terça-feira, 20 de junho de 2017

Luzes observadas na Margem Sul - "Aroeira"

Localização - Aroeira 

Data hora - 17/06/2017 - 00:05h

Testemunha - Sr. Bruno Figueiredo e esposa

Relato da testemunha...
"Estou a escrever-vos na sequência de um acontecimento ocorrido no passado Sábado, coincidentemente após os estranhíssimos e infelizes acontecimentos meteorológicos que provocaram diversos incêndios a nível nacional.
Encontrei o vosso blog após alguma pesquisa que fiz, no sentido de encontrar algum tipo de paralelismo com o momento que vivi nessa noite.
Eram 00:05h na noite de sábado para domingo.
Eu e a minha esposa avistámos diversas luzes no céu, a cruzarem o céu mesmo em frente à nossa casa ( Aroeira, concelho de Almada ).
Estas luzes, cerca de 20 mais ou menos, viajavam no sentido Sul > Norte em formação pouco mecânica, isto é, não parecia ser um voo linear, como de um avião, helicóptero, Drone, etc,, poderiam ser perfeitamente um bando de Gaivotas, com a excepção de serem extremamente luminosos e mudarem constantemente de posição.
Foi possível avistá-las ( luzes ) até desaparecerem no horizonte, na direção Norte ( Lisboa ), tudo isto demorou cerca de 3 / 4 minutos.
Durante este período em que foi possível a olho nu avistar estes objectos, os mesmo mudaram de posição várias vezes, alternando a forma do conjunto, de forma aleatória, no inicio estariam mais ou menos linha continua, algo desordenada, depois a forma conjunto assemelhou-se mais a um círculo imperfeito até desaparecerem no horizonte devido à distância a que se encontravam.

Tentei encontrar na Net algo parecido ou algum relato de alguém que tivesse presenciado o mesmo acontecimento nessa noite de sábado, mas sem resultado.
tentei filmar com o Telefone, mas estava demasiado escuro e nada se conseguia ver infelizmente.
Já não é a primeira vez que presencio algo do género, aparentemente inexplicável, mas é a primeira vez que partilho esta informação com alguém que esteja "mais dentro do assunto"

Em primeiro lugar, penso que os balões Led não teriam como fazer um vôo continuo paralelo à terra e alternando de posição dentro da mesma formação, a não ser que tivessem algum tipo de motor ou estivesse algum vento ( Sul > Norte ) o que não se verificava de todo, para além de não existir qualquer ponta de vento na altura, o único momento em que se verificou vento no passado sábado, foi no final da tarde, em conjunto com a trovoada e alguma chuva e o mesmo ( vento ) vinha de NW ( a direção contrária às dos supostos balões Led )
Os fenómenos luminosos que eu vi eram fixos e não intermitentes como a maioria destes balões Led.
De qualquer forma agradeço-lhe pela resposta e esclarecimento".

UFO Portugal Network

De facto tem ocorrido observações anómalas registadas visualmente por diversas testemunhas como alguns vídeos que nos chegam e também aguardam resposta por parte das mesmas.
Isto sem deixar de mencionar as últimas notícias que fazem referência na imprensa nacional, onde mencionam um alerta de diversos pilotos alegando ver ou serem seguidos por drones a 700 e 1200 metros de altitude ( Super Drones ) assim poderemos deduzir ao acompanhar aeronaves de longo e médio curso! Suspeito...



Com o clima quente as festividades veranianas municipais ou privadas aumentam gradualmente.
Logo exista a libertação dos afamados balões leds, que vieram substituir os tradicionais foguetes de artifício tradicionais devido aos riscos de incêndio.
Os tradicionais balões leds mais comuns apresentam uma luz intermitente, embora também existam balões com luz fixa!
A testemunha revela ao UFO Portugal, que as luzes eram muito fortes o que descartou de imediato serem balões com leds.

Devido a não termos uma imagem da observação, não podemos afirmar efetivamente que foram balões leds ou drones, onde um fator a ter em conta o voo em direção contrária ao vento!

Se observou o mesmo fenómeno ou registou o mesmo em vídeo ou foto, queira entrar em contacto connosco via email.

10 comentários:

  1. eu vi o mesmo fenómeno, como está descrito, a cruzar o céu, na trafaria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito interessante. E conseguiu ter melhor percepção do que se tratava? Alguma informação extra que ajude a perceber o fenómeno?
      Foi também por volta da meia noite e alguns minutos?
      Obrigado.

      Eliminar
    2. Bom dia,
      também vi algo semelhante quando viajava na A3, sentido Porto Braga á noite, seria junho 2017. As luzes mais pareciam um bando de pássaros pelo movimento que faziam. Estimo que estivessem a 500 m, ou um pouco mais de altitude, seriam umas 50. O sentido em que se deslocavam era sul-norte, pareciam deslocar-se lentamente embora a velocidade seja relativa pois eu ia a guiar. Procurei na net mas não encontrei explicação para isto.

      Eliminar
    3. eu ja vejo esse fenomeno à 2anos, mal o tempo melhora vê-se esse fenomeno muitas vezes. eu o meu marido e parte da minha familia ja o presenciamos inumeras vezes, tanto que ja criamos o habito de esperar por eles a partir das 22h, pois fazem sempre o mesmo trajecto com regresso passado uns minutos ou ate 2h depois, mas tem uma coisa, sempre em enormes numeros...é um fenomeno lindo de se ver, parecem as lanternas chinesas so que a centenas de pés de altura e com direcçao inteligente. quando o fenomeno vai acontecer costumam aparecer 2ou3 ovnis na frente e depois toda uma frota reluzente seguida por mais 2ou3 que vêm atras quase como se fosse uma escolta presidencial. aconselho a quem estiver interessado a esperar pelas noites limpas e ponha despertador paras as 22h e venha para a rua esperar, nao digo que acontece todos os dias, mas acontece mais vezes do que se pensa...

      Eliminar
  2. We saw the same thing near Torres Vedras on the same Saturday night. Though it was earlier, at about 11pm. We haven't an explanation to this, but it seems it could be LED balloons, especially on week-ends and, since there was wind that night, they flew towards the north too. Also, since the sky was cloudy, they must have flown low.

    ResponderEliminar
  3. Finalmente encontro o modo de partilhar o que vi, também! Foi na noite de dia 18 de Junho, domingo, por volta das 23h45. Íamos na faixa rápida em direcção à Ponte Vasco da Gama, na zona de Lançada, quando comecei a ver um conjunto de luzes em formação de enxame... a forma de emissão de luz era peculiar, podendo assemelhar-se ao movimento de asas de borboleta. Eram muitos, talvez mais de 50 'coisas' a emitir essa luz e em formação de enxame: dilatando, contraindo, alongando o formato do grupo. A luz era estranha aos referentes que possuo e por isso me inquietou tanto. Depois comecei a penar que era de facto qualquer coisa que não é deste mundo: nem drones, nem balões, nem artifício de outra natureza comum. Como ia muito depressa e não podia parar fui acompanhando com o olhar e durante 2 ou 3 minutos consegui manter o contacto visual. No carro, o meu marido e a minha filha viram o mesmo. No carro que seguia connosco, o meu sobrinho e tia viram também. Não se conseguiu registar em telemóvel, mas o tempo permitiu não esquecer. Quando cheguei a casa tentei desenhar. Durante a semana fui consultando a Internet para ver se alguém tinha testemunhos... só hoje vi estes e não hesito em contribuir com o meu. Inês Correia

    ResponderEliminar
  4. Olá nós vimos o mesmo! Como poderiam ser balões indo todos na mesma direção?eu já vi balões serem soltos e eles se dispersam. Alguém tem alguma explicação plausível?

    ResponderEliminar
  5. Acabei de presenciar o mesmo na zona do Monte da Caparica, por volta das 22:48. Tenho alguma dificuldade em aceitar que fossem objetos cuja trajetória fosse afetada passivamente (como é o caso de um balão), uma vez que apenas vi claramente os dois últimos objetos a voar paralelamente a uma distância considerável entre eles, em velocidade sincronizada e com as luzes a piscar à mesma frequência, em direção a uma constelação com o mesmo tipo de objetos.

    Eu apenas avistei claramente os dois últimos objetos daquilo que parecia ser uma constelação. Outras duas pessoas afirmaram que tinham visto cerca de 30 objetos deste tipo a deslocar-se e de facto, consegui vê-los à distância, uma vez que a luz já se exibia ténue.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde, meus caros.
    Informo que hoje (01.07.2017) na zona de Santos em Lisboa, junto à estação de comboios e pelas 12h10 com pleno céu limpo, presenciei um objecto com a forma de um diamante nitidamente a rodar sobre um eixo próprio e na direcção da ponte 25 de Abril.Nitidamente era um objecto metalizado e brilhante e dirigiu-se na direcção sul passando a ponte e posicionando-se no corredor da aviação utilizado entre a Costa da Caparica e o aeroporto. Achei de algum modo estranho estar um objecto a circundar aquela zona, dado que passam muitos aviões naquele espaço para se fazerem à pista e ainda mais o sentido contrário em que se movimentava, totalmente oposto ao dos aviões. O fenómeno tornou-se absolutamente injustificável quando após cerca de 1 minuto após ter visto o objecto, vi aparecer um avião sobre a zona sul sobre o hospital Garcia de Orta, em direcção a Lisboa e o dito objecto desapareceu de um momento para o outro. Ao tentar perceber o que se estava a passar, olhei na direcção da ponte para encontrar o objecto e verifiquei que uma luz potente altamente brilhante e em pleno dia se encontrava muito longe e entre o farol do Bugio e a Trafaria. Pude presenciar por uns 3 ou 4 minutos aquele ponto de luz praticamente fixo com um conjunto de mais 2 ou 3 pontos de luz que em seu redor foram emitidos de vez em quando como uns flashes intensos irregulares e de cor branca. As luzes assemelharam-se a "pirilampos" e percebeu-se muitíssimo bem que se aproximavam e afastavam-se do ponto de luz fixa. Após os 3 ou 4 minutos em que esteve praticamente imobilizado a luz e apenas um só ponto que surgia apenas de vez em quando, afastou-se em direcção ao oceano até deixar de conseguir vê-lo.
    Este fenómeno que acabo de relatar de certeza que está registado nos radares do controlo aéreo do aeroporto e muito provavelmente os pontos de luz que referi foram vistos por pessoas na praia e na zona de Belém até Cascais. Caso alguém tenha presenciado este fenómeno, gostava que partilhasse para compreender melhor estes avistamentos que me parecem cada vez mais correntes. Obrigado. Cumprimentos. Vasco Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas eu vi esse mesmo fenómeno em 2013, também em Santos, Lisboa! No entanto o que vi não era em forma de diamante, era uma esfera bem grande, parecia feita de vidro, reflectia os raios do sol! Foi muito estranho, até hoje não encontro explicação e não comento isto com ninguém...

      Eliminar