segunda-feira, 18 de julho de 2016

Objecto Voador Luminoso sobre Braga


Mais um fenómeno intrigante observado em Portugal.

Esta observação vem um pouco mais Norte do que o habitual!
Terá sido em Braga que Manuel Araújo na companhia da sua filha, terão presenciado algo de anormal sobre o céu bracarense.
Será de salientar que Manuel Araújo, é uma pessoa com bastantes conhecimentos nestas andanças quer no meio jornalístico e fotografia.

Segue o relato da testemunha 18/07/2016...

"Pelas 22 e 3 minutos mesmo à frente do meu nariz e consegui fotografar nada de jeito...

Não faço ideia o que será, mas avião não era de certeza.

Era em princípio uma luz estática e de seguida moveu-se para a direita e depois rapidamente moveu-se para a esquerda desaparecendo como se a luz se apagasse de repente.

Eram duas máquinas fotográficas diferentes Nikon e ambas as fotos ficaram uma xxxxx 😈.


Uma estava equipada com uma objectiva de 300mm mas sem tripé, daí a trepidação e os "riscos".

A segunda foi tirada pela minha filha com uma objectiva de 55mm.

Foto filtrada '+ zoom + claridade'

A cor era pálida/marfim.
Era redondo do aspecto da lua-cheia mas mais pequeno

Olhando para poente, ele moveu-se para norte e depois para sul.

Não há muito mais a acrescentar....

Estes coisos podiam avisar para eu colocar a máquina no tripé 😉".

Foto original
Ufo Portugal

Não existe ainda um prognóstico específico para esta observação a não ser um levantamento básico do que podemos descartar ou não!
Sabemos que perante a hora mencionada não existia voos comerciais sobre a cidade como podemos constatar abaixo após averiguação.



Perante data e hora referenciada, existiam apenas dois Satélites para qual julgamos não serem visíveis ou detectados pelas câmeras pela fraca refração e sem a utilização de um zoom elevado.

Satélite - RESURS.DK1 - com movimento ascendente vertical.

Satélite - COSMOS 482 DESCENT CRAFT - movimento ascendente Sul.

Relativamente à poucos dias era observado também sobre a cidade de Braga um estranho fenómeno pelas 11 horas da manhã, com formato de um olho pela qual a sua observação terá durado apenas escaços segundos.
A descrição de um olho cinza com tons metálicos não terá passado despercebido.

Se observou o mesmo fenómeno queira nos reportar ou enviar imagens para ufo_portugal@sapo.pt 

3 comentários:

  1. Boa noite. Por volta das 22h30 observei um fenómeno muito estranho sobre os céus da base aérea de monte real, Leiria. Uma luz branca cruzou os céus naao deixando cauda, nem rasto como seria de esperar num meteorito. Seguidamente vi um ponto luminoso piscar fortemente mesmo no centro da constelação ursa menor e seguidamente perdi o contacto com a luz. Sou um observador anónimo do céu e é a primeira vez que não consigo explicar o sucedido. Consigo destinguir bem os satélites que cruzam o céu ,a estação espacial internacional, mas está luz estava totalmente fora do contexto normal de uma noite limpa de verão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim já se me passou o mesmo por duas vezes

      Eliminar
  2. Ontem observei um conjunto de luzes que pareciam estrelas todas juntas dezenas delas é mais atrás dias luzes mais brilhantes separadas iam na mesma direção muito sincronizadas. Observei isto no marquês de Pombal á noite. Eu e o grupo de pessoas que estava comigo. Não pareciam balões com Led's eu já assisti ao lançamento de balões e eles acabam por se dispersarem. A menos que alguém tenha colocado led's a um bando de aves. Foi no mínimo muito estranho. Alguém assistiu ao fenómeno?

    ResponderEliminar