quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Avi Loeb, o gênio da astronomia que acredita em OVNIs

Esteve astrônomo de Harvard está convencido de que não estamos sozinhos e que já existem naves extraterrestres que atravessam o espaço do sistema solar.

Abraham Loeb, Avi para os amigos, é o diretor do Instituto de Astronomia da Universidade de Harvard e argumenta que não estamos sozinhos no universo , mas mais do que provável agora "Uma nave espacial ou parte dela pode estar voando além da órbita de Júpiter . " Ele chegou a calculá-lo com um sistema de equações complexas, como ele próprio explicou ao The Washignton Post .

É o que este astrônomo chama de "modéstia cósmica": a idéia de que é arrogante supor que estamos sozinhos no universo , ou mesmo que somos uma espécie especialmente especial, vale a redundância. Quando ele colocou essa teoria no preto e branco, ela se tornou viral e agora existem até cinco produtores de filmes interessados ​​em levar sua vida ao cinema.

Loeb acredita que neste momento é possível que uma nave espacial ou parte dela possa estar voando perto da órbita de Júpiter.
As idéias de Loeb, de 57 anos, deixaram seus colegas perplexos, já que ele é um cientista que leciona nas prestigiadas universidades da Ivy League há mais de 30 anos e publicou centenas de artigos sobre a natureza dos buracos negros e as galáxias primitivas entre outros tópicos, longe de qualquer sensacionalismo.

Tudo começou no final de 2017, quando os astrônomos havaianos detectaram um objeto interestelar, muito rápido e brilhante, e concluíram que só poderia vir de uma estrela . Eles o batizaram como Oumuamua , que em havaiano significa explorador. Mas Loeb e o seu colega Shmuel Bialy não sentia o mesmo, e publicou um artigo no Astrophysical Journal , que afirmou que Oumuamua "é uma vela brilhante , flutuando no espaço interestelar como um entulho de uma equipe de tecnologia avançada".
As reações de seus colegas não esperaram. "Um exemplo impressionante de ciência sensacionalista e mal motivada", escreveu o astrofísico teórico Ethan Siegel na Forbes . A astrofísica da Universidade do Estado da Carolina do Norte, Katie Mack , sugeriu que Loeb estava à procura de publicidade . 
"Às vezes você escreve um artigo sobre algo que você acha que não é verdade, apenas com o propósito de publicá-lo".

Mas Loeb insiste, e embora ela diz que não se pode afirmar categoricamente que a fonte de Oumuamua é extraterrestre , também acredita que dificilmente se pode pensar noutra coisa: "Muitas pessoas esperavam que eu tenha toda essa publicidade. Se alguém me mostra evidências ao contrário do que digo, irei voltar atrás naquilo em que acredito e digo.

Loeb cresceu numa cidade agrícola israelense . Ele explica que se sentou nas colinas e leu livros de filosofia imaginando o universo maior, o que o levou à universidade e começou a andar na estrada para Oumuamua . Ele começou a sua carreira universitária em Princeton , no mesmo apartamento onde Albert Einstein também tinha estado, e presume que Steven Hawking se juntou uma noite na sua casa, e que Steven Spielbierg também lhe pediu conselhos para um filme.

Ele não tem medo de que a sua visão peculiar do universo lhe cause problemas. "A pior coisa que pode acontecer comigo é que eles me liberam das minhas tarefas administrativas, e isso me dará ainda mais tempo para me concentrar na ciência".

Sem comentários:

Enviar um comentário