domingo, 2 de setembro de 2012

OVNI´s sobre o Rio Tinto "Portugal"

Segue o relato da testemunha:

Venho relatar o que se passou ontem à noite, 2 de Setembro 2012 pouco depois da meia noite, entre as 0:10h e as 0:15h.


Quando eu estava no multibanco, sobre os ceús de Rio Tinto (Gondomar) apareceram 3 objectos cinzentos a voar em formação, cada um com uma luz branca a piscar por debaixo.
Voavam em direcção ao Porto, sentido Este-Oeste.
De repente, cada um deles desapareceu e em seu lugar apareceram dezenas (!) de luzes, tal como nos filmes que vejo no YouTube.

Foi inacreditável.

Ao todo umas 40 ou 50 luzes mais pequenas, a voarem aleatoriamente, mas sempre afastando-se na direcção do Porto, onde desapareceram poucos minutos depois, no meio da leve neblina que cobria a cidade do Porto.

Ainda tentei filmar com o Blackberry estas cenas, mas a câmera não tem a mínima qualidade.
Fiquei ali sozinho a tentar ligar para casa para virem à janela verem mas àquela hora da noite ninguém me atendeu.
Na rua e nas varandas dos prédios vizinhos não vi ninguém com quem falar sobre isto.
No entanto, hoje vizinhos no meu prédio corroboram o que vi.
Vou enviar este relato para onde for possível, pois foi a primeira vez que os vi... Agora não tenho dúvidas que eles existem.

Vou tentar descrever melhor os 3 objectos que voavam em grupo: redondos, cinzentos, aparentemente discos (achatados), não eram luzes pois tinham um contorno claramente definido.
Neste mesmo local estou habituado a ver passar aviões com destino ao Aeroporto do Porto, e sei muito bem distingui-los à noite.
Sei claramente que não era um meteorito, helicóptero ou balão.

A altitude aparente deles, eu diria entre uns 500 a 1500 metros de altitude máxima.
Ou seja, poderiam ter uns 50 metros de diâmetro cada um, penso eu.
A luz branca que piscava no centro piscava lentamente.
Completamente silenciosos.
Nunca vi nada assim na minha vida. Juro!

Melhores cumprimentos
Carlos Moreira

                          Ufo Portugal

Na mesma referida noite em Gontijas "Ferreira do Zêzere" o colaborador Carlos Lopes, menciona o seguinte relato...

Durante uma pequena vigília, das 21h00 às 00h30 pude observar e filmar, um

objecto, que apareceu a Norte, após 2 grandes flashs. O objecto não seguia uma
trajectória rectilínea nem uma velocidade constante, por 4 vezes efectuou
viragens abruptas, emitindo ao total 22 flashs menores que os iniciais. Ao final
da sua trajectória o objecto seguia uma trajectória sentido Este. Pude observar
que o objecto, apresentava uma forma discoidal.



Este objecto apareceu exactamente na mesma zona, que o objecto do dia 31/08/2012
às 23h22, tendo também as mesmas caracteristicas de movimento....
Matéria mais referido vídeo elaborado por Carlos Lopes.

No dia 27 de Agosto pelas 21:30h, era observado em Lourosa ( Santa Maria da Feira ), um conjunto de luzes com as mesmas carateristicas mencionadas a cima.
Um conjunto de 50 a 60 luzes que se deslocava de Norte para Sul, não passaram despercebidas para Nuno Oliveira e sua mãe que seria a primeira a realizar a observação.

Se observou algo similar queira por favor entrar em contato com o Ufo Portugal - ufo_portugal@sapo.pt

27 comentários:

  1. Boa noite, procurei e encontrei. Venho dizer aqui que é a segunda vez que acontece este ano. Vi-los a uns meses atras tambem. Ontem eu mais 3 amigos todos saimos do carro a correr para ver cerca de 50 ou mais, penso que eram mais. Todos a piscar com ORDEM! todos a exacta mesma velocidade... foi incrivel, foquei-me em 3 que formavam uma especie de triangulo a parte e piscavam sempre na mesma ordem... a... depois b... e depois c... depois novamente a... enfim incrivel. Durou cerca de 1/2min

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoal, à cerca de 2horas atraz recebi um telefonema do meu pai a dizer que uns amigos dele tinha avistado o que voces acabaram de descrever!!! juro por tudo!! os avistamentos foram por volta das 22horas no porto!! as pessoas que avistaram o fenomeno, tiveram oportunidade de filmar!! prometeram ao meu pai que atravez do facebook lhe iam enviar o video! Como é obvio, pedi ao meu pai que logo que tivesse o video, me enviasse a mim!!(nao tenho facebook). Mal tenha o video, envio para o site!!...as tantas vai ser noticia amanha no telejornal!!!...não estamos sozinhos meus irmãos...! sinto k brevemente, muita coisa vai mudar...!comunicarei kuando possivel!!
      abraço a todos.

      Romão Sá

      Eliminar
    2. Carlos Moreira, eu sou de Gondomar, gostava de falar consigo pessoalmente se possível para me contar esse avistamento! cumprimentos

      Eliminar
  2. Hj domingo à noite, no Porto perto das Antas cerca das 21:30 várias pessoas avistaram mais de 100 luzes tipo "cardume" a sobrevoar o ceu, piscavam todas ordenadamente, desse conjunto de luzes 3 eram mais fortes (brilhavam mais)2 na frente e uma que veio da parte de tras do "cardume" e juntou-se à duas da frente... mais de 50 pessoas viram isto ao meu lado... durou cerca de 5 minutos até desaparecerem no ar. é veridico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tambem vi! E muito bem, exatamente cm descreveu! Sou do bonfim num 6. andar e pude observar com alguma clareza. O que era nao sei, MAS VI!

      Eliminar
  3. Uma formação semelhante foi também observada em Lourosa ( St. Maria da Feira ) no dia 27/08/2012

    ResponderEliminar
  4. Enviem toda a informação para o Ufo Portugal.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, nao querendo criar falsas expectativas, e sendo eu um observador e crente nestes fenomenos, é preciso ter antenção que aos fins de semana a moda agora nos casamentos é lançar algumas dezenas de balões com leds internos que podem criar de alguma forma esse efeito de varias luzes a piscar e a deslocarem-se, mas posso estar errado e neste caso nao ser disso que se trata... como já disse, costumo observar o ceu no terraço varias vezes e sei realmente o que vejo e transmitindo a informação á NAV, eles nunca me confirmaram que detectam algo, o que acho caricato..ou nao detectam ou nao querem dizer que detectam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu e mais uma centena de pessoas fomos enganados na praia de Quiaios por um evento que parecia o fim do mundo e com o céu todo cheio de luzes a piscar. Não demorou muito até chegar o "balde-de-água-fria" e ao verificar que houve um casamento nesse local, com limusine e tudo e que acabou com o tal lançamento nocturno de balões com LEDs. Podem ver um exemplo disso aqui: http://www.limitedosonho.com/particulares/baloes.php

      Eliminar
  6. Bom dia, observo diariamente o ceu, vivo na zona de Guimarães, e no sabádo esteve com mais 5 amigos em Santa Maria Airão (guimarães), entre as 00h55m e as 1h15m quando vimos a seguir no sentido Este/Oeste, dois conjuntos de luzes cada um com 3, em forma triangular e a deslocarem-se a velocidades superiores as do habitual avião, de seguida e seguindo os triângulos vimos entre 9 a 12 luzes iguais mas sem formato aparente a velocidades também elevadas.
    Foi algo que nunca tinha visto na minha vida, e os meus amigos também não, foi tal o nosso espanto e admiração que nem tentamos filmar ou tirar fotos.
    agora gostava de ver o vídeo do romão para comparar.
    Se eram balões com led's não sei , mas ja vi balões desses e não andavam a metade da velocidade !?!?

    ResponderEliminar
  7. Tá tudo à espera do video ó romão!

    ResponderEliminar
  8. ainda não o tenho pessoal, mas conforme o combinado, mal o tenha envio para o site!
    abraço romão

    ResponderEliminar
  9. eu estava num casamento na Malveira(Mafra), até chamei à atenção dos presentes e disse: "Olhem ...olhem, para não me chamarem de maluco!"
    Era uma formação triangular, com 2 outras luzes mais atrás alinhadas, que se deslocavam sem qualquer rasto ou intermitencia.
    Apagaram-se em simultaneo passados uns segundos.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Carlos, o nosso avistamento foi perto do restaurante madureiras na ponte de rio tinto. E sim dirigiam-se para o Porto tambem. Pelo que já li, voltou a acontecer mais vezes. Afirmo que já tinha visto algo assim a cerca de 1/2 meses exactamente no mesmo sentido e com mais 3 pessoas. (Tambem dezenas senao centenas de luzes a piscar) Inclusive uma muito proxima grande(gorda) e a piscar como se a luz viesse de dentro com um tom basso muito devagar. Foi incrivel e ao mesmo tempo assustador, estava muito proxima da minha casa.

    ResponderEliminar
  11. Ontem, 1 de Setembro de 2012, pelas 21.30 da noite, juntamente com uma dúzia de outros familiares e amigos, na Aroeira, Charneca da Caparica, Portugal, fui testemunha de um fenómeno intrigante.
    No céu a uma altitude muito elevada apareceu vindo de nordeste um verdadeiro enxame de pontos muito brilhantes, perfeitamente alinhados em formação de voo, com posições relativas constantes, rota comum e mo
    vimentos variáveis.
    Após pairar uns largos segundos na mesma zona e altitude tomou velocidade elevada e desapareceu na direcção sudoeste.
    O fenómeno repetiu-se cerca de 20 minutos depois com as mesmas características acrescido do facto de pelo menos dois objectos virem de norte juntar-se ao grupo principal antes deste voltar a desaparecer novamente na direcção sudoeste.
    Sei que outras pessoas também testemunharam o acontecimento.
    Estranho que nenhuma organização oficial se tenha referido ao fenómeno e dado uma explicação para o mesmo nem que nenhum meio de comunicação social se lhe tenha referido.
    Se alguém tem mais informação a este respeito, agradeço que dê a conhecer a sua experiência pessoal.

    ResponderEliminar
  12. boas pessoal, eu e mais 6 amigos também avistamos algumas formações de luzes muito "estranhas" isto aconteceu na noite de 2 de Setembro por volta da 1h um pouco mais a norte que Gondomar, numa pequena aldeia entre Guimarães e Braga. Nessa noite estávamos a olhar para o céu, quando vindo de Este em direcção a Oeste duas formações de luzes em forma de triângulo, sem se deformarem, e a viajarem a uma velocidade acima de qualquer avião, satélite, ou de balões meteorológicos. Essa formação viajava num movimento rectilíneo uniforme, sendo estas duas formações perseguidas ou escoltadas por mais meia dúzia de outras pequenas "luzes" ou naves isoladas que também se mexiam mais o menos a mesma velocidade a manter também o mesmo movimento rectilíneo... este avistamento foi condicionado na visão pela clareira de árvores que não nos permitiu ter uma visão panorâmica do céu o que acredito que tenha limitado o numero de naves avistadas
    deixo aqui o meu contacto para o caso de quererem falar... daniel_fernandes_exe@hotmail.com

    já agora ontem dia 3 de Setembro vi o que parecia ser uma nave isolada viajar de sul para norte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já me esquecia no dia 2 de Setembro as luzes piscavam este comentário é alusivo ao ultimo comentário

      Eliminar
  13. Olá a todos! Anónimo do Bonfim
    Depois de ver o vídeo de lançamento de balões com leds, posso garantir que foi EFECTIVAMENTE isto que eu VI!
    Tem exactamente o mesmo "movimento" irregular que pude observar!
    Por mim está resolvido o mistério!
    Desconhecia este tipo de evento nos casamentos... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente e com muita tristeza, concordo... Após ver o video... Foi aquilo que vi e penso que a uns meses atras tambem...

      Eliminar
  14. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ShGl5rQK3ew Deviam ver isto também, é muito melhor que os balões :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada do que vi se parece com esse video, no entanto já reparei que cada vez mais vai ser dificil avistar "realmente" algo... De qualquer forma, deixo aqui o video que eu vi e quase de certesa que foi isto que vi naquela noite. http://www.youtube.com/watch?v=xgSPK_SZroU
      P.S: Apenas me refiro aos 3 ultimos segundos do video, pois nao tinham cores nem nada disso

      Eliminar
  15. Importante seria alguém registar estes eventos "observações" em vídeo e nos enviar de forma a podermos avaliar com os respetivos vídeos de balões com led.
    Julgo que desta forma teriamos uma forma de avaliar corretamente o que as pessoas observaram.

    ResponderEliminar
  16. boas noites,

    venho por este meio informar que esse "conjunto de luzes" cerca de 20/30 no meu caso, foram avistadas hoje 15 de setembro pelas 22h15.
    sete pessoas incluindo eu própria avistamos esse conjunto de luzes que se moviam em uníssono e a grande velocidade nos céus do porto, Mais propriamente, Gondomar.
    Mal cheguei a casa, numa curta pesquisa na net encontrei testemunhos aqui no vosso sítio que se compatibilizaram com a minha descrição.

    cumprimentos,

    Ricardo Ramos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, acabei de me deparar com este vídeo. Achei engracado, foi na mesma data. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CtyFQRkhW9g Quem sabe se calhar têm mesmo rasão e não eram balões...

      Eliminar
  17. Acabei de ver dezenas de luzes a piscar, dirigindo-se no sentido Este-Oeste,todas a manterem a mesma distância entre elas,e a velocidades constantes,em grande número.Surreal.3 amigos e mais 3 transeuntes ficaram abismados.isto tudo aqui em Rio Tinto por volta das 1h50m am.

    ResponderEliminar
  18. Ontem dia 5 de Agosto 2013, na Charneca de Caparica pelas 9 horas da noite, estava sentada com a minha mãe no quintal, quando de repente ouvimos um ruído intenso,como que um zumbido de abelhas.Que vinha por cima do telhado da nossa casa.Olhámos para cima, e vimos luzes cor vermelha e verde com uma forma quadrangular. Apenas luz brilhante e intensa que se deslocada em circulos,que tanto baixava de altitude como se elevava rápidamente. Sem trajectória defenida. O objecto luminoso tanto aumentava como diminuia o seu volume luminoso. Depois desapareceu por uns minutos, para de novo aparecer no céu em movimentos descordenados, para depois desapareder por completo. Foi uma experiência insólita e ao mesmo tempo agradável,porque tive a sensação que era algo completamente inédito, e desconhecido, que tive o previlégio de presenciar.

    ResponderEliminar