quinta-feira, 25 de junho de 2015

Observação em Albergaria - A - Nova "Portugal"

Ilustração 
Localização - Albergaria - A- Nova

Data, hora - 20/06/2015 - 23:00

Testemunhas - Sr. Js e namorada...

Segue o relato da testemunha....

Serve a presente mensagem para vos relatar um evento que penso ser categorizado como UFO e que observei na passada noite de 20.06.16, por volta das 23.00h na zona da Branca (Albergaria -a - Nova).

O evento foi presenciado por mim e pela minha namorada.
Passo a  descrever de forma sucinta

1. Condições de observação favoráveis, céu noturno praticamente limpo.

2- Descrição do fenómeno

A) Aparecimento de um ponto brilhante, de pequena dimensão,emitindo luz amarelada, deslocando-se aparentemente em movimento retilíneo a grande velocidade, sentido norte sul ( ou este -oeste!).
A velocidade a que o "objeto" se deslocava era demasiado elevada para ser associada a uma propulsão a jacto.
Este evento não suscitou acrescida surpresa, embora, como disse, a velocidade aparente fosse muito elevada, mas pensei ser algum corpo celeste que se deslocava a enorme distância em relação à Terra .

B) Alguns minutos depois começaram a surgir, na mesma direção e sentido, um conjunto de "estrelas" móveis claramente visíveis, emissoras de luz branca pulsante, seguindo trajetórias mais ou menos regulares, com uma velocidade aparentemente menor do que o objeto inicial.
Estas estrelas iam-se concentrando em "cardume ou enxame" como preferirem, numa zona delimitada do céu para aí se agruparem.
O tempo de chegada não era simultâneo para todas estas "estrelas", que aparentemente desacelaravam ( ou alteravam o movimento retilíneo ,  para uma trajetória ascendente), sempre claramente  visíveis e formavam um aglomerado de várias dezenas de unidades que pulsavam, muito brilhantes.
Durante dois ou três minutos pareciam ter estacionado

C) Ainda tentámos os telemóveis para obter um registo visual do evento, mas já não fomos a tempo de registar nada, dado que os pontos brilhantes começaram a diminuir de intensidade luminosa e a resolução da imagem era cada vez menor, sem possibilidade de focagem.
Por fim desapareceram....

D) Tenho como certo que o movimento destas " estrelas" não era aleatório, tinha algum nível de coordenação dentro do grande grupo "enxame", mas não consigo associá-lo a qualquer sistema de propulsão conhecido!


Por último, quero dizer-vos que tenho pesquisado a ocorrência de eventos desta natureza.
Tanto quanto me parece, não abundam, mas deixo-vos aqui um relato similar, para que retirem as devidas ilações.
Este diagrama elaborado por uma testemunha de um evento "semelhante" é muito aproximado no que toca à concentração dos pontos cintilantes na zona delimitada do céu.
Aqui fica

Ufo Portugal

Se observou este fenómeno queira entrar em contacto connosco via ( ufo_portugal@sapo.pt ), descreva-nos a sua observação com todos os detalhes do que viu ou se obteve imagens queira nos enviar.

12 comentários:

  1. Falta o link para o relato similar a este.
    De resto,é um relato muito pormenorizado e interessante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontram o relato de 2013 aqui;

      ufoportugal.blogspot.com/.../aglomerado-de-estrelas-move-se-em-vilar.h...

      Eliminar
    2. O mesmo aconteceu na madrugada de 28/06/2015

      Eliminar
    3. Clederson eu vi exatamente o mesmo pena ninguém ter filmado eu colei não me lembrei sequer de filmar mas posso garantir que não era nada terrestre ;))))

      Eliminar
  2. Por favor escrver em português, não è "noturno" mas "nocturno" (com um c)!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado você corrigir apenas um erro mas a dar um erro também.

      Eliminar
  3. Isso da correcccçao da ortografia é o mais relevante ...foi um grande comentário sim senhor...
    Enfim...
    EXELENTE testemunho.

    ResponderEliminar
  4. Com o novo acordo ortográfico, passou-se a escrever noturno. http://www.portoeditora.pt/espacolinguaportuguesa/duvidas-da-lingua-portuguesa/detalhe-duvidas-lp/ver/com-o-acordo-ortografico-escreve-se-nocturno-ou-noturno-?id=4686&langid=1

    ResponderEliminar
  5. Por curiosidade na passada semana, mais propriamente e também no Sábado 20/06/15 por volta, também das 23:00 H..., 23:30 H, vi aquilo que pensei ser um satélite só que, emitiu uns flaches. Foram um dois ou três flaches que me intrigaram. Depois de seguida, passou, ai sim, um satélite no qual foi desaparecendo na escuridão... O sentido de deslocação era de sul para norte! Atenção, sei distinguir o vulgar avião, satélite e "estrela cadente", até porque faço algumas observações noturnas com material apropriado para o caso!! A localidade da observação é próximo da Mealhada, mais propriamente na Pampilhosa. Cumprimentos a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Rui eu vi exatamente o mesmo tava a fumar olhei como sempre as estrelas e nada de especial tava a olhar em outra direção quando vi um Flaxe parecia alguém a tirar fotos mas sabia q vinha de cima então estiquei me na janela e fiquei a olhar para cima e vi dois Flaxes e depois mais nada nem avião nada nada fiquei estúpido contei a todos os meus amigos e eles riram se agora já pus o teu comentário no meu face para que ninguém me goze mais ;)) obrigada por partilhares esse momento ;)))

      Eliminar
  6. Depois de fazer mais algumas pesquisas, pode muito bem ser um Iridium Flare... https://astrono1000sic.wordpress.com/2010/11/08/o-que-e-um-iridium-flare/

    ResponderEliminar