sábado, 24 de março de 2018

1954/2004 - Avistamentos na Europa e em Portugal

A França foi o país central nos avistamentos de fenómenos aéreos não identificados, durante esta vaga de 1954, que deu origem a vários trabalhos de investigação, dos quais destaco as
teorias ortoténicas de Aimé Michel, cientista francês que editou vários trabalhos relacionados com esta vaga e que descobriu a conhecida linha de BAVIC, que relacionava vários avistamentos ovni, ocorridos entre as localidades francesas de Bayonne e Vichy (daí o nome de BAVIC).

No presente texto irei abordar de forma superficial o impacto da vaga de 1954,
em Portugal, e muito especialmente as últimas ocorrências ovni neste ano de 2004, também centralizando-me no nosso país.
Tentarei ainda explicar o porquê de podermos estar na eminência, ou já a meio, de uma nova vaga ovni. 


No final especularei um pouco sobre o
fenómeno “vaga”, dentro da fenomenologia ovni, e ainda sobre os fenómenos ovni de uma
forma geral.

A Vaga de 1954 em Portugal

Como é normal, não foi só a França que foi “atingida” pelo crescimento anormal de avistamentos ovni e mesmo EI 3º Grau (Encontros Imediatos de 3º Grau – Hynek), durante o distante ano de 1954.
O nosso território nacional, incluindo as regiões autónomas, também teve um crescimento anormal de observações ovni e mesmo EI 3º Grau.
Consultando algumas das fontes disponíveis, com as quais construí o gráfico exposto abaixo, verificamos que as ocorrências ovni, no ano de 1954, começaram com dois EI 3º Grau, no mês de Maio, ocorridos na região norte do país.

[2] No mês de Junho não é referida
nenhuma ocorrência e no mês de Julho o cenário começa a alterar-se.
Nesse mês houve alguma actividade ovni, com um total de três avistamentos, centralizados sobre a região das Beiras Alta e Baixa. 

No mês de Agosto houve uma nova quebra, havendo um novo crescimento de ocorrências em Setembro, com culminação em Outubro, seguida de decréscimo em Novembro e término com o fim do ano.

Houve ainda um caso sem data definida, ocorrido durante o verão, na localidade algarvia de Olhão, onde foi observado um disco brilhante. O mês de Setembro ficou marcado pelo EI 3º Grau ocorrido no aeroporto da Ilha de Santa Maria, nos Açores, na noite de 20 de Setembro, tendo como protagonista o guarda nocturno Vitorino Lourenço Monteiro, que viveu uma experiência bastante insólita. Nessa noite pôde assistir à aterragem de um objecto charutóide na pista do aeroporto, de onde saiu um ser de aspecto completamente humano, que chegou a cumprimentar, com aperto de mão, o guarda, dirigindo-lhe ainda algumas palavras em língua estranha.
O ocupante do veículo voltou a entrar no mesmo e partiu.

Este caso foi incluído no Passaporte para Magónia, da autoria de Jacques Vallée.
É um caso bastante estranho, principalmente devido ao comportamento e aspecto demasiado humano do ocupante do ovni.
Este mês ficou também marcado pela fraude de Almaceda, nas imediações da Gardunha.
É no mês de Outubro que se verifica o pico da actividade nesse ano, coincidindo com a vaga ovni em França.
Nesse mês o aspecto dominante dos objectos observados, foi o de “charuto”, e várias vezes de charuto preto, havendo alguma correlação com o caso de 20 de Setembro.

Abaixo poderão observar o gráfico das ocorrências ovni, em Portugal, entre 1953 e 1954, sendo bastante perceptível a vaga ovni de 1954.
O gráfico expõe as ocorrências em bruto, ou seja, estão incluídos todos os casos, mesmo as confusões ou fraudes, o que neste caso não altera os valores, pois só existem duas ocorrências desse tipo.
Os dois casos, de Junho e Agosto de 1953, não têm data certa, podendo não ter ocorrido nesses meses. O caso de Agosto de 1954, não tem mês certo e o de 1955, do mesmo mês, também é indefinido.

Avistamentos em 2004 


O estudo dos ovni, no nosso país, sofreu uma quebra acentuada com a chegada do final da década de noventa.
Alguns grupos importantes, como a Associação Portuguesa de Pesquisa
OVNI (APPO) e a Comissão Nacional de Investigação do Fenómeno OVNI (CNIFO), acabaram por assistir à sua dissolução com a chegada do novo milénio.
Sendo assim, na actualidade, a investigação de campo, recolha de depoimentos ou informação sobre alguma ocorrência ovni em território nacional, passou a ser demasiado escassa, ou quase nula.
Com isto quero dar-vos uma imagem mais fiável do cenário actual da ovnilogia portuguesa.

E é esse cenário, que se vem sentindo nos últimos anos, mais um dos motivos pelos quais penso estarmos perante um acréscimo anormal de ocorrências ovni neste ano de 2004.
A lista dos casos de que tive conhecimento, e a qual exponho abaixo, refere-se a casos em bruto, ou casos
“virgens”, ou seja, avistamentos ovni que não tiveram uma investigação mais profunda.

Exceptuando alguns, os restantes são apenas pequenos avistamentos sem investigação posterior.

Lista de ocorrências de teor ovni em 2004 (até 1 de Agosto):

# 17 de Março de 2004, Bairro Alto Lisboa. Foi observado um objecto em forma de triângulo,
negro e com algumas luzes no interior do triângulo. Investigado pela APO.

# 10 de Abril de 2004, de noite, Fonte da Telha. Foi observado, durante algum tempo, um total
de três luzes, que executavam movimentos em ziguezague. Investigado pela APO.

# 26 de Abril de 2004, de noite, Guarda. Foi observado durante algum tempo uma luz
estacionária, semelhante a astro, e que mudava de cores. Informação da testemunha.

# Maio de 2004, Porto(?). Vídeo de luz avermelhada. Informação insuficiente.

# 11 de Maio de 2004, Figueira da Foz. A testemunha fez vídeo da observação, mas não tive a possibilidade de ver o resultado até ao momento.

# 16 de Maio de 2004, de noite, Portimão. Observado objecto luminoso, em deslocamento rápido, fazendo algumas evoluções, ao longe, e que parecia ter um aspecto de disco branco.
Informação de uma das testemunhas.

# 16 de Maio de 2004, ao crepúsculo, Cacém. Foto de fenómeno luminoso. Informação da testemunha.

# 30 de Maio de 2004, à tarde, Lisboa. Observado objecto negro, em evoluções. Informação de amigo da testemunha.

# 31 de Maio de 2004, à tarde, Barragem de Monte Novo, Évora. Foto de ovni, noticiada em vários meios de comunicação social.[3] Foto bastante curiosa, provavelmente uma das mais
interessantes alguma vez feita em Portugal.

# 1 de Junho de 2004, de noite, Portugal Continental e várias regiões de Espanha. O caso mais mediático dos últimos tempos. Observado em todo o país continental, com um grande número
de testemunhas e a horas diferentes. Detectado a horas diferentes em radar, filmado e fotografado. Possibilidade de vários objectos. Forma fusiforme, com rasto e foco potente.
Provavelmente um dos casos, senão o caso mais interessante da história ovnilógica do nosso país. Mais um apoio à possibilidade de vaga ovni.

# 4 de Junho de 2004, fim de tarde, Crel-Lisboa. Objecto com rasto. Feita foto com telemóvel, mas com resultado pouco satisfatório. Informação de irmã da testemunha.

# 7 (?) de Junho de 2004, de noite, Sacavém. Observado fenómeno luminoso pulsante, que executou ângulo de noventa graus. Informação da testemunha.

# 8 de Junho de 2004, de dia, Vendas Novas. Foto de objectos fantasma (não visto na altura). Consultar http://ovnis.esoterica.pt

# 11 de Junho de 2004, de noite, Vila Nova de Gaia. Observadas vários luzes durante algum tempo. Informação de NUFORC www.nuforc.org

# 25 de Junho de 2004, de noite, Coruche. Observada luz alaranjada em movimento.
Informação da testemunha.

# 26 de Junho de 2004, de madrugada, Cabo da Roca. Observado durante algum tempo luzes pulsantes (vermelho e branco), que deslocavam-se em sentidos norte-sul ou vice-versa. A certo momento dois dos fenómenos luminosos pareciam ir de encontro um ao outro, mas no final um deles desviou-se ascendentemente. As testemunhas participavam no Alerta OVNI 2004, que teve alguns participantes em Portugal, mas foi organizado no país vizinho. Na região da Ericeira estiveram vigilantes entre as 01h00 e as 02h00, mas não viram nada de anormal.
Foi feita foto que mostra anomalia. Informação de uma das testemunhas.

# 26 de Junho de 2004, de noite, Algoso-Vimioso. Possível queda de meteorito, com recuperação de vestígios do mesmo. Bolas de fogo. Uma das mesmas caiu e provocou incêndio. O caso não é muito normal, mas poderá tratar-se de algo perfeitamente identificável.
De salientar que nessa noite toda a península ibérica observava o céu, e não foi observado nenhum bólide de grandes proporções, que desse origem ao meteorito. No alerta ovni dessa noite foram observados alguns ovni em Espanha, e pelos vistos em Portugal também.
Informação dos média.[4]

# 27 de Junho de 2004, de noite, zona de Vila Real. O JN fala de duas luzes vermelhas observadas em vários localidades próximas de Vila Real, relacionando o facto com o meteorito
de Algoso.

# 28 de Junho de 2004, de noite, Porto. Observada luz avermelhada. Informação datestemunha.

# Julho de 2004, Ilha do Faial, Açores. Observados três discos em formação. Informação de forum Apovni http://apovni.proboards33.com Informação insuficiente.

# 2 de Julho de 2004, Ponte 25 de Abril, Lisboa. Ovni observado por vários automobilistas na Ponte 25 de Abril. Informação de Nuno Silveira-APO. Informação insuficiente.

# 3 de Julho de 2004, de dia, Lisboa. Observado ovni com névoa. Mesma testemunha do caso de 30 de Maio. Informação de amigo da testemunha.
# 4 de Julho de 2004, de madrugada, Beja. Observada luz branco-azulada. Informação da testemunha.

# 4 de Julho de 2004, de noite, Pontinha, Lisboa. Observada luz vermelha em movimento.
Possível confusão com helicóptero (final do Euro 2004). Informação da testemunha.

# 9 de Julho de 2004, de noite, Penafiel. Observada luz vermelha. Informação de primo da testemunha.

# 10 de Julho de 2004, de madrugada, Caparica(?). Observada luz branca em movimento rápido. Horas depois a testemunha observa luz idêntica na Ponte 25 de Abril.

# 10 de Julho de 2004, à tarde, Palmela. Observado objecto negro, ao longe. Possível confusão com avião de carga dirigindo-se para a base do Montijo. Observação pessoal.

# 21 de Julho de 2004, de noite, Paúl da Serra, Madeira. Caso extremamente interessante testemunhado por várias pessoas. Trata-se de uma resposta a sinais luminosos feitos durante
vários noites, utilizando uma lanterna potente. Sinais esses feitos em direcção ao céu nocturno.
Não deixe de ler o relato em www.ufogenesis.com.br

# 24 de Julho de 2004, de noite, Carcavelos. As mesmas testemunhas que observaram as luzes em 10 de Abril, voltaram a observar um fenómeno muito idêntico, à mesma hora, no mesmo dia de semana (sábado), e com comportamentos semelhantes (aos S’s). Informação de
Carlos Teixeira, amigo das testemunhas.

# 29 de Julho de 2004, de noite, Portimão. Observada luz, semelhante à estrela Antares, deslocando-se de Oeste para Este. Nenhum satélite, que tenha passado nessa noite sobre o
local, corresponde ao fenómeno observado.

O facto de serem quase todos protagonizados por pessoas mais próximas, ou seja, amigos, amigos de amigos, etc, é, a meu ver, mais um indício de que estejamos perante uma
vaga ovni, pois, caso contrário, não seria normal haver um tão grande número de avistamentos por parte de um universo tão pequeno de observadores.

Há a salientar ainda o facto de
algumas das testemunhas terem observado fenómenos insólitos mais de uma vez, veja-se o caso das testemunhas da Fonte da Telha e Carcavelos, que curiosamente observaram a mesma coisa, ou coisa muito semelhante.
Entrei em contacto com o investigador espanhol Javier Garcia Blanco, via mail, pouco depois do caso de 1 de Junho, tentando obter alguma informação sobre avistamentos ovni em Espanha e expondo-lhe a minha opinião de podermos estar perante uma vaga ovni.

Curiosamente o Javier Blanco, em resposta que me enviou, disse que também estava inclinado no mesmo sentido e no momento até estava a escrever um artigo sobre essa possibilidade, artigo esse que pode ser lido na revista ANO CERO.

Na fenomenologia ovni, é bastante evidente o fenómeno das grandes vagas. As mais famosas ocorreram em 1946, 1952, 1954, 1957, 1965, entre outros anos.
Mas a de 1954 foi mesmo uma das maiores, e este ano, mais propriamente no início de Outono, comemora-se os cinquenta anos sobre a sua passagem. Curiosamente parece que os ovnis também voltaram para comemorar.

É essa a questão que deveremos colocar neste momento: Será que estamos perante o início de uma nova vaga, semelhante à de 1954?

Já se especulou bastante sobre o porquê das vagas ovni, alguns relacionaram-no com a aproximação do planeta Marte à Terra, o que até pode fazer algum sentido (não esqueçamos a maior oposição de Marte da história, em 2003).
Alguns fazem alguma correlação entre a
actividade solar e número de avistamentos, teoria com a qual simpatizo um pouco.
Mas na verdade muito haverá ainda por investigar, na tentativa de perceber o porquê das vagas ovni e o porquê dos ovni em si.

Na verdade nem existe um fenómeno ovni, mas sim vários tipos de
fenómenos aéreos e também submarinos, de teor idêntico, de diversas origens e explicações.
Alguns de origem natural, mas num entanto, desconhecida, outros de origem natural conhecida, outros de origem humana, outros de possível origem extraterrestre inteligente, outros de origem inteligente, mas de possíveis mundos paralelos, etc.

Passados quase sessenta anos sobre o início da ovnilogia moderna (a partir de 1947), muito pouco se avançou no desvendar deste mistério... Existem muitos motivos para as coisas terem acontecido assim, motivos esses que provêem das nossas próprias características humanas, do nosso modo de ser e da nossa mente problemática. Pedir um esclarecimento imediato sobre todo este mistério que envolve os ovni, que já de si são fugidios, é pedir de mais, mas o pior é quando os entraves vêem da parte dos próprios ovnilogistas, o que infelizmente acontece com bastante frequência.

Como podemos desvendar um mistério penoso, quando nem nos conseguimos unir para esse efeito?

Conclusão
O presente texto, feito um pouco em cima do joelho, diga-se de passagem, não pretende impor nenhuma teoria ou opinião, mas somente expor as mesmas e tentar trazer mais alguma informação sobre a actualidade ovni no nosso país. Tendo em conta os últimos acontecimentos, relacionados com o tema, fazia todo o sentido um texto como o presente.

Agradeço a disponibilidade do espaço no site, fornecido pela Associação de Pesquisa OVNI (APO), e espero que a presente informação tenha sido útil ao leitor internauta.

[1] “Os OVNIs e a Vida no Universo”, Sánchez Bueno, Edições António Ramos, 1978; “OVNISem Portugal”, Joaquim Fernandes, editora Nova Crítica, 1978; “Os OVNI na Época Contemporânea”, Sánchez Bueno, Círculo de Leitores, 1992; PORTUCAT – Catálogo de casos ovni portugueses, Vítor Lourenço; Casuística em Portugal – PUFORA Algarve; Anomalia,Volume 1/1993, CNIFO.

[2] É possível haver algum equivoco nas fontes e tratar-se apenas de um caso e não dois, masinclino-me mais para a segunda possibilidade.

[3] Foi noticiado no dia 8 de junho de 2004, na TVI, SIC, Correio da Manhã e Diário de Notícias.

[4] Jornal de Notícias e SIC.

Excelente matéria desenvolvida por Filipe Gomes da extinta "SPO" Sociedade Portuguesa de Ovnilogia.

5 comentários:

  1. RESIDO NO LITORAL ALENTEJANO E É IMPRESSIONANTE A QUANTIDADE DE AVISTAMENTOS QUE EXISTEM NESTA ZONA EM PARTICULAR.AINDA NO MÊS PASSADO, ENTRE OS DIAS 13 E 14,FOI OBSERVADO UMA ENORME NAVE MÃE QUE PAIROU DURANTE CERCA DE 7 HORAS,E DESSA NAVE MÃE SAIU UMA NAVE MAIS PEQUENA,QUE SE DESLOCOU PARA O LADO DO MAR.PASSADAS UMAS HORAS ELA RETORNOU Á NAVE MÃE E DE REPENTE DESAPARECEU.ESTE FENÓMENO FOI PRESENCIADO POR UM CASAL MEU AMIGO, QUE HÁ UNS ANOS ATRÁS, ESSE MESMO CASAL E MAIS 6 AMIGOS APANHARAM O MAIOR SUSTO DA VIDA DELAS.UMA ENORME NAVE EMERGIU DA ÁGUA NUMA PRAIA A CERCA DE 3 KILOMETROS DE DISTANCIA DE VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ, QUE É ONDE RESIDIMOS,LEVANTOU ONDAS ENORMES QUE OS MOLHOU A TODOS.ESSA NAVE, EM FORMA DE DISCO LEVANTOU VÔO NA VERTICAL NUMA FRACÇÃO DE SEGUNDOS E DESAPARECEU.SÓ NO ANO PASSADO ASSISTI A DOIS AVISTAMENTOS. UM NO DIA 11 DE MARÇO E OUTRO NO DIA 5 DE JUNHO(COM VIDEO E FOTOS).MUITO MAIS TERIA A DIZER,MAS FICA AQUI O MEU RELATO.

    ResponderEliminar
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  3. Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário.(Albert Einstein)
    O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento.(Stephen Hawking)

    ResponderEliminar
  4. Porque será que quase todos os avistamentos de ovnis em portugal é no verão??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ceus limpidos, mais gente na rua por causa das noites serem mais quentes. Quem estuda isto de forma sistematica afirma que a melhor epoca do ano e na realidade o Inverno.

      Eliminar