mais perto que os ovnis.
    Eram centenas de luzes a piscar que iam de um brilho muito tenue a um branco led intenso. Piscavam todas sincronizadas, com o intervalo desse piscar muito regular e com as duas fazes a nao durarem mais de um segundo.
    A formaçao era do formato de um boomerang, tendo eu a noçao que nao era uma nave gigante, mas sim centenas de ovnis que a formava.
    Havia tambem outras luzes que começaram a aparecer depois e muito mais rapidas, com o mesmo piscar mas estas com tragetorias aleatorias . Durou cerca de uns tres minutos, até que pelo afastamento devido ao seu movimento deixei de ver.
    Durante isto tudo liguei ao meu pai que estava para os lados de Miranda do corvo na altura , e ele ainda viu tambem os nossos amigos ET´s.

    ResponderEliminar
  2. Já cheguei a estar em casa de amigos e ver uma formação semelhante (tipo enxame) em pisca pisca a deslocar-se sobre o rio douro. Na altura o que me ocorreu é que se tratavam de pirilampos. Não sei se poderá ser o caso que alguns dos relatos aqui expostos referem.

    ResponderEliminar
  3. Nuno, no dia 30 de Maio o mesmo fenómeno foi avistado em Águeda. Era um dia festivo na cidade, dia de São Sebastião, e muitas pessoas ficaram a olhar para o céu intrigadas pelo que viam. Só tive conhecimento do facto a noite passada quando duas testemunhas me contaram o que viram. Ainda não tentei falar com pessoas que vivem na zona para ver se encontro mais testemunhos.

    ResponderEliminar
  4. Na noite passada (madrugada do dia 15) por volta das 2:45h eu e e mais 4 amigos fomos testemunhas de um acontecimento muito semelhante aos relatados acima, desta vez na freguesia de Oliveira do Douro em Vila Nova de Gaia.
    De uma varanda observavamos os céus limpos a norte quando nos deparamos com uma luz cintilante com trajectória Este -> Oeste. Ao longe não conseguimos descernir logo se se tratava de um avião ou de um satélite como tantos outros observados nessa noite.
    Viajava a grande altitude e a uma velocidade grande, muito mais depressa que qualquer avião comercial e à medida que se aproximava pudemos distinguir com facilidade um rápido cintilar (com uma frequencia também maior à das luzes dos aviões) em torno do objecto com tons de vermelho,amarelo e azul. Nunca nenhum de nós viu nada de parecido até á data.
    Este avistamento durou apenas cerca de 15/20 segundos
    Mas a noite não se ficou por aí.
    Ainda no rescaldo do que seria aquele objecto, olhámos o céu de novo com mais atenção e para nossa surpresa constatámos que todo o céu se encontrava cravejado destas esferas que percorriam a noite a uma altitude ainda maior, muitos em formações de 3, mantendo as distâncias uns dos outros. Um deles, viajava mais baixo que o primeiro e pudemos com toda a certeza constatar que existia mesmo uma rotação na intermitência das luzes.
    Nesta ocorrência, que na sua totalidade durou aproximadamente 4/6 minutos, devemos ter visto entre 20 a 30 objectos. Uma contagem mais precisa foi impossivel devido à quantidade e velocidade dos aparatos.
    Reconheço que a tecnologia LED usada em balões de hélio seria a explicação mais óbvia para este acontecimento visto ter estado vento forte nessa noite o que faria os balões viajarem depressa em altitude. Também era uma noite festiva de Sto António.
    A minha questão é se conhecem balões com LED's cintilantes multicolor pois não encontro informação precisa na internet. Apenas conheço balões de uma só cor.

    ResponderEliminar
  5. Nós vimos o mesmo no dia 14 de junho de 2014 às 23h15 no Porto em Paranhos (Arca d'Água)

    ResponderEliminar
  6. Na madrugada de sabado para domingo (1h) vi um aglomerado de estrelas a piscarem intensamente e a moverem.se a uma grande velocidade ate desaparecerem. Local: guimaraes

    ResponderEliminar
  7. Avistado o mesmo fenômeno, de luzes, vários pontos juntos a piscarem , com ligeira ondulação, cerca de 1/2 minutos.. Dia 30 de junho de 2014, em vila nova de gaia, perto do hospital da Arrábida

    ResponderEliminar
  8. Apesar deste post ser relativo ao ano passado é aquele que melhor descreve exactamente o que acabei de testemunhar á cerca de meia hora atrás.Estava a começar a chover e o céu um pouco coberto de nuvens. Ia completamente distraido a passear a minha cadela mas ao olhar para o céu fico abismado com o que pareciam ser um monte de estrelas de uma luz azul forte a piscar; cerca de 15 luzes destas talvez. Pensei serem fogo de artificio por breves segundos, mas ao fim de cerca de 10 segundos comprovei que era impossível. Todas elas seguiam na mesma direcção, também elas a ondularem um pouco como foi referido neste post, mas não o suficiente para desmontarem uma espécie de padrão que formavam entre elas. Ao focar-me nelas pareciam quase que balões com flashes. Segui-as perplexo com o que estava a ver mas eventualmente desapareceram, talvez pela densidade de nuvens que se via no céu. Segui-as durante 3 minutos talvez. E assim que desapareceram nada mais se avistava no céu. Nada de estrelas, nada de luzes, nenhum rasto do que haveria passado acima de mim. Passaram sem fazer nenhum barulho e sem nunca parar de piscar uma luz forte e intensa.

    ResponderEliminar
  9. Olá hoje sáb:9/7/16 em Vila Nova de Gaia mas concretamente Vilar De Andorinho mais ou memos entre as 23:50 e 23:55 avistei pela 2º vez (pois tinha avistado noutro dia) um grupo ovnis. Eram um monte de pontos a pescar uma luz branca igual a das estrelas. A quantidade de pontos eram muito grande para ser aviões. Os pontos estavam juntos uns dos outro mas ocupavam um grande área no céu, passado 2 min começaram a formar uma espécie de retângulo estreito de pontas a redondadas. A intensidade das luzes começou por ser forte e começou por a ficar fraca com o passar do tempo até desaparecer completamente. Exatamente igual a primeira vez e tambem n fez barulho algum.

    ResponderEliminar
  10. o de 2014 tb vi em gaia impressionante nao terem filmado ... para mim foi um choque ver tao de perto ... os de dia 17 foi engraçado .... nao vou explicar mas um deles estava me a observar :) 5 da manha passou perto .

    ResponderEliminar
  11. Ontem por volta das 00:20 eu e mais algumas pessoas que estavam comigo avistamos um fenômeno nunca visto.
    Moro em canídeo e estava no terraço, quando de repente vejo muitos luzinhas cintilantes e a piscar passar em direção ao lado do mar. Será que alguém viu mais? Ia uma a uma de seguida foi juntando até formar um tipo de bola . e
    Passado 1/2 minutos acabaram por desaparecer.

    ResponderEliminar