terça-feira, 8 de novembro de 2011

Nasa divulga nova imagem de asteroide que passa esta terça perto da Terra



Asteroide será estudado pela Nasa (Foto: Divulgação)

  RIO - Um asteroide de 400 metros de diâmetro batizado de 2005 YU 55 passará perto da Terra nesta terça-feira. Ele ficará mais próximo do que a Lua, dando a cientistas uma chance rara de estudar o corpo celeste. A previsão é que o fenômeno ocorra às 21h28m, quando o YU 55 ficará a pouco mais de 320 mil quilômetros do nosso planeta.

- É a primeira vez desde 1976 que um objeto desse tamanho passa tão perto da Terra - disse Scott Fisher, o astrônomo da Fundação Nacional de Ciências, dos Estados Unidos.
O asteroide, porém, somente será visível no Hemisfério Norte. Além disso, não será possível observá-lo a olho nu, passando rápido demais para ser acompanhado pelo Telescópio Espacial Hubble.

Animação da trajetória do asteroide, aumente a imagem para visualizar:


Cientistas garantem que não há risco de colisão com a Terra, de acordo com modelos de computador que fizeram cálculos para os próximos cem anos.


A Nasa pretende recolher em 2020 amostras de um asteroide conhecido como 1999 RQ36. O Japão também pretende lançar em 2018 uma missão para recolher amostras de um asteroide.



Inf - Yahoo Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário