quinta-feira, 28 de abril de 2011

Radiotelescópio do SETI@home pode ser desativado em 2011

A Fundação Nacional de Ciência dos EUA estuda fechar o telescópio de Arecibo, em Porto Rico, para poder financiar outros projetos, mais modernos


Carlos Orsi

SÃO PAULO - O radiotelescópio de Arecibo, que preenche uma cratera em Porto Rico e já serviu de cenário para filmes como Contato e Goldeneye, pode deixar de operar em 2011, como parte de um corte de verbas para programas de astronomia financiados pela Fundação Nacional de Ciência (NSF) dos EUA. O corte é recomendado em um relatório apresentado ao comando da NSF.

O radiotelescópio de Arecibo é parte importante do programa de busca por inteligência extraterrestre, o chamado projeto SETI. O sistema SETI@home, instalado em milhões de computadores de voluntários de todo o mundo, e que trabalha buscando sinais de inteligência em emissões de rádio vindas do espaço, analisa material captado por Arecibo.

A NSF encomendou o relatório que sugere o fechamento de Arecido há um ano, em busca de meios para financiar novas instalações - como o Large Millimeter Array, um arranjo de 64 radiotelescópios, em construção no Chile - que terão um impacto de US$ 191 milhões ao ano sobre os programas de astronomia.

As recomendações do comitê encarregado do relatório sugerem que a NSF encontre parceiros dispostos a bancar tanto Arecibo quanto o Very Long Baseline Array, uma rede de 10 radiotelescópios espalhados em território americano. Se a parceria não for viabilizada até 2011, as instalações deveriam ser desmanteladas, diz o texto.

"Levamos o relatório a sério", disse o diretor da NSF, Arden Bement, ouvido pelo serviço noticioso online da revista Science, o ScienceNOW. "Pretendo agir com base nele".

História

Em 1974, o telescópio foi usado para transmitir o chamado sinal de Arecibo, uma mensagem em código destinada a civilizações que possam existir no espaço. O sinal consiste de 1679 bits, que podem ser organizados para formar um gráfico, mostrando, entre outras coisas, o Sistema Solar, uma molécula de DNA e uma visão esquemática de um ser humano.

Inf - http://www.vigilia.com.br/

É de alguma forma lamentavel esta situação, quando ainda recentemente, tinham anunciado terem recebido sinais oriundos do Espaço.
Resumindo e concluindo, ficamos sem saber que sinais são esses e qual o seu resultado.

2 comentários:

  1. Eu estive inscrito nisso espero ter tido feito a minha parte...

    ResponderEliminar
  2. Não acredito! Isso não pode acontecer... Esse projeto é de extrema importância para a ciência. É preciso ter mas paciência que se possa colher bons frutos... principalmente quando se trata de algo tão sério.

    ResponderEliminar