sábado, 6 de janeiro de 2018

REPÓRTER DA RTP FILMA OVNI NA SERRA DAS MEADAS, PORTUGAL 1974


Recordando um caso dos arquivos nacionais que ocorreu no dia 2 de Abril de 1974, entre Viseu e Lamego, e que foi registado por um repórter da RTP...

Tudo começou quando o Sr. Aires destacado para Tarouca em serviço da RTP (Rádio Televisão Portuguesa), seguia de automóvel juntamente com outras pessoas, por uma estrada florestal entre Viseu e Lamego.
Eram perto das 13:00h quando no início de uma descida perto daquela última cidade, reparou num objeto luminoso suspenso no ar e a baixa altitude.
O objeto oscilava e apresentava duas tonalidades, branca e amarela.
Com toda a excitação quase não se lembrava que levava consigo a máquina de filmar.
Colocando de imediato a bobine na máquina, conseguiu com a teleobjectiva fixar pormenores que demonstram que algo de estranho se passou.
Estavam todos nervosos e durante 10 minutos, espaço de tempo em que o objeto se manteve a pairar encaixado sobre o vale, filmou até esgotar a bobine. Quando ia recarregar a máquina, o objeto começou a afastar-se no sentido norte-sul.
A luz era intensa e variável.
As oscilações e o brilho deslumbrou todas as testemunhas.
Na parte inferior pude notar, ainda que tenuemente, umas excrecências esféricas...não era avião ou helicóptero, tenho a certeza...por outro lado a localização do aparelho encaixado num vale, parece invalidar esta hipótese..." Afirmou José Aires correspondente da RTP e autor do pequeno filme.

As imagens foram divulgadas na época na TV nas notícias, e publicado no "Jornal de Notícias" do dia 5/4/1974. Infelizmente a gravação não se encontra em bom estado de preservação, sendo muito difícil a sua recuperação.
Por esse motivo não foi possível postar o registro do filme, que era uma prova importante do fenómeno OVNI no território português.

Fonte

O UFO Portugal Network já se manifestou aos arquivos da RTP, de forma a ter acesso ao referido vídeo para divulgação público em nome do Disclosure.

4 comentários:

  1. Olá Nuno,boa tarde. O caso ocorreu a 31 de março e as imagens do filme já passou na TVI quando a APPO cedeu o filme de arquivo. Abraço e ao dispor, Vitor Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vítor.
      Qual o vídeo onde se encontra a referida imagem do objecto?
      Se puder ajudar agradecia imenso.

      Eliminar