sábado, 4 de maio de 2019

Desaparecimentos e fenômenos ufológicos: os mistérios da enigmática Ilha La Palma

MADRID.- Muitos definem como uma floresta no meio do oceano. A meio caminho entre a Madeira e o Trópico de Câncer, a pequena ilha espanhola de La Palma é a menos frequentada das Ilhas Canárias e também acumula um dos maiores mistérios.

"Quando algo acontece em La Palma não é incomum falar sobre mistério", diz Baena Matias Dominguez, uma jornalista com longa experiência na região. "Mesmo com situações que deveriam ter uma explicação perfeita e, no entanto, elas não têm".
A ilha é misteriosa porque os moradores locais afirmam ver OVNIs nos céus.
Os cientistas dizem que é um fenômeno de refração da luz. Crédito: Shutterstock...

Com o melhor dos céus, as "luzes da noite" e as aparições de objetos não identificados (OVNIs) estão na ordem do dia. Eles são chamados de "luzes populares".
Muitos deles são de tonalidade vermelha, eles parecem viajar longas distâncias entre várias cidades com um comportamento aparentemente inteligente.
Não há explicação para eles. 

Algo diferente do que acontece com uma suposta ilha adjacente a La Palma, San Borondón, que chegou a aparecer nas paradas marítimas e que, num belo dia, desapareceu.

Os cientistas têm uma explicação. Eles dizem que, de fato, a pequena ilha nunca existiu, mas, estritamente falando, foi o fenômeno da refração da luz na superfície do Atlântico. Mas os moradores ainda preferem o feitiço e as centenas de pessoas que vêm para ver se capturaram um disco voador.


Até que vem à luz na hora de explicar o drama sem solução no destino incerto de três casos do desaparecimento de pessoas que ocorreram em só seis meses. "Para uma população de 80.000 habitantes, é um número impressionante", diz Baena Domínguez.

Três homens adultos, sem conexão entre eles, desapareceram há dois anos e o mistério ainda está em aberto. Dois deles, locais. O outro, um inglês que se instalou em busca de uma vida tranquila e do sol.
"É muito raro que em uma ilha como esta existam desaparecimentos tão contínuos e sem solução", diz Santiago Carlos Martín, coordenador do "SOS, Desaparecidos en Canarias", entidade dedicada a dar visibilidade aos casos no arquipélago.

O mistério permanece em aberto e, enquanto a polícia insiste na tarefa, na ilha eles ligam o caso aos enigmas não resolvidos que o perseguem há anos.
Sem mencionar que o arquivo ajuda. Em La Palma, o primeiro fenômeno paranormal que tem memória na Espanha é registrado. "O primeiro 'X-Files' aconteceu aqui", brincam os locais, em referência à série de mistério da TV.

A verdade é que o arquivo mostra a denúncia de um grupo de vizinhos que, em 1628, quando a ilha era pouco povoada, notou "estranhos fenômenos e aparições" em uma construção importante.
A casa em questão sobreviveu séculos, até que foi danificada por um incêndio.
Mas o município de Tacande, onde está localizado, está em processo de restauração. As pessoas ainda vão visitar o local, que faz parte de uma turnê.

É conhecida como "Isla Bonita", mas não tem nada a ver com o sucesso que - com o mesmo nome - a cantora Madonna produziu há três décadas. É a menos freqüentada das sete maiores que compõem as Ilhas Canárias e é a mais fértil e exuberante delas.

Não tem praias famosas, o solo é  vulcânico. Mas há picos e vales e um vulcão adormecido cercado por neblina. Além disso, uma sucessão de mistérios não resolvidos.

Por: Silvia Pisani

www.lanacion.com.ar

Sem comentários:

Enviar um comentário