terça-feira, 17 de setembro de 2019

As histórias reais dos OVNIs por de trás do "Blue Book Project

A série TNT é baseada num programa do Exército dos EUA, que realmente existiu e não era o único.

Para o Dr. J. Allen Hynek, avistamentos de fenómenos celestes que não podem ser explicados, a paranóia dos anos 50 e o Blue Book Project não são apenas elementos de uma série de televisão.
Eles realmente existiram. O
roteirista David O'Leary foi inspirado por todos eles a criar o Blue Book Project, mesmo tendo os dois filhos de Hynek como conselheiros, e embora ele tenha as licenças artísticas para oferecer a série o mais divertida possível, os traços da história ainda podem ser encontrados nos seus episódios.

Desde o final da década de 1940, existiram vários programas do Exército e da Força Aérea dos EUA referentes a ovnis, e toda uma conspiração também surgiu em paralelo sobre o que esses objectos são e o que o governo faz com as informações obtidas por meio desses programas.

The Sign Project

O ano de 1947 é o ponto de origem de todas essas iniciativas, com base no testemunho do piloto Kenneth Arnold , que afirmou ter visto nove "discos voadores" no Monte Rainier, no estado de Washington.
Por outro lado, o tenente-general Nathan Twining enviou um memorando secreto ao alto comando da Força Aérea, no qual afirmou que os avistamentos de "ovnis" ocorridos desde a Segunda Guerra Mundial eram reais.
Como resultado, em 1948, a Força Aérea lançou o Projeto Sign, cujo objectivo era estudar esses OVNIs e determinar a sua natureza, e se eles representavam uma ameaça à segurança nacional.
O OVNI foi chamado de fenómeno tecnológico voador que não estava sob controle humano (ou que não parecia estar) e no qual os soviéticos não estavam envolvidos, embora não tenha sido descartada a sua condição de potencial ameaça à segurança nacional.
Em 1949, o programa publicou um relatório no qual concluiu que alguns OVNIs pareciam aeronaves, mas que não havia dados suficientes para estabelecer uma resposta definitiva.
O Significado Project foi desclassificado entre 1956 e 1961.

Os 50 anos do Projecto Blue Book

Após o Sign e uma iniciativa semelhante, foi lançada o Grudge Project, em 1952, o Blue Book, que tinha os mesmos objectivos de descobrir o que eram esses OVNIs.
Era um programa secreto; em público, o governo e o exército negaram que esses avistamentos tivessem ocorrido.
Curiosamente o principal investigador do projecto foi o astrofísico J. Allen Hynek, cético em relação a toda a questão dos OVNIs, que precisou determinar se todos aqueles que eram testemunhos tinham alguma verdade.

Apenas um ano após o seu lançamento, a CIA recomendou uma revisão do projecto e do trabalho que havia feito até ao momento.
Houveum aumento no número de avistamentos e detecções de radar desses fenómenos, embora não se saiba se esse foi o motivo, é provável que a Comissão Robertson tenha sido estabelecida para verificar se valia a pena prestar atenção e recursos militares a tudo isso.

A comissão publicou um relatório secreto declarando, para que a Força Aérea não fossem sobrecarregada com tantos testemunhos a serem investigados, foi lançada uma campanha educacional para que o público pudesse aprender a distinguir fenómenos celestes naturais dos quais, talvez, eles não eram na verdade.
Também recomendou o monitoramento de grupos civis dedicados ao estudo de OVNIs.
O Blue Book Project continuou até 1969, este ano, meio século após o seu encerramento.
Hynek investigou na época 12.618 avistamentos de objectos não identificados, dos quais 701 ainda não foram resolvidos.
A série dramatiza dez desses casos em cada um de seus episódios.

A conspiração do Majestic-12

Segundo relatos externos, em meio a esses programas reais das Forças Armadas dos EUA (incluindo o mais recente Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais), um deles é cercado por lendas urbanas, conspirações variadas e dúvidas sobre a sua existência.
Este é o Majestic-12, um clássico entre os investigadores de ovnis que, no início dos anos 80, alegaram ter em seu poder documentos vazados de um comitê secreto de militares, cientistas e funcionários do governo, fundado por ordem do presidente Truman em 1947, que deveria recuperar e estudar os restos de aeronaves alienígenas acidentadas ano em que ocorreu o incidente de Roswell (Novo México).
Tanto o FBI quanto a Força Aérea confirmaram repetidamente que esses supostos documentos secretos são falsos, e até os fãs do fenómeno OVNI concordam que o Majestic-12 nada mais é do que uma farsa elaborada.

No entanto, é comum reaparecerem de tempos a tempos, principalmente porque também existem aqueles que acreditam que, na realidade, o suposto projecto fazia parte de uma campanha de desinformação da Força Aérea que procurava desviar a atenção dos seus verdadeiros programas secretos.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário