terça-feira, 4 de setembro de 2012

OVNIs – Porto / Matosinhos

Relato enviado gentilmente pela Senhora Maria Helena Solare.

Envio o meu testemunho do que observei anteontem à noite, 2 de Setembro de 2012, reforçando outros relatados que já receberam.



- Senhora da Hora, Matosinhos, 21h30m, noite amena de verão, céu limpo e estrelado, a lua ainda muito baixa no horizonte, e por isso, amarelada. Estava na varanda da minha residência, um local que me oferece uma visão bastante alargada do horizonte, até que, na direção norte, e da constelação da ‘Cassiopeia’ (a partir do meu ponto de observação), apercebo-me de dois objetos a par, num movimento constante e relativamente rápido; como seriam improváveis satélites, apontei o binóculo (Nikon), e constatei que esses dois objetos eram esféricos, de cor distintamente verde, (como mostra o desenho), e que de repente, ‘do nada’, surge um terceiro, de cor vermelha clara, que se posiciona no centro e no vértice do triângulo por eles três formados; atrás, surgiram 8 outros objetos circulares de cor esbranquiçada que os seguiram sem qualquer formação; acredito que os 3 primeiros sejam a linha de comando*! Eram perfeitamente visíveis a olho nu; percorreram todo o espaço de céu que me é possível ver, e seguiram na direção de Gaia e do sul. Pela minha experiência e de outros casos relatados,

tenho quase a certeza de que se dirigiam para as zonas de incêndios, que infelizmente deflagraram nesta noite!
Tentei filmá-los mas não consegui!

*Eu já tinha observado anteriormente no ano de 2005, na minha anterior residência na zona da Boavista, uma outra (ou a mesma) frota de 28 OVNIs; também haviam incêndios na zona, também tinha como que uma linha de comando com 3 objetos, mas estes em linha reta; a frota colocou-se em formação ‘asa delta’, exatamente igual à captada pela Sky News, no vulcão da Islândia, e o avistamento durou quase 1 hora; enviei na altura o relatório para o Prof Joaquim Fernandes do CTEC.

 

Aconselho a todos aqueles que se interessem e investiguem este fenômeno, e que se encontrem próximos de locais onde deflagrem incêndios, principalmente os de vastas áreas, que olhem atentamente para o céu. Também já observei outras 3 esferas num movimento sincronizado e ondulante, que pareciam transportar ‘labaredas’ no seu interior! Ainda no noticiário do ‘Bom Dia Portugal’ de hoje, ao mostrarem imagens do incêndio em Oliveira do Hospital, apareceu na filmagem, uma fileira do que me pareceram ‘esferas’, talvez haja uma explicação lógica para tal, mas acho que merece investigar!


(Como dizia aquele senhor dos ‘apanhados da TVI ao descrever um forte incêndio em Gondomar- “…Para mim foram os balões!)
Aproveito para enviar este outro relato, que por ser recente pode ser importante.
- Na noite de 7 de Agosto de 2012, pelas 22h, céu limpo, no mesmo local do primeiramente descrito, visibilizou-se no céu à minha frente, por uma fração de 1 a 2 segundos, um objeto retangular com focos circulares de luz amarela alaranjada delineado por uma faixa ‘néon’ de ângulos arredondados e do mesmo tom de luz; não emitiu nenhum som, e como apareceu, desapareceu; tive no entanto a noção de um leve e lento movimento de deslocação SE/ NO; é difícil estipular a sua dimensão, porque não tive nenhum ponto de referência para poder calcular a sua altitude; fiz no momento seguinte este rápido esquema:

Faixa de luz néon com ângulos arredondados (foi o pormenor mais evidente em que o meu olhar se fixou naquele segundo e meio!)
Por consequência, o estar vigilante, levou-me a reparar noutro fenómeno e este repetido quase diariamente, entre as 21h e as 22h30’ e sempre que as condições atmosféricas o permitem, ou seja, céu limpo; aparecem flashes no céu noturno, e não são ‘Iridium flares’ causados pelos tão falados satélites de Iridio; há um que se repete na mesma área, onde a constelação da cassiopeia se posiciona a partir do meu ponto de observação- NE, lat. 41./ Long.-8, e abaixo do seu vértice central; muitas vezes depois do flash, e a partir desse ponto, começa a deslocar-se um objeto, parecendo à primeira vista um satélite como os que observamos diariamente, só que este comporta-se de forma
diferente, aumenta e diminui a intensidade da sua luz, e principalmente, porque chega a um momento, abranda, a sua luz diminui até se tornar quase imperceptível, e assim fica imóvel; às vezes, volta a produzir um flash e retoma o movimento em sentido contrário; outras vezes cruza-se com outro, e um deles aumenta consideravelmente de tamanho e luminosidade. Dão-me a ideia de serem ‘vigilantes’ do céu e especificamente desta área, que comporta – o litoral, o aeroporto, os ‘depósitos da Galp’, etc.
(Desde 2005, tornei-me uma atenta observadora ‘dos céus’ e possuo muito material que acho que lhes poderá interessar, se assim o desejarem, posso ir enviando alguns deles…!)
Com amizade
Maria Helena Solare

                                Ufo Portugal

Os agradecimentos á Senhora Maria Helena Solare, pela ótima descrição destes relatos.
Toda a informação que nos envie será sempre muito bem vinda.

Na mesma noite  o Sr. Daniel Fernandes relata o seguinte; "eu e mais 5 amigos também avistamos algumas formações de luzes muito "estranhas" isto aconteceu na noite de 2 de Setembro por volta da 1h um pouco mais a norte de Gondomar, numa pequena aldeia entre Guimarães e Braga.
Nessa noite estávamos a olhar para o céu, quando vindo de Este em direcção a Oeste duas formações de luzes intermitentes em forma de triângulo, sem se deformarem, e a viajarem a uma velocidade acima de qualquer avião, satélite, ou de balões meteorológicos.


Essa formação viajava num movimento rectilíneo uniforme, sendo estas duas formações perseguidas ou escoltadas por mais meia dúzia de outras pequenas "luzes" ou naves isoladas que também se mexiam mais o menos 
á mesma velocidade a manter também o mesmo movimento rectilíneo... este avistamento foi condicionado na visão pela clareira de árvores que não nos permitiu ter uma visão panorâmica do céu o que acredito que tenha limitado o numero de naves avistadas".


O mesmo era relatado pelo Sr. José Vitorino e sua esposa em Carrazeda de Ansiães.
Uma formação de luzes que voava não muito alto de Este para Oeste por volta das 00:00h "meia noite", deixando o casal intrigado com a observação.
O Sr. José identificou a sua observação com um vídeo registado no dia 11 de Agosto na cidade de Vaucluse "França".
Acreditando ser o mesmo fenómeno.
Inicialmente pensou serem balões festivos, mas ao reparar que três dessas luzes se afastam da formação voltando para trás em relação ás restantes que na sua totalidade seriam efetivamente mais de 20 esferas luminosas "conta".



Por volta das 05:00h da manhã do dia 2 também a Senhora Manuela Tavares, que se encontrava a conduzir do Porto para Alfena, conta que observou uma luz muito forte a grande velocidade que lhe terá despertado bastante atenção.
Luz essa que seguia para Norte sentido Valongo / Vila Real.
Uma outra luz semelhante era observada sobre Alfena, mas parecia estar mais parada.
A Senhora Manuela Tavares nos chama atenção para um outro fenómeno.

"Entretanto, existe uma outra situação que gostaria de reportar, embora me pareça ainda mais estranha tem a ver com a serra de S. Miguel-O-Anjo.

Sempre que são vistas essas luzes a correr a uma velocidade estupenda, também as luzes da serra em questão estão mais fortes.
Tenho ângulo privilegiado de visão para o local em questão.

Sempre pensei que fosse ilusão de optica da minha parte, agora depois de Sábado estive atenta e não. As coisas são realmente diferentes.
 

De Furadouro "Ovar" nos é enviada a foto com o seguinte relato.

Estava num restaurante junto á praia na companhia de amigos e familiares para confraternização.
A minha irmã reparou em algo que se movimentava erraticamente no céu.
Na curiosidade perguntou o que fazia um avião a voar de uma forma estranha.
Com uma observação mais pormenorisada reparamos todos que eram 3 luzes ou algo composto por 3 luzes.
Na totalidade éramos 8 testemunhas.
Mais pessoas viram o mesmo e tiraram algumas imagens.


Foto de Pedro Soares

Não sabemos a origem do objecto,  numa procura de informação encontramos este Site.
Vimos que no dia 2 deste mês observaram algumas coisas estranhas, exactamente o mesmo que nós observamos porque foi no dia 2.
O objecto seguia no sentido neste - soeste ás 22:00 horas sensivelmente.

Pedro Soares

12 comentários:

  1. Senhora Maria Helena Solare, os objectos que a Senhora se refére, são os que observo aqui na região de Ferreira do Zêzere.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tb na maia vi uma coisa parecida a 07/09/2012

      Eliminar
  2. Boa noite! Estou a escrever porque na passada noite de Sábado, dia 6 de Outubro de 2012 eu e outros quatro amigos vimos alguns pontos luminosos no céu do Porto. Não consegui captar a imagem porque só trazia comigo o telemóvel e a qualidade de imagem é mínima mas vou tentar descrever o que vi e talvez me possam esclarecer. Eram cerca das 23h30, nós estávamos na chamada Praça dos Leões, em frente à Reitoria da Universidade (penso que é assim que lhe chamam porque não conheço bem o Porto). Estavam ali dezenas de pessoas, jovens na sua maioria, completamente alheados do que se estava a passar. Olhei várias vezes à volta e mais ninguém, para além de nós os cinco, olhava para o céu. Como já referi, era noite, o céu estava ligeiramente nublado e um dos nossos amigos chamou-nos a atenção para olharmos para o céu. Algumas dezenas de pontos luminosos movimentavam-se a uma velocidade constante como se fossem um cardume ou um bando de pássaros bastante acima das nuvens (ou assim parecia). Nessa noite não se viam as estrelas e devido à luminosidade da cidade o céu estava com um tom avermelhado. Depois desse grupo - o qual já tinha desaparecido atrás de nuvens e edifícios - seguiram-se outros pontos luminosos a uma velocidade que me pareceu semelhante mas mais brilhantes, talvez mais próximos e muito mais espaçados: uma fila de três, um quarto um pouco mais desviado e nesse momento olhei para o outro lado e também vi alguns numa disposição semelhante que não sei há quanto tempo lá estariam visto que estava de costas. Pensámos inicialmente se seriam pássaros mas a altitude pareceu-nos demasiada, para além do brilho que possuíam mesmo que estivessem a reflectir a luz de algum foco. Pensámos em balões mas também não percebemos porque brilhariam daquela forma. Se fossem aviões nunca se movimentariam com tal proximidade e número... Fiz uma breve pesquisa na internet para saber se houve algum evento na cidade do Porto nessa noite que tivesse usado algum tipo de pirotecnia do género (se bem que nunca tinha visto nada assim) e não encontrei absolutamente nada... Se me pudessem dar uma possível resposta, agradecia! Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, esta noite acabamos de ver (eu e a minha familia) exactamente o que o senhor viu. Dezenas de luzes juntas como cardume e a irem exactamente no mesmo sentido, a uma velocidade a que era possivel observar que estavam a desaparecer bastante devagar. Após isto apareceram mais uns 10 cada um com algum espaçamento a irem na mesma direção e a desaparecerem tambem na mesma direção. Continuaram a aparecer e a fazer o mesmo trajeto (indo de varios pontos no ceu para o mesmo local onde desapareceu o cardume de luzes. Depois vimos 2 com luzes poderosíssimas e que desapareciam de repente. Vimos tambem 2 vezes duas dessas luzes a desapareceram com um efeito de estrela cadente. Isto passou-se tudo entre as 23:30 e as 00:30 junto a costa da praia de Matosinhos. Nao consegui tirar fotos pois nao tenho qualquer tipo de camara que conseguisse captar este fenomeno.
      Garanto-lhe que foi das noites mais assustadoramente espetacular que ja vi.
      Ja assisti tambem a um objeto voador como se fosse uma folha de papel preta reluzente (quase que como um preto vazio como se ve nos filmes) de 3 dimensoes do tamanho de um opel corsa ou um citroen saxo a passar a 20 metros de minha casa, sempre a mesma altura, sem fazer qualquer tipo de barulho ou movimento que mostrasse que nao era algo solido (mas era! como se fosse uma grande pedra flutuante!) que acabou por desaparecer no horizonte. Ja alguem experienciou isto?

      Eliminar
  3. Eu André Dias natural do porto em Agosto deste ano eu e mais 3 amigos fomos a uma serra chamada S.Miguel do anjo na Direcção de S.Tirso .
    o sitio porreiro para passear quando por volta das 22h00 um estranho objecto no ceu chamou-nos a atençao, como era um ponto tao pequeno pensamos que fosse um satélite em movimento.
    Mas para nosso admiração de seguida mais uma dezenas desse objectos apareceram e moviam se em alta altitude e a uma velocidade constante e cruzavam-se uns com os outros.
    foi realmente muito estranho e ainda hoje nao consegui uma explicaçao certa. fico a relembrar que vivo numa zona chamada alfena que em 1990 foi visto pelas as 8h00 da manha um objecto esferico a vor a uma baixa altitude deixo o video aqui para quem nao conheço.
    este é o caso de ovni em portugal onde ha provas que apareçeu mesmo mas nao ha provas do que é,mas este mesmo objecto ja foi visto no mexico no mesmo ano
    http://www.youtube.com/watch?v=KlWTn2g85Ss
    cumprimentos a todos,e parabens pelo o site
    :)

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Oi vi hoje por volta de 8:40 dá noite pelo horário de Brasília aqui em campo bom rio grande do sul Brasil uma formação triangular de vários pontos indo para uma direção sem vazer barulho e sem luzes piscando eu e mais dois amigos presenciamos o fato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu e-mail guhbonattomursa@gmail.com

      Eliminar
    2. Em Julho de 2018em Matosinhos cerca das 2h da madrugada eu e mais 8pessoas observamos um fenómeno semelhante....2luzes...seguidas de algumas mais (talvez umas 20)estas assemelhavam-se a um bando de pássaros deslocando-se lentamente na mesma direção... não filmei porque na altura todos dissemos que os telemóveis talvez nan conseguissem captar o fenómeno,.isto pode ser observado cerca de uns 5minutos mais ou menos

      Eliminar
  6. Boa noite a todos!Hoje, 15/09/2018,por volta das 22h05,eu e a minha família avistamos sob a IC19 pelo menos 20 luzes azuis a piscar, a deslocarem-se em forma de seta a uma distância que nos pareceu relativamente proxima e a uma velocidade muito superior à de um avião (calculando pelo tamanho da luz). Alguém viu também este fenómeno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. O caso que reporta, não o vi, mas, tenho visto casos isolados de uma luz só, e a grande velocidade.
      Veja o relato que eu fiz do avistamento na Bela, Ermesinde.

      Eliminar
  7. Boa tarde.
    Aqui em Ermesinde (na Bela), ultimamente tem sido um fartote de avistamentos, vou relatar o que mais me inpressionou.
    Domingo dia 22 ou 29, não me recordo ao certo, passava um pouco das 14H00, quando fui dar uma volta com o cachorro. Estava ele a cheirar uma arvore e eu olhei para o céu para ver como estava. Apenas duas grandes nuvens, o resto era céu azul. Qual não foi o meu espanto, quando vi um enorme objeto preto, com umas enormes asas a passar junto da primeira nuvem em direção à segunda nuvem. Quando estava quase a passar a segunda nuvem, deu uma volta de 360 graus (com um angulo muito apertado), elevou-se um pouco, entrou na nuvem e pura e simplesmente desapareceu.
    Depois de entrar na nuvem, e olhando ao tamanho da mesma e a velocidade que levava, seria uma questão de 4 ou 5 segundos, para o tornar a ver, mas tal não aconteceu.
    Adorei este avistamento, fiquei muito feroz comigo mesmo por ter deixado o telemóvel a carregar.

    ResponderEliminar