quarta-feira, 27 de maio de 2015

O que viram os portugueses na noite 25 de Maio!

O que terá ocorrido na noite 25 de Maio, que despertou atenção de várias pessoas no país!
Segue mais um enigma intrigante sobre o que estas pessoas terão observado.

Reveja com atenção o relato enviado gentilmente por Alexande Ferreira, frequentador assíduo do grupo Ufo Portugal no Facebook, que nos relata a sua observação.

É com alguma excitação que vos vou contar algo extraordinário que presenciei ontem (25.05.15) na companhia do Miguel Filipe Fontes Cavadas na minha modesta varanda (cerca das 23horas, distrito Porto, orientação sul poente, céu completamente limpo e de boa visibilidade,).
Como vem sendo habito há 2 décadas para cá, sou um "entusiasta activo" do nosso céu, não só o nocturno, mas em particular o mesmo!
Sou conhecedor do céu e nunca vi nada que não conseguisse explicar, com excepção de ontem!
Ao contrario do Miguel Filipe Fontes ele na sexta feira passada viu o mesmo, porem em sentidos opostos do globo celeste...

Para quem é conhecedor dos céus e seus "eventos", sabe que ontem a lua Júpiter e Vénus quase...quase que se alinhavam esteve mesmo por pouco, muito pouco alias ... Algo que é raríssimo (quando alinhamento perfeito) acontecer!
Então estávamos a comentar o "evento" quando reparo que um "satélite" ou a "estação espacial" se move no sentido lua Júpiter (sul para norte) passando a "rasar" por Júpiter... mas percebo que a sua velocidade é muito lenta comparada com algo que pudesse andar em órbita do planeta terra, e comecei a pensar poder se tratar de um avião em elevada altitude, porem não se ouvia qualquer som nem luz a piscar ..
Estou acostumado a ver a "estação espacial" ou "satélites" e sei bem a velocidade com que atravessam o globo celeste, em 2 minutos atravessam "horizonte a horizonte", o que vimos talvez pudesse demorar 5 minutos... Ainda na semana passada eu o Fernando Lopes e o Hugo Fernandes vimos um "satélite" com essas características numa caminhada e vigília nocturna que fizemos na serra de Canelas (V.N.Gaia) .

No entanto logo depois de "rasar" Júpiter começa a curvar para a direita (este) de seguida a luz parece que deu "máximos" lol foi a expressão que o Miguel Cavadas usou e assenta-lhe que nem uma luva lol e logo,logo de seguida a luz diminuiu bruscamente e repentinamente até se deixar de ver e não mais aparecer... Isto tudo não demorou mais que 10 segundos(desde o inicio ao fim de termos avistado a dita "luz") .
Ora os "satélites" que conheço não mudam assim de direcção nem andam assim tão lentamente e não desaparecem, já presenciei desaparecer e aparecer de seguida,não seria, nem nada que orbite a terra que conheça repito!
Avião também não me parece pois não se ouvia qualquer som e minutos depois bem mais atrás vimos e ouvimos um avião em elevada altitude com as suas tradicionais luzes a piscar, e deu para eliminar logo a hipótese de avião que conheça!
Um "drone" também não me parece contudo ...tudo é possível e por isso gostaria de saber se alguém tem presenciado algo parecido e/ou se nos sabem elucidar do que possamos ter visto.
Obrigado e bem haja (Ufo Portugal).

Para surpresa somos confrontados com mais observações do mesmo fenómeno por parte de várias pessoas.
Várias outras pessoas ao lerem o relato do Alexandre no grupo, nos fazem chegar mais informação de que Alexandre e o seu amigo não estavam sozinhos nesta observação!

São nos enviados alertas, mensagens e testemunhos de quem viu, presenciou algo que foge da sua compreensão.

De Lisboa nessa mesma noite nos era chegada a informação que na Orla do Parque das Nações uma estranha luz verde teria sido observada desaparecendo do alcance dos olhos devido aos altos edifícios.
Não sabemos se um drone pode ser a causa dessa observação.

O que teriam observado todas estas pessoas!

Já em Leiria o Colaborador do Ufo Portugal, Sr. Euclides Santana, regista também ele em vídeo algumas luzes no céu noturno que nos deixou intrigados, revelando uma vez que algo de anómalo se passa sobre as nossas cabeças.


A imagem que segue, foi nos enviada por Jonas, fotografo do Brasil Minas Gerais.
Imagem realizada no dia 23 pelas 15:18h.
Seria esta a imagem observada pelas testemunhas!


De facto não sabemos o que observaram as várias testemunhas.
Só nos resta ficar aguardar por mais respostas ou informação por parte do publico que tenha presenciado o mesmo fenómeno ( ufo_portugal@sapo.pt )

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Antes demais quero felicitar o "UFO Portugal" que tem vindo a fazer um excelente trabalho. Quero também deixar aqui o meu testemunho que é idêntico ao do Alexandre Ferreira e Miguel Filipe. Ontem, dia 26, por volta das 22:00h e as 22:30h, estava na varanda de minha casa apanhar um pouco de ar pois tem estado bastante calor, e estava a contemplar o céu nocturno e a observar alguns aviões de carreira que passavam no momento. Nesse momento, vejo um ponto luminoso no céu semelhante a uma estrela que apareceu do nada, percorreu um espaço curto no céu, lançou um flash branco como que aumentando de tamanho, para logo de seguida diminuir de tamanho e desaparecer em absoluto silêncio. Isto no espaço de 8 a 10 segundos. Já não é a primeira vez que observo este tipo de luzes. (A luz é idêntica ás luzes filmadas pelo sr. Euclides)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá Fernando.
      Obrigado pelas palavras de apoio.
      Tentamos dar o nosso melhor dentro das nossas possibilidades.

      Eliminar
  3. Olá! Ontem a noite, em Braga (por volta meia noite, não falo grande ideia) vimos vários flashes...assim muitos muitos muitos... Eles voavam muito lentamente no céu para cima e pareciam formar constelações diferentes...foram cerca de 5 a 10 minutos deste espectáculo, eu e o meu namorado filmamos com os telemoveis um bocado mas não tem exposição suficiente para se ver, mas vou editar o vídeo para tentar trazer as luzinhas ao ecrã.. Alguém me sabe dizer o que poderá ter sido isto? Pareciam mesmo foguetes mas sem som e estavam perto e depois voavam para longe ai eu sei la explicar! Vou tentar editar o video...

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Olá Alexandra.
      Aqui fica um breve exemplo das largadas de balões.
      https://www.youtube.com/watch?v=xgSPK_SZroU

      Eliminar
  5. ola boa noite! gostaria de relatar alguns acontecimentos que eu e um amigo temos presenciado no ceu sempre a partir das 3h00 ate as 4h30/5h00 no maximo. de salientar que desde o inicio do mes de marco foi visto todos os dias. so estas duas ultimas semanas e que nao observamos nada. temos observado luzes no ceu do tamanha de estrelas que atravessam o horizonte em varias direcoes, norte, sul, este e oeste. ja presenciamos 5 em simultaneo e 3 delas formaram um triangulo sempre em andamento. por vezes flashes de luz em andamento onde so da para ver o flash nao se ve mais luz nenhuma. o exemplo que posso dar e um carro a dar maximos. ja aconteceu tambem por duas vezes essa luz de um momento para o outro passar a duas e desaparecer. como tambem ja aconteceu o ponto de luz que atravessa o ceu de um momento para o outro disparar a grande velocidade para outra diracao e desaparecer deixando um pequeno rasto. agradecia se me conseguirem explicar pois ja enviei um email para a "apovni" e nao obtive quaquer resposta. obrigado

    ResponderEliminar
  6. Eu vi esta luz com a mesma velocidade pelas 18:30 no dia 3/2/18 em Canedo santa Maria da feira

    ResponderEliminar