sábado, 8 de dezembro de 2018

Governos ainda investigam OVNIs em segredo?

A Força Aérea tem documentado estranhos acontecimentos aéreos desde a década de 1940.

O New York Times e o Washington Post trouxeram à luz uma recente operação governamental altamente secreta chamado Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais, que por vários anos foi abrigada no Pentágono e dedicada a investigar relatos de objetos misteriosos no céu. Estabelecido em 2007 com o apoio dos senadores norte-americanos Harry Reid e Ted Stevens, o programa foi acusado, de acordo com os jornais, de investigar os OVNIs, especialmente por membros das forças armadas dos EUA.

A suposta razão era avaliar os riscos de segurança nacional que esses objetos poderiam representar e considerar a possibilidade de submetê-los a engenharia reversa.
O financiamento do programa foi interrompido em 2012, mas no final daquele ano o governo já tinha gasto $ 22 milhõe de dólares.
Sua existência foi tornada pública por Luis Elizondo, um oficial de inteligência de carreira e ex-chefe do programa, que diz que as investigações não financiadas ainda estão em andamento. 

Documentação, incluindo imagens de vídeo, fornecidas por Elizondo mostrou o que ele descreve como um objeto branco voador com "nenhuma superfície de vôo, nenhum tipo aparente de mecanismo de empuxo, algo que está pairando, algo que demonstra extrema capacidade de manobra." Elizondo renunciou ao cargo de diretor AATIP em outubro de 2017, reclamando ao Secretário de Defesa Jim Mattis que o “sigilo excessivo” em torno do programa e o ridículo estigma enfrentado pelo seu pessoal do Pentágono dificultavam todo o trabalho.
Se assim for, eles sofreram o mesmo destino que outros corpos de investigação de OVNIs no passado. 

Nos Estados Unidos, o primeiro programa patrocinado pelo governo para investigar avistamentos de OVNIs foi o Projeto Sign, que começou na esteira da primeira onda de reportagens de “discos voadores” em 1947.
O Projeto Sign terminou o seu trabalho em 1949, tendo investigado mais de 250 casos. Ele foi substituído pelo Projeto Grudge, que durou até 1951, seguido pelo Projeto Blue Book, o mais conhecido dos estudos sobre OVNIs do governo e o mais duradouro que foi desmobilizado em 1969. Todos estes programas foram executados pela Força Aérea dos EUA.
Os Estados Unidos não foram os únicos a tentar entender esses mistérios aéreos. Desde a Segunda Guerra Mundial, vários países criaram escritórios ou agências para recolher dados sobre avistamentos de OVNIs, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, Chile, França, Nova Zelândia, Espanha, Suécia e Reino Unido. 


Embora o público tenha sido atraído por especulações sobre as origens extraterrestres dos OVNIs, a maioria das autoridades governamentais tem se preocupado exclusivamente com as suas implicações estratégicas. 


A maioria destas agências trabalhou sob a jurisdição dos ministérios da defesa ou da Força Aérea - o que não surpreende, já que a principal preocupação dos oficiais militares sempre foi determinar se os objetos representavam uma ameaça à segurança.

Registros de arquivo mostram que a maioria das autoridades militares e de defesa envolvidas na investigação de OVNIs concluiu muito cedo os seus trabalhos que os objetos - independentemente de serem considerados reais ou não - não representavam ameaça à segurança nacional. Dito isto, uma vez que as investigações necessariamente tinham que estar cientes de projetos de aviação classificados que poderiam ser confundidos com OVNIs, eles eram tipicamente envoltos em segredo.

O recente esforço da AATIP foi incomum, no entanto, em que a sua própria existência foi protegida do público. Começando com a França em 2007, com a desclassificação de documentos anteriormente classificados, tendo se convencido de que havia poucos motivos para mantê-los confidenciais.
Como um porta-voz da Força Aérea dinamarquesa observou em 2009: “Decidimos publicar os arquivos porque francamente não há nada realmente secreto neles.

A Força Aérea não tem interesse em manter avistamentos incomuns em segredo.
O nosso trabalho é manter a segurança nacional, não investigar OVNIs. ”Em vários casos em que os programas foram fechados, no entanto, pessoas como Elizondo se manifestaram para reclamar que os encerramentos eram prematuros. 

Durante a década de 1970, o astrônomo J. Allen Hynek, que havia sido o principal consultor científico do Projeto Blue Book, argumentou que numerosos avistamentos inexplicados justificavam investigações científicas sérias.
Na Grã-Bretanha, Nick Pope, o homem que dirigiu a investigação sobre OVNIs em 1991 a 1994, tem afirmado que “qualquer que seja a verdadeira natureza desse fenômeno, levanta importantes questões de defesa, segurança nacional e segurança aérea”.
Uma coisa é certa: tais estudos provavelmente continuarão, sejam financiados por governos ou por indivíduos privados.

Seja como for não somos malucos, ovnis existem, são reais, embora exista uma elite de científicos que continuem a negar com explicações da qual nem eles próprios entendem se baseando em teorias.
Se você viu um ovni não fique em silêncio, reporte a uma organização de confiança que exponha o avistamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário